Criei este tópico em outro fórum, após observar alguns tópicos de híbridos self de pinguiculas e resolvi postar aqui também, pois acho um assunto muito importante e polêmico.
Vendo alguns anúncios de venda e doação de sementes de pinguicula hibrida, fiquei meio receoso com alguns nomes.
Vamos lá a explicação mais detalhada:
A titulo de conhecimento P. x Sethos é formada por (ehlersiae x moranensis), e P. x Wesser é formada por (moranensis x ehlersiae), mesmo tendo as mesmas especies formadoras, muda somente o sexo da mãe e pai, são plantas com algumas diferenças, principalmente na floração.
Vi anúncios e até cheguei a receber sementes de self de Pinguicula x Sethos. Na minha opinião esses exemplares não poderiam se chamar P. x Sethos, pois como acima citado a x Sethos é formada por (ehlersiae x moranensis). Então como nomear este fruto da auto-polinização da Sethos?
Eu a principio chamaria de Sethos Self ou x Sethos F2. Mas olhando no cpphotofinder, descobri que o auto-cruzamento de Sethos se nomeia P. x Hot Lips. Sinceramente neste caso não vi nenhuma diferença em parte vegetativa e floração, porém creio que o ideal é sempre deixar claro que é um cruzamento do próprio hibrido.
Vi ate um colega pedindo sementes de P. x sethos e Px wesser, sei que ele pediu as sementes oriundas do auto-cruzamento destas plantas, que não gerará as plantas em questão. Como citei acima as sethso f2 sao muito similares as sethos originais, mas como se comportariam aos outros híbridos? wesser mesmo sendo oriundo das mesma especies se comportaria igualmente?
E outros híbridos de especies muito distintas? E como os f2 de sethos se comportariam quando cruzados com outras especies? O resultado seria similar ao cruzamento da sethos com outras especies ou seria muito diferenciado?
Meu medo é começar a fabricar hibridos self, e depois perder o controle e começar a sair um grande numero de variações e todos serem chamados do mesmo nome o que não seria o correto.
O cultivo de pinguiculas aqui no Brasil ainda está em desenvolvimento, visto que não era uma pc muito visada, mas agora esta mudando

Grande Abraço