Floresta Úmida, ou Floresta de Chuvas é um tipo de floresta caracterizada pela grande precipitação anual.
Conhecida também como Floresta de Chuvas, geralmente a mínima anual flutua entre 1750–2000 mm chegando ao pico de 3000 mm na epoca das chuvas conhecido como cavado de monção, que corresponde pela zona de convergência intertropical, que tem um papel significativo na criação das florestas tropicais da Terra.Entre 40 a 75% de todas as espécies da Terra são endémicas das florestas úmidas.
Estima-se que muitos milhões de espécies de plantas, insetos, e microrganismos estão ainda por descobrir. As florestas de chuvas tropicas são também chamadas de as "jóias da Terra", e a "maior farmácia do mundo", devido a um grande número de medicamentos ter sido aí descoberto. As florestas úmidas também fornecem 28% do oxigénio mundial, processando-o através da fotossíntese a partir de dióxido de carbono.
O subcrescimento numa floresta úmida está restrito em muitas áreas pela falta de luz solar ao nível do chão, o que torna possível caminhar através da floresta. Se a folhagem do dossel florestal é destruída ou se torna pouco densa, o solo por baixo rapidamente é colonizado pelo crescimento denso e emaranhado de trepadeiras, arbustos, e pequenas árvores, tornando numa selva. Existem dois tipos de floresta úmida, a floresta úmida tropical e a floresta úmida temperada.
Floresta da América do Sul
Distribuição geral da Floresta Úmida TropicalMuitas das florestas úmidas mundiais localizam-se na Zona de Convergência Intertropical ou cavado de monção.
As florestas úmidas tropicais são florestas úmidas que se encontram nos trópicos, junto ao Equador (entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio) e presentes no Sudoeste Asiático (Do Myanmar até as Filipinas, Indonésia, Papua-Nova Guiné, e ao nordeste da Austrália),na África subsariana dos Camarões até à República Democrática do Congo, na América do Sul (e.g. a Floresta da Amazônia), na América Central (e.g. a Reserva de Bioesfera dos Bosawás, a sul da Península de Iucatã-El Petén-Belize-Calakmul), e em muitas das ilhas do pacífico (tal como no Havaí).
As florestas úmidas eram chamadas "Pulmões da Terra", embora agora se saiba que as florestas úmidas apenas contribuiem com pequenas adições de oxigénio para a atmosfera através da fotossíntese
Efeito sobre o Clima Global
A floresta tropical natural emite e absorve grandes quantidades de dióxido de carbono.
Em uma escala global, a longo prazo, os fluxos estão aproximadamente em equilíbrio, de modo que uma floresta inalterada teria um impacto líquido pequeno nos níveis atmosféricos de dióxido de carbono, embora eles possam ter outros efeitos climáticos (na formação de nuvens, por exemplo, pela reciclagem de vapor de água).
Nenhuma floresta hoje pode ser considerada como inalterada. O desmatamento provocado pelo homem desempenha um papel importante em causar que as florestas liberem dióxido de carbono, assim como outros fatores, sejam induzidos pelo homem ou naturais, que resultam em mortes de árvores, como queimadas e secas. Alguns modelos climáticos que operam com vegetação interativa prevêem uma grande perda de floresta amazônica por volta de 2050 devido à seca, a morte da floresta e a subsequente liberação de mais dióxido de carbono. Em cinco milhões de anos, a Floresta Amazônica poderá ter morrido há muito tempo por ter secado e se transformado em savana, matando-se pelo progresso (mudanças como essas podem acontecer mesmo se toda a atividade humana deixar o desmatamento de imediato).
...
