Pó de côco no substrato
-
- Membro ativo (3)
- Agradecimentos: 3 vezes
Fabrício, essas informações e observações que você fez em relação ao solo encharcado ser ruim, se referem somente a Nepenthes ou com Drosera isso também tem se mostrado verdadeiro?
[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=1391]Minha Growlist e Wishlist[/url]
[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=11&t=855]Galeria[/url]
Biólogo
Entomologista
[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=11&t=855]Galeria[/url]
Biólogo
Entomologista
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Acredito que o uso da fibra de coco para o cultivo de pcs aqui no Brasil, mereça mais testes por parte dos cultivadores (nós) para chegarmos a uma conclusão mais significativa.
Eu tenho nepenthes em substrato com fibra de coco + sphagnum já a mais de ano, e estas tem se mostrado saudáveis até o momento. Uma mistura somente com o pó do coco + areia lavada se mostrou muito boa para pings e algumas utrics.
Para propagação de neps via leaf-cutting, obtive uma ótima taxa de sucesso usando somente sphagnum e uma baixíssima taxa usando apenas a fibra, é necessário que o meio retenha bastante umidade.
Ah, mesmo o fabricante afirmando que o produto já é livre de tanino, deixo a fibra de molho em agua por pelo menos um mês, trocando a agua a cada dois ou tres dias. Acredito que após esse procedimento até os niveis de salinidade devem baixar, oferecendo menor risco a planta.

Eu tenho nepenthes em substrato com fibra de coco + sphagnum já a mais de ano, e estas tem se mostrado saudáveis até o momento. Uma mistura somente com o pó do coco + areia lavada se mostrou muito boa para pings e algumas utrics.
Para propagação de neps via leaf-cutting, obtive uma ótima taxa de sucesso usando somente sphagnum e uma baixíssima taxa usando apenas a fibra, é necessário que o meio retenha bastante umidade.
Ah, mesmo o fabricante afirmando que o produto já é livre de tanino, deixo a fibra de molho em agua por pelo menos um mês, trocando a agua a cada dois ou tres dias. Acredito que após esse procedimento até os niveis de salinidade devem baixar, oferecendo menor risco a planta.

-
- Membro ativo (2)
- Agradecimentos: 4 vezes
Graco,
Somente pra nepenthes e algumas pinguiculas. Droseras gostam e muitas até só vivem em condições de muita umidade ate mesmo com solo encharcados.
Marciels,
Eu estou fazendo a minha parte! rsrsrs
Sobre o teste , você usou a fibra pura para estaquias? Acho que tem pra plantas adultas seria bom. A fibra pura perde umidade facil. Mas quando ela esta em chips ou em substrato fibroso (fibra mais o pó de coco) ou misturado ao sphgnum, eu tive melhores resultados que puro. Eu sempre misturei fibra, isopor, casca de pinus e carvão, sempre obtive resultados melhores que como musgo puro ou com areia que compactava rapido e se desfazia, virando uma lama e acumulando muita água apodrecendo as estