Pirataria, porque fazer.
- Paulo
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 501 vezes
- Agradecimentos: 697 vezes
Pirataria, porque fazer.
Pessoal,
Esse é um título muito estranho para um tópico. Incentivar a pirataria? Por que?
Bom, faz um bom tempo que eu queria escrever sobre isso e hoje depois que li uma reportagem resolvi que estava na hora.
As empresas de video games, informatica, musica, filmes, etc., estão reclamando que o Brasil é um dos países que mais consomem produtos piratas e estão querendo que as autoridades tomem providencias.
Como vivemos numa republica das bananas é claro que as autoridades farão jogo de cena, vão colocar um monte de cds dvds piratas numa rua e mandar um trator passar por cima.
Mas agora vem o reverso da medalha, a bio pirataria que os estrangeiros fazem no Brasil não conta?
No inicio os pesquisadores estrangeiros vinham para o Brasil travestidos de religiosos e quando encontravam uma erva ou mesmo um animal que eram usados pelos nativos, mandavam amostras para seus empregadores que são na verdade as grandes indústrias farmacêuticas e que sintetizavam os princípios ativos e produziam diversos produtos.
Hoje coisa mudou muito, quando encontram um novo bio produto eles nem mandam mais amostras para seus empregadores, fazem todo o trabalho na selva e enviam os dados por satélite.
Agora me digam, quanto essa pirataria rendeu aos cofres das indústrias farmacêuticas, beleza, etc.?
Certa vez eu vi um programa em que um indio estava put0 da vida, mostrou para um gringo uma pequena arvore das quais eles faziam flechas porque o animal não sangrava e assim vai.
Tem mais eu não sei como anda, mas até algum tempo atrás certas palavras de nosso vocabulário que designava um produto tipo rapadura não poderia ser usado fora do Brasil porque um esperto tinha patenteado.
Como eu disse no inicio estamos numa republica das bananas e nossos inaptos governantes não fazem nada contra essa pirataria.
Então vamos ficar no 0 x 0, eles fazem pirataria de nossa biologia e nós fazemos pirataria dos produtos deles.
Só para encerrar, sabiam que neem é uma arvore de origem indiana e que lá o uso de diversos produtos delas são coisas milenares, mas que os ingleses patentearam todos os produtos que ela produz e que os indianos não podiam produzir nada a nivel industrial.
Só a pouco tempo depois de muita briga na justiça internacional é que os indianos ganharam o direito de produzirem produtos em larga escala, desbancando os "donos das patentes".
Paulo
Esse é um título muito estranho para um tópico. Incentivar a pirataria? Por que?
Bom, faz um bom tempo que eu queria escrever sobre isso e hoje depois que li uma reportagem resolvi que estava na hora.
As empresas de video games, informatica, musica, filmes, etc., estão reclamando que o Brasil é um dos países que mais consomem produtos piratas e estão querendo que as autoridades tomem providencias.
Como vivemos numa republica das bananas é claro que as autoridades farão jogo de cena, vão colocar um monte de cds dvds piratas numa rua e mandar um trator passar por cima.
Mas agora vem o reverso da medalha, a bio pirataria que os estrangeiros fazem no Brasil não conta?
No inicio os pesquisadores estrangeiros vinham para o Brasil travestidos de religiosos e quando encontravam uma erva ou mesmo um animal que eram usados pelos nativos, mandavam amostras para seus empregadores que são na verdade as grandes indústrias farmacêuticas e que sintetizavam os princípios ativos e produziam diversos produtos.
Hoje coisa mudou muito, quando encontram um novo bio produto eles nem mandam mais amostras para seus empregadores, fazem todo o trabalho na selva e enviam os dados por satélite.
Agora me digam, quanto essa pirataria rendeu aos cofres das indústrias farmacêuticas, beleza, etc.?
Certa vez eu vi um programa em que um indio estava put0 da vida, mostrou para um gringo uma pequena arvore das quais eles faziam flechas porque o animal não sangrava e assim vai.
Tem mais eu não sei como anda, mas até algum tempo atrás certas palavras de nosso vocabulário que designava um produto tipo rapadura não poderia ser usado fora do Brasil porque um esperto tinha patenteado.
Como eu disse no inicio estamos numa republica das bananas e nossos inaptos governantes não fazem nada contra essa pirataria.
Então vamos ficar no 0 x 0, eles fazem pirataria de nossa biologia e nós fazemos pirataria dos produtos deles.
Só para encerrar, sabiam que neem é uma arvore de origem indiana e que lá o uso de diversos produtos delas são coisas milenares, mas que os ingleses patentearam todos os produtos que ela produz e que os indianos não podiam produzir nada a nivel industrial.
Só a pouco tempo depois de muita briga na justiça internacional é que os indianos ganharam o direito de produzirem produtos em larga escala, desbancando os "donos das patentes".
Paulo
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
- Rodrigo
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 1 vez
- Agradecimentos: 5 vezes
- Contato:
Ótimo texto Paulo
, mostrou claramente, que a "pirataria" não está somente na tecnologia, e que o nós (generalizando) não somos os únicos a gostar de algo pirata.
Voltando ao assunto pirataria, claramente da pra ver que todo dia o cerco em cima da pirataria 'cibernética' está apertando, muitos provedores já estão limitando algumas conexões p2p e até alguns sites estão bloqueando acesso a alguns ip's brasileiros. Participo de um dos maiores (se não o maior) fórum de "warez" do brasil, e todo dia temos noticias de ataques do governo tentando tirar sites fora do ar (aconteceu recentemente com um grande portal chamado demonoid.me).
Poderia haver um boicote para turistas em certas areas do brasil
ahahahahha

