Foto 1 - Local de incidência da criatura
[img]http://www.kozok.eu/images/mapy/silydomanaus.jpg[/img]
Na realidade trata-se de um anfíbio da ordem "Urodela" cujo nome cientifico é Atretochoana eiselti é que foi coletado provavelmente em 1850, porém sua descrição completa ocorreu em 1920. Até aí tudo bem, o problema é que o animal raramente era visto e quase nenhuma outra coleta foi feita da década de 20 em diante.
Foto 2
[img]http://s2.glbimg.com/PgOc23BJpAEise6UAd ... t_abre.jpg[/img]
Numa auditoria no laboratório de Ciências Biológicas da UNB (Universidade de Brasilia) em 1998, foi encontrado um segundo espécime (o primeiro encontra-se no museu de Viena, na Áustria), porém sem indicação do local de coleta e por isso suspeita-se que fora coletado na mesma época que o primeiro exemplar e depois enviado para a universidade quando ela foi inaugurada.
Foto 3
[img]http://s2.glbimg.com/nHfd9bz0OcQkC4yt-u ... t_sec1.jpg[/img]
Finalmente em 2011, durante a construção da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira, alguns biólogos contratados pelo consórcio Santo Antônio Energia, foram alertados por funcionários que estranhos animais haviam sido capturados. Para alegria deles eram belos exemplares de A. eiselti, 6 para ser exato, dos quais 3 foram devolvidos ao rio, 1 morreu e 2 acabaram despachados para o museu Emílio Goeldi no Pará, aonde serão objetos de estudo e devida catalogação da espécie.
Foto 4
[img]http://s2.glbimg.com/BD6Hd9ODf6ZF9V90A_ ... it_sec.jpg[/img]
E isso aí pessoal, até mais ver e espero que gostem do tópico.
Abs,
Rodrigo F. Costa
Fontes:
https://g1.globo.com/ro/rondonia/notici ... em-ro.html" onclick="window.open(this.href);return false;
https://veja.abril.com.br/noticia/cienc ... m-rondonia" onclick="window.open(this.href);return false;
https://www.kozok.eu/en/powerofnaturetomanaus.php" onclick="window.open(this.href);return false;