Dionaeas com pontos pretos em novas folhas
- Paulo
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 501 vezes
- Agradecimentos: 697 vezes
Dionaeas com pontos pretos em novas folhas
Pessoal,
Algumas de minhas dionaeas está apresentando um problema que não sei o que pode ser.
Em novas folhas que estão brotando aparecem uns pequenos pontos pretos e elas não se desenvolvem ou morrem.
Abaixo está a foto de uma que vou descrever os detalhes;
1º Foi induzida a dormência por 6 semanas (tempo mínimo recomendado) que encerrou em dezembro
2º Ela não pega sol, está dentro da estufa direto com luz por 14hs e temperatura controlada
3º O vaso tem 7.5cm de altura e a agua fica a 6cm dela
4º A composição do substrato é 50% sphagnum + 25% perlita + 24% vermiculita + 1% carvão, sendo que no mesmo vaso eu tenho diversas e a grande maioria não apresenta esse problema.
5º Ao mesmo tempo eu tenho vasos com substrato na composição de 50% sphagnum + 50% areia nas mesmas condições em que algumas apresentam o mesmo problema.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=673[/thumbnail]
E aí, alguém tem uma resposta?
Abraços,
Paulo
Algumas de minhas dionaeas está apresentando um problema que não sei o que pode ser.
Em novas folhas que estão brotando aparecem uns pequenos pontos pretos e elas não se desenvolvem ou morrem.
Abaixo está a foto de uma que vou descrever os detalhes;
1º Foi induzida a dormência por 6 semanas (tempo mínimo recomendado) que encerrou em dezembro
2º Ela não pega sol, está dentro da estufa direto com luz por 14hs e temperatura controlada
3º O vaso tem 7.5cm de altura e a agua fica a 6cm dela
4º A composição do substrato é 50% sphagnum + 25% perlita + 24% vermiculita + 1% carvão, sendo que no mesmo vaso eu tenho diversas e a grande maioria não apresenta esse problema.
5º Ao mesmo tempo eu tenho vasos com substrato na composição de 50% sphagnum + 50% areia nas mesmas condições em que algumas apresentam o mesmo problema.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=673[/thumbnail]
E aí, alguém tem uma resposta?
Abraços,
Paulo
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Olá Paulo, analisando o seu relato e vendo a foto que postou chego as seguintes indagações:
1) Você disse que existem seedlings que estão nas mesmas condições, mas que não apresentam o problema e ao meu ver isto é um bom sinal. Calma não esto debochando da sua situação, é que do meu ponto de vista o que esta ocorrendo em se cultivo nada mais é do que uma seleção natural aonde as mais fortes sobrevivem e aquelas com algum problema genético estão morrendo.
2) Se todas as sementes de Dionaea que germinassem chegassem a fase adulta, a área de distribuição deste género seria muito mais ampla na natureza, no entanto perceba que ela ocupa uma diminuta região se comparada com os demais PCs.
3) O máximo que você pode fazer agora e ir separando o "joio do trigo", ou seja, escolha aquelas que estão mais fortes e bonitas e coloque-as em um outro local para que possam se desenvolver plenamente.
Abs,
Rodrigo F. Costa
1) Você disse que existem seedlings que estão nas mesmas condições, mas que não apresentam o problema e ao meu ver isto é um bom sinal. Calma não esto debochando da sua situação, é que do meu ponto de vista o que esta ocorrendo em se cultivo nada mais é do que uma seleção natural aonde as mais fortes sobrevivem e aquelas com algum problema genético estão morrendo.
2) Se todas as sementes de Dionaea que germinassem chegassem a fase adulta, a área de distribuição deste género seria muito mais ampla na natureza, no entanto perceba que ela ocupa uma diminuta região se comparada com os demais PCs.
3) O máximo que você pode fazer agora e ir separando o "joio do trigo", ou seja, escolha aquelas que estão mais fortes e bonitas e coloque-as em um outro local para que possam se desenvolver plenamente.
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Sim. É mais ou menos esse raciocínio.rdrgobra escreveu:1) ... esta ocorrendo em se cultivo nada mais é do que uma seleção natural aonde as mais fortes sobrevivem e aquelas com algum problema genético estão morrendo.
Tendemos a acreditar que todos os seedlings de um mesmo lote de sementes germinados sejam iguais na sua resistência. É um engano.
Se nós, cultivadores ornamentais, dispuséssemos de equipamentos óticos para acompanhar todo o processo de crescimento, veríamos grandes diferenças na saúde de cada uma. Muitas sementes germinam apenas para morrer em seguida. Em muitos casos a cotilédone, que existe apenas para alimentar o feto, não cumpre seu papel de fornecer energia, ou por que o feto é deficiente ou por que a cotilédone tem defeito.
Um bom exemplo disso foram as N.rafflesianas var alata que germinei mais de uma centena (quase duas!). Dois anos depois seu numero foi reduzido a pouco mais de trinta seedlings, todas muito saudáveis. O restante foi morrendo aos poucos sem que eu pudesse fazer qualquer coisa por elas.
Uma vez o Ono me disse uma coisa que batia com o que meu avô dizia, "Plantas nascem vivem e morrem como qualquer outro ser vivo e muitas das vezes nada podemos fazer para reverter isso."
Bom, na dúvida pesquisei um pouco sobre o assunto "seedling de Dionaea" e pude constatar que existe uma possibilidade de ser a agua a causa desses pontinhos pretos e a atrofia e consequente morte da plantula.
Se achar mais alguma informação aproveitável posto aqui.
Abç
- Paulo
- Membro ativo (5)
Pessoal,
Essa aí da foto é uma que já tem quase um ano, não é uma germinação nova.
Quanto a citação de que seria uma seleção natural isso eu já sabia, pois aqui germina muita drosera e dionaea e é muito comum logo depois que germinam simplesmente morrem.
Eu li que as novas germinações precisavam de dormência, então eu induzi a dormência em novembro que foi até dezembro.
Eu estava olhando com mais cuidado e tenho mais plantas com esse problema do que citei acima.
Bom, saí pesquisando outra vez na internet e achei essa publicação https://www.strato.net/~crvny/sa03005.html que fala por cima dessas manchas pretas e diz ser fungos devido a muita umidade e não foi o unico que achei falando a mesma coisa, mas esse do link me parece ter mais peso.
Mas como um amigo meu já disse, não se deve confiar muito na internet.
Agora os detalhes;
1º As plantas não pegam sol, são 16hs de luz artificial
2º Com o ventilador na estufa parte da umidade é jogada fora
E aí, alguém pode dizer mais alguma coisa?
Abraços,
Paulo
Essa aí da foto é uma que já tem quase um ano, não é uma germinação nova.
Quanto a citação de que seria uma seleção natural isso eu já sabia, pois aqui germina muita drosera e dionaea e é muito comum logo depois que germinam simplesmente morrem.
Eu li que as novas germinações precisavam de dormência, então eu induzi a dormência em novembro que foi até dezembro.
Eu estava olhando com mais cuidado e tenho mais plantas com esse problema do que citei acima.
Bom, saí pesquisando outra vez na internet e achei essa publicação https://www.strato.net/~crvny/sa03005.html que fala por cima dessas manchas pretas e diz ser fungos devido a muita umidade e não foi o unico que achei falando a mesma coisa, mas esse do link me parece ter mais peso.
Mas como um amigo meu já disse, não se deve confiar muito na internet.
Agora os detalhes;
1º As plantas não pegam sol, são 16hs de luz artificial
2º Com o ventilador na estufa parte da umidade é jogada fora
E aí, alguém pode dizer mais alguma coisa?
Abraços,
Paulo
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
- MarcielS
- Membro ativo (5)
Paulo,
Então qual é a coisa que sabemos que elas nunca tiveram?
O Sol.
Receber raio UVA/UVB. Calor. Se for realmente algum tipo de fungo, dá para eliminar expondo gradualmente elas a luz do sol.
Abç
O Sol.
Receber raio UVA/UVB. Calor. Se for realmente algum tipo de fungo, dá para eliminar expondo gradualmente elas a luz do sol.