Voltando ao assunto pirataria, claramente da pra ver que todo dia o cerco em cima da pirataria 'cibernética' está apertando, muitos provedores já estão limitando algumas conexões p2p e até alguns sites estão bloqueando acesso a alguns ip's brasileiros. Participo de um dos maiores (se não o maior) fórum de "warez" do brasil, e todo dia temos noticias de ataques do governo tentando tirar sites fora do ar (aconteceu recentemente com um grande portal chamado demonoid.me).
Poderia haver um boicote para turistas em certas areas do brasil

- Aloysio
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 188 vezes
- Agradecimentos: 159 vezes
Concordo com vocês.
Lembrei de outro grande benefício da pirataria, no caso, a pirataria de música.
Antigamente os artistas (bons e ruins) gravavam um disco que fazia sucesso e ficavam gastando os lucros das vendas até gravarem um outro. Os valores então iam se somando. Atualmente se quiserem lucrar terão que suar muito fazendo shows. Os mais velhos devem perceber como os músicos dos anos 80 só agora fazem shows no Brasil. Lamento muito que algumas de minhas bandas preferidas da época acabaram, como The Smiths e Queen
Lembrei de outro grande benefício da pirataria, no caso, a pirataria de música.
Antigamente os artistas (bons e ruins) gravavam um disco que fazia sucesso e ficavam gastando os lucros das vendas até gravarem um outro. Os valores então iam se somando. Atualmente se quiserem lucrar terão que suar muito fazendo shows. Os mais velhos devem perceber como os músicos dos anos 80 só agora fazem shows no Brasil. Lamento muito que algumas de minhas bandas preferidas da época acabaram, como The Smiths e Queen

- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Tema obscuro esse heim.
Pois é Paulo, a tecnologia facilitou muito a bio pirataria.
ex: A Gradiente detem a patente do nome IPhone aqui no Brasil. Sem esforço algum (só a esperteza), vai ganhar milhões para ceder a marca.
Norte americanos sempre olharam nosso país como 'quintal' deles. Europeus nunca tiveram outra imagem que não fosse a de sermos um país de extração.
Se depender dos governos que temos e tivemos, não vejo mudança nem a longo prazo.
Abç.
[hr]
Na outra ponta (não pirata) somos explorados e gostamos. Compramos os carros mais caros do mundo. Aqui a industria automobilistica tem seu maior lucro, mais do que qualquer lugar do mundo.
Abç.
[hr]
Adoro música, mas hoje tenho 'asco' dos músicos que só agora vem fazer shows no país. A explicação desta invasão de astros da música é que hoje os países desenvolvidos estão quebrados e que aqui eles podem cobrar o que quiserem, pois tem um monte de trouxas que 'podem pagar' o ticket estorsivo que pedem.
Abç.
Fazem todos os anos neh. O chamado 'Boi de Piranha'.Paulo escreveu: ...empresas de video games, informatica, musica, filmes, etc., estão reclamando que o Brasil é um dos países que mais consomem produtos piratas e estão querendo que as autoridades tomem providencias.
...Como vivemos numa republica das bananas é claro que as autoridades farão jogo de cena, vão colocar um monte de cds dvds piratas numa rua e mandar um trator passar por cima.
Não conta, eles são 1º mundo.Paulo escreveu: ...a bio pirataria que os estrangeiros fazem no Brasil não conta?
... quando encontram um novo bio produto eles nem mandam mais amostras para seus empregadores, fazem todo o trabalho na selva e enviam os dados por satélite.
... quanto essa pirataria rendeu aos cofres das indústrias farmacêuticas, beleza, etc.?
Pois é Paulo, a tecnologia facilitou muito a bio pirataria.
patente = lucro fácilPaulo escreveu:... vi um programa em que um indio estava put0 da vida, mostrou para um gringo uma pequena arvore das quais eles faziam flechas porque o animal não sangrava e assim vai.
... até algum tempo atrás certas palavras de nosso vocabulário que designava um produto tipo rapadura não poderia ser usado fora do Brasil porque um esperto tinha patenteado.
ex: A Gradiente detem a patente do nome IPhone aqui no Brasil. Sem esforço algum (só a esperteza), vai ganhar milhões para ceder a marca.
Norte americanos sempre olharam nosso país como 'quintal' deles. Europeus nunca tiveram outra imagem que não fosse a de sermos um país de extração.
Se depender dos governos que temos e tivemos, não vejo mudança nem a longo prazo.

