A recuperação de uma Byblis
-
- Membro ativo (2)
- Agradeceu: 1 vez
A byblis foi a que melhor se desenvolveu comigo, sem nenhum problema! nos primeiros 02 meses ela ficou mais ou menos este tamanho, crescendo rapidamente depois do 03 mês! então, de acordo com a experiência que tive com a minha, não a nada com o que se preocupar! (e olhe que desde antes de brotar ela já levava uma quantidade considerável de sol)! pena que esta é uma planta anual! ela é linda! Mas pelo que percebi, é bem fácil consegui sementes delas! Todas as flores que semeei, deu bastante semente!
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Bom, fico só na vontade.
Não posso recomendar nada pois até hoje eu não consegui germinar uma única semente de biblys, rs.

Não posso recomendar nada pois até hoje eu não consegui germinar uma única semente de biblys, rs.

- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Germinar sementes de carnívoras é uma loteria, por aqui não consigo fazer que nasçam sementes de D. binata*, D. capensis ("Típica" e "Alba")**, D. indica e D. spatulataMarcielS escreveu:...Não posso recomendar nada pois até hoje eu não consegui germinar uma única semente de biblys, rs.

Aparentemente a minha Byblis se recuperou e voltou a se desenvolver. Não sei se foi a mudança de substrato ou a maior exposição solar o responsável pela sua retomada de vigor, mas aparentemente ela não corre mais risco de morte.
Uma coisa é certa, esta chegando a hora de me especializar em apenas alguns géneros/espécies de PCs, uma vez que o clima de minha região não me permite cultivar todo tipo de carnívora.
Obs.:
* As únicas D. binata que consegui germinar foram as da variedade "Red" que ganhei de uma doação do Tuco. Nasceram muitas, mas por razões desconhecidas só sobrou uma que estou penando para não deixar morrer. Tempos depois recebi outra doação de sementes do Felipe, mas desta vez nenhuma germinou.
** No início do cultivo recebi doações de sementes de D. capensis "Tipica" do Father_Time (Gino) e Felipe, mas depois de 2/3 meses de nascidas elas também faleceram sem motivo aparente. Sobraram muitas sementes, mas não consigo fazer com que germinem.
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- WFERnando
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 25 vezes
- Agradecimentos: 94 vezes
Mais um pro time. Até darlingtonia eu consegui, mas byblis... tsc tsc tsc..MarcielS escreveu:Bom, fico só na vontade.![]()
E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
- Felipe_Steinthaler
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 63 vezes
- Agradecimentos: 76 vezes
- Contato:
Isso me cheira problema com fungos, não é possivel. Estas espécies germinam e crescem muito fácil.rdrgobra escreveu: ** No início do cultivo recebi doações de sementes de D. capensis "Tipica" do Father_Time (Gino) e Felipe, mas depois de 2/3 meses de nascidas elas também faleceram sem motivo aparente. Sobraram muitas sementes, mas não consigo fazer com que germinem.

[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]
Let's Grow
Let's Grow
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
Será, FelipeFelipe_Steinthaler escreveu:Isso me cheira problema com fungos, não é possivel. Estas espécies germinam e crescem muito fácil.

Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- Felipe_Steinthaler
- Membro ativo (5)
- Contato:
Muito estranho pois elas gostam de sol direto e muito calor, coisa que é mais comum por ai doque por aqui, mas minhas cresce, vagarosamente, deram algumas sementes (missão cumprida). Mas é Estranho as suas não se desenvolverem. Uma outra opção são os tatu-bolinha que comem as raizes, se avistar algum no substrato, o negocio é trocar os substratos e elimina-los, pode ferver bem o substrato velho para reultiliza-lo.
Mas é apenas um conselho, talvez nem seja isso.
Espero que de tudo certo por ai.
Bos sorte e bom cultivo
Mas é apenas um conselho, talvez nem seja isso.
Espero que de tudo certo por ai.
Bos sorte e bom cultivo

[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]
Let's Grow
Let's Grow
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
O problema com a Byblis foi superado, a planta encontra-se em pleno crescimento sendo que, aproveitei e semeei algumas sementes extras, desta especie de PC, e uma delas germinou. Venho a agradecer a todos aqueles que procuraram me ajudar a solucionar este problema.
Obs.: Uma retificação, depois de duas tentativas frustradas, consegui germinar uma semente de D. indica. Detalhes sobre a mesma somente quando a planta atingir um certo tamanho.
Abs,
Rodrigo F. Costa
Obs.: Uma retificação, depois de duas tentativas frustradas, consegui germinar uma semente de D. indica. Detalhes sobre a mesma somente quando a planta atingir um certo tamanho.
Abs,
Rodrigo F. Costa
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- Felipe_Steinthaler
- Membro ativo (5)
- Contato:
Que beleza, que bom que deu certo com as Byblis.rdrgobra escreveu:Obs.: Uma retificação, depois de duas tentativas frustradas, consegui germinar uma semente de D. indica. Detalhes sobre a mesma somente quando a planta atingir um certo tamanho.
A Indica, pode deixar no sol direto, o dia todo, e o substrato não precisa ser tão encharcado assim, e pode ser bem arenoso. Só não pode deixar secar. Ela é amante do calor absurso e sol na cara hahaha
Let's Grow
Let's Grow
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
Boas noticias pessoal parece que minha Byblis se recuperou e esta deslanchando no desenvolvimento tendo, inclusive, uma companheira ao lado, conforme podem ver na foto abaixo:
[img]http://farm9.staticflickr.com/8110/8483 ... b9ea_z.jpg[/img]
Creio que agora poderei admirar a beleza deste espécime em toda a sua magnificência
.
Abs,
Rodrigo F. Costa
[img]http://farm9.staticflickr.com/8110/8483 ... b9ea_z.jpg[/img]
Creio que agora poderei admirar a beleza deste espécime em toda a sua magnificência

Abs,
Rodrigo F. Costa
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
-