Abç
- Paulo
- Membro ativo (5)
MarcielS escreveu:Paulo,
O Sol.
Receber raio UVA/UVB. Calor. Se for realmente algum tipo de fungo, dá para eliminar expondo gradualmente elas a luz do sol.![]()
Abç
Marciel,
O que você disse tem muito peso. Agora vem o problema, eu não tenho sol.
Então minha saída será mais uma lâmpada, eu dei uma pesquisada e vendem a UVA/UVB para terrarios de répteis e a UVC para controle de algas, pragas, etc. Qual a mais indicada?
Abraço,
Paulo
- MarcielS
- Membro ativo (5)
Bom,
Posso responder sobre as lampadas para répteis (criava ball python). Funcionam.
Não sei dizer se existe o tipo espiral, por que usei somente tubulares.
Acredito que o caminho é esse.
Abç
Posso responder sobre as lampadas para répteis (criava ball python). Funcionam.
Não sei dizer se existe o tipo espiral, por que usei somente tubulares.
Acredito que o caminho é esse.

Abç
- elinston
- Membro ativo (3)
- Agradeceu: 4 vezes
- Agradecimentos: 37 vezes
Olá amigos, notei hoje que estou com um problema parecido em minhas Dionaeas, elas estão muito bonitas, com armadilhas vermelho intenso e a todo o vapor, de 2 mudas iniciais hoje certamente dá pra fazer umas 5 de cada uma delas, o problema é que quase todas as armadilhas estão com manchinhas pretas, perto dos "dentinhos" das armadilhas, onde geralmente se encontraria o néctar que atrairia os insetos, não vejo nenhuma armadilha com problemas devido a isso, o problema é que cada dia está aumentando o tamanho das manchas; elas ficam na rua, pegam muitas horas de Sol, estão em musgo sphagnum e sempre com abundância de água.
Alguém tem alguma conclusão do que possa ser? não posso reduzir a água que elas recebem, devido ao extremo calor que anda fazendo aqui
Alguém tem alguma conclusão do que possa ser? não posso reduzir a água que elas recebem, devido ao extremo calor que anda fazendo aqui

-