Abç.
[hr]
Não consumimos 'pirataria' por gosto, ou simplismente pela idéia de levar vantagem financeira. Na maioria das vezes o consumo de produtos piratas é devido a baixa renda/escolaridade de um povo.Rodrigo escreveu: ... a "pirataria" não está somente na tecnologia, e que nós (generalizando) não somos os únicos a gostar de algo pirata.
Na outra ponta (não pirata) somos explorados e gostamos. Compramos os carros mais caros do mundo. Aqui a industria automobilistica tem seu maior lucro, mais do que qualquer lugar do mundo.

Abç.
[hr]
Pois é, teve época em que as gravadoras eram tão grandes quanto a industria do fumo, ver a Virgin Records o que virou.Aloysio escreveu: ... Antigamente os artistas (bons e ruins) gravavam um disco que fazia sucesso e ficavam gastando os lucros das vendas até gravarem um outro. Os mais velhos devem perceber como os músicos dos anos 80 só agora fazem shows no Brasil.
Adoro música, mas hoje tenho 'asco' dos músicos que só agora vem fazer shows no país. A explicação desta invasão de astros da música é que hoje os países desenvolvidos estão quebrados e que aqui eles podem cobrar o que quiserem, pois tem um monte de trouxas que 'podem pagar' o ticket estorsivo que pedem.

Abç.
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Assunto polêmico hein Paulo, mas creio que debater determinados temas seja algo produtivo para esta comunidade e, desta forma irei dar um relato de algo que aconteceu comigo assim que me filiei ao CPUK:
Um mês depois de inscrito no fórum inglês, eu recebi duas MPs de 2 membros de lá me perguntando se eu costumava ir a campo fotografar PCs. Pensando se tratar de uma conversa normal, disse-lhes que ainda não tinha feito isso, mas levando-se em conta que morava numa área de remisnecência da Mata Atlântica, a change de encontrar algumas era possível.
Foi aí que eles mostraram a face, sugerindo que eu coletasse sementes, de Droseras e Utricularias (principalmente esta última) e as remetesse para eles que, em troca deste favor me enviariam alguns "presentinhos".
Eu confesso que fiquei tentado, mas depois de ser declarado "culpado" pelo tribunal de minha consciência declinei da oferta e disse-lhes que não tinha pretensão alguma de coletar sementes ou mudas da natureza e enviá-las para fora do Brasil. Depois disso nunca mais recebi MP dos dois.
Pensei em levar o caso a equipe de adm/mod do CPUK, mas como era um novato e eles veteranos, eu achei por bem deixar o dito pelo não dito, porém o que me espantou foi a cara de pau deles ao pedir para que eu roubasse a biodiversidade de meu país. A questão é; eu recusei fazer parte deste circo, mas é tantos outros hobbystas nacionais que deixam-se seduzir pelo fato de aumentar suas coleções, não se importando a que custo? E aí como fica?
Abs,
Rodrigo F. Costa
Um mês depois de inscrito no fórum inglês, eu recebi duas MPs de 2 membros de lá me perguntando se eu costumava ir a campo fotografar PCs. Pensando se tratar de uma conversa normal, disse-lhes que ainda não tinha feito isso, mas levando-se em conta que morava numa área de remisnecência da Mata Atlântica, a change de encontrar algumas era possível.
Foi aí que eles mostraram a face, sugerindo que eu coletasse sementes, de Droseras e Utricularias (principalmente esta última) e as remetesse para eles que, em troca deste favor me enviariam alguns "presentinhos".
Eu confesso que fiquei tentado, mas depois de ser declarado "culpado" pelo tribunal de minha consciência declinei da oferta e disse-lhes que não tinha pretensão alguma de coletar sementes ou mudas da natureza e enviá-las para fora do Brasil. Depois disso nunca mais recebi MP dos dois.
Pensei em levar o caso a equipe de adm/mod do CPUK, mas como era um novato e eles veteranos, eu achei por bem deixar o dito pelo não dito, porém o que me espantou foi a cara de pau deles ao pedir para que eu roubasse a biodiversidade de meu país. A questão é; eu recusei fazer parte deste circo, mas é tantos outros hobbystas nacionais que deixam-se seduzir pelo fato de aumentar suas coleções, não se importando a que custo? E aí como fica?
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- Igor_souz4
- Membro ativo (4)
- Agradecimentos: 2 vezes
Bom, quanto à pirataria de filmes e música eu defendo porque nem todo mundo tem acesso a cinemas, e além disso existe uma certa demora para lançar alguns filmes, e o preço também... Mas mesmo com a pirataria os produtores ainda ganham muito dinheiro, pra mim eles estão reclamando de bariga cheia; rs
A música também não é lá muito barata, por isso muitos recorrem a pirataria;
Sobre a biopirataria, não tenho muito a comentar, mas é triste pensar no impacto que pode causar ao meio ambiente;
(só descontraindo...
)
A música também não é lá muito barata, por isso muitos recorrem a pirataria;
Sobre a biopirataria, não tenho muito a comentar, mas é triste pensar no impacto que pode causar ao meio ambiente;

