troquei o substrato

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
anairda
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Agradecimentos: 2 vezes

troquei o substrato

Mensagem por anairda »

olá pessoal. eu comprei em uma casa de plantas uma dionaea muscipula e notei que ela estava em um substrato escuro, parecia fibra de coco misturada com alguma coisa, quando eu coloquei água saiu terra por baixo, então decidi trocar o substrato dela. li algumas coisas aqui como por musgo e areia e que tem que ferver tudo, usei areia de aquário e pedras no fundo do potinho. quando eu comprei o musgo eu ganhei sementes de drosera intermédia e usei o mesmo substrato pra planta-las.
A primeira foto mostra o substrato escuro onde ela ficou por 4 meses
Imagem

a segunda é o potinho que usei pra plantar as droseras

Imagem

e por último como ficou tudo

Imagem

espero ter acertado. mais uma coisa, quanto tempo deve demorar pra brotar as droseras, devo deixar o potinho com as sementes no sol ? desde já obrigada pessoal!

cuidado com oque você deseja, pois pode se tornar realidade!!!
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1471 vezes

Mensagem por MarcielS »

Adriana,

parece que fez tudo certo. : joia :

Semente de Droseras germinam a partir de duas semanas em média, as vezes mais, as vezes menos tempo.
Deve sim deixar em um local onde receba em algum momento a luz solar, preferencialmente a luz da manhã.

Abç

anairda
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)

Mensagem por anairda »

ela costuma ficar assim aqui em casa
Imagem

pega o sol do dia todo, minha casa é bem ensolarada e quente :lol:

deixo a janela fechada pq filtra o sol e o vento já fez o favor de derruba-la uma vez. :oops

rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1146 vezes

Mensagem por rdrgobra »

A meu ver esta tudo OK, agora é só aguardar as sementes nascerem e acompanhar o seu desenvolvimento :mrgreen: .

Obs.: Não faça postagens seguidas, se precisar adicionar mais informação edite o seu post. A exceção só se aplica caso o tempo entre uma postagem e outra seja muito grande, neste caso uma nova mensagem se faz necessária para chamar a atenção.

Abs,

Rodrigo F. Costa

"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 76 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Ficou legal Adriana, agora resta das mais luz solara para a sua dionea, aparentemente parece que está com falta de luz solar.
Sucesso : joia :

[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
anairda
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)

Mensagem por anairda »

Felipe_Steinthaler escreveu:Ficou legal Adriana, agora resta das mais luz solara para a sua dionea, aparentemente parece que está com falta de luz solar.

é q esta de manhã cedo, aqui costuma bater muito sol, e estou acostumando a DM ao sol mais forte ainda.

MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)

Mensagem por MarcielS »

Adriana,

Comece a se preparar pisicologicamente para pôr sua Dionaea para dormir (induzir a dormência).

A dormência é fator importante para a manutensão da saúde da planta. É quando ela recupera as energias gastas com a propagação de rizoma e as florações das estações passadas.

Geralmente os sinais de que se aproxima a hora de dormir, são folhas mal formadas, armadilhas que não crescem, ou que queimam antes de concluir a formação, armadilhas que não funcionam, folhas amarelas ou retorcidas, prostação.

Para ir se acostumando com a idéia começe lendo Minha 1ª experiência com Dormência Induzida

Abç

anairda
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)

Mensagem por anairda »

MarcielS escreveu:Adriana,

Comece a se preparar pisicologicamente para pôr sua Dionaea para dormir (induzir a dormência).

A dormência é fator importante para a manutensão da saúde da planta. É quando ela recupera as energias gastas com a propagação de rizoma e as florações das estações passadas.

Geralmente os sinais de que se aproxima a hora de dormir, são folhas mal formadas, armadilhas que não crescem, ou que queimam antes de concluir a formação, armadilhas que não funcionam, folhas amarelas ou retorcidas, prostação.

Para ir se acostumando com a idéia começe lendo Minha 1ª experiência com Dormência Induzida

Abç
você foi mas rápido que eu rsrsr. eu ia mesmo entrar nesse assunto, como minha DM esta bem pequena e eu acabei de trocar o substrato dela, será que eu ñ posso por um saco em volta dela e por tudo(planta inteira e vaso) destro da geladeira?

MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)

Mensagem por MarcielS »

Então Adriana,

Como você adquiriu ela recentemente e acabou de mudar o substrato, acho que pode apenas monitorar durante mais algumas semanas para ter certeza das reais condições dela.

Caso a planta não se recomponha, acredito que o melhor a fazer será mesmo dar um descanso a ela. Induzí-la a dormência, envasada ou não é uma opção sua, não fará muita diferença.

Abç.

anairda
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)

Mensagem por anairda »

ñ eu já tenho ela desde outubro, só q o substrato era ruim e ela só foi definhando, mas ela sempre foi pequena só q com armadinhas grandinhas. quando você acha q devo por ela em dormência?

Responder