Já estava achando que o tópico era sobre bandidos que atacam embarcações...Paulo escreveu:Pessoal,

(só descontraindo...

Esta mensagem irá se auto-destruir em 5, 4, 3...
- ivan
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 19 vezes
- Agradecimentos: 53 vezes
Entendi seu protesto Paulo mas até quando isso surtiria efeito ou, será que isso faria com que diminuíssem impostos?
A culpa da pirataria geral é o valor alto dos produtos ou, traduzindo, a desproporção do poder aquisitivo dos consumidores e isso depende da fase econômica de cada país.
É mesmo um assunto complexo mas o que pesa é nossa consciência e senso de justiça.
Devemos reconhecer que hoje só temos acesso a certos produtos, nesse caso, espécies vivas que passaram a ser artigos de entretenimento graças à exploração inicial dos colonizadores. É uma via de mão dupla, nós também consumimos produtos biopirateados que depois de algum tempo, talvez por marotagem, tornaram-se "legalizados".
Quem garante que as sementes vendidas pelo eBay e outros sites não sejam biopirateadas de outros locais, enfim, generalizando... é a biodiversidade que está sendo explorada e essa é a raiz do problema da extinção de espécies, em qualquer canto.
Apesar das injustiças históricas que começaram com a exploração colonial e agora com a globalização tecnológica, que facilitou o acesso, devemos refletir antes de dar o troco com a mesma moeda de forma inconsequente e injusta, porque existem leis e somos beneficiados por esse mesmo sistema democrático e usufruímos dele, quando funciona da forma adequada.
Todos os argumentos têm alguma razão, mas acho que a solução só acontece se mudarmos nossa cultura pra dar a chance da mudança política.
A culpa da pirataria geral é o valor alto dos produtos ou, traduzindo, a desproporção do poder aquisitivo dos consumidores e isso depende da fase econômica de cada país.
É mesmo um assunto complexo mas o que pesa é nossa consciência e senso de justiça.
Devemos reconhecer que hoje só temos acesso a certos produtos, nesse caso, espécies vivas que passaram a ser artigos de entretenimento graças à exploração inicial dos colonizadores. É uma via de mão dupla, nós também consumimos produtos biopirateados que depois de algum tempo, talvez por marotagem, tornaram-se "legalizados".
Quem garante que as sementes vendidas pelo eBay e outros sites não sejam biopirateadas de outros locais, enfim, generalizando... é a biodiversidade que está sendo explorada e essa é a raiz do problema da extinção de espécies, em qualquer canto.
Apesar das injustiças históricas que começaram com a exploração colonial e agora com a globalização tecnológica, que facilitou o acesso, devemos refletir antes de dar o troco com a mesma moeda de forma inconsequente e injusta, porque existem leis e somos beneficiados por esse mesmo sistema democrático e usufruímos dele, quando funciona da forma adequada.
Todos os argumentos têm alguma razão, mas acho que a solução só acontece se mudarmos nossa cultura pra dar a chance da mudança política.
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Ao ler seu comentário Ivan, me lembrei de um fato curioso acontecido a alguns meses atrás quando me deparei com um anúncio no eBay cujo vendedor disponibilizava um pack de sementes de Nepenthes Low. Até aí tudo bem, fiquei tentado em realizar a compra, mas ao ler o anúncio com atenção ele literalmente (e na maior cara de pau) dizia que tinha como garantir que todas as sementes eram frescas, pois as retirava de um parque nacional em Sumatra, na Indonésia.ivan escreveu:Quem garante que as sementes vendidas pelo eBay e outros sites não sejam biopirateadas de outros locais, enfim, generalizando... é a biodiversidade que está sendo explorada e essa é a raiz do problema da extinção de espécies, em qualquer canto.
Conversei sobre este assunto com o Marciel, uma vez que poderia ter feito uma tradução errada, porém ele chegou a mesma conclusão que eu. Ainda há pouco procurei o anuncio dele (o vendedor estrangeiro) no eBay e notei que o mesmo removeu a "informação" citada acima, limitando-se a dizer o básico sobre a localização das sementes de Neps.
No final desisti da compra, pois se não quero que estrangeiros venham cá roubar nossa flora e fauna, tampouco pretendo contribuir para a destruição dos habitats de outros países.
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- ivan
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 19 vezes
- Agradecimentos: 53 vezes
Claro Rodrigo, você agiu conscientemente mas é um problema complicado porque, assim como ele reformulou o anúncio outros anunciantes podem fazer igual. Sabe-se lá se a fiscalização é eficiente... Nós que compramos nem sabemos se estamos contribuindo pra isso, é um risco.
De repente ele retira as sementes com autorização local mas aí seria uma informação para não omitir, e sim destacar.
Dessa forma são produzidos os cenários onde encontramos espécies em risco quando seu habitat é destruído completamente, porque só sobraram em mãos de cultivadores/zoológicos, pra não falar de museus naturais. Em alguns casos, os colecionadores podem se tornar "salvadores" por manterem alguma população protegida, como é o caso do xeique do Catar que reuniu a maior parte das ararinhas azuis remanescentes em cativeiro e consegue reproduzi-las, apesar da consanguinidade, e participa de um projeto que pretende devolver algumas ao habitat (no Brasil) dentro de alguns anos.
De repente ele retira as sementes com autorização local mas aí seria uma informação para não omitir, e sim destacar.
Dessa forma são produzidos os cenários onde encontramos espécies em risco quando seu habitat é destruído completamente, porque só sobraram em mãos de cultivadores/zoológicos, pra não falar de museus naturais. Em alguns casos, os colecionadores podem se tornar "salvadores" por manterem alguma população protegida, como é o caso do xeique do Catar que reuniu a maior parte das ararinhas azuis remanescentes em cativeiro e consegue reproduzi-las, apesar da consanguinidade, e participa de um projeto que pretende devolver algumas ao habitat (no Brasil) dentro de alguns anos.
- gasagarcia
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 25 vezes
- Agradecimentos: 87 vezes
Vi sobre esse processo da Ararinha Azul, mas acho que antes da introdução na Natureza, deve ser feito o mesmo que fizeram com os peixes-Boi-Marinhos do Brasil. Possuíram uma "má fama" pelos pescadores que os consideravam, devido a seu grande tamanho, animais perigosos. Eram caçados aos montes, de forma parecida com o que estão fazendo com os tubarões em Recife.ivan escreveu:Claro Rodrigo, você agiu conscientemente mas é um problema complicado porque, assim como ele reformulou o anúncio outros anunciantes podem fazer igual. Sabe-se lá se a fiscalização é eficiente... Nós que compramos nem sabemos se estamos contribuindo pra isso, é um risco.
Em tempos atuais, devido aos esforços feitos pelas equipes de conservação e introdução, conseguiram o apoio do governo para introdução e reprodução deles. Porém, antes de "botar a mão na massa" fizeram-se incentivos para conscientizar a população sobre eles. Deu certo, só então eles foram introduzidos, hoje, estão em torno de 500 animais na Natureza, um número vergonhoso, mas é melhor do que os 300 anteriores...
Pretendo fazer a mesma coisa por aqui, porém com orquídeas, como as "regras" não funcionam da forma adequada aqui no Brasil, então pretendo instala-las (as plantas) nas áreas militares onde fica escrito "Cuidado! Não Entre! Perigo de morte!" a cada 100 metros. Cá entre nós, espero que seja verdade (não pensem que sou um psicopata!), pois isso desestimularia a coleta de plantas, consequentemente contribuiria para sua preservação. Além disso, um outro jeito seria estimular a venda em massa de plantas nativas do Brasil, no Brasil. Pois isso as baratearia, tornando meio que "inviável" a coleta para venda.
Editado pela última vez por gasagarcia em 01 Mar 2013, 21:57, em um total de 1 vez.
Abçs
Gabriel
_____
Gabriel
_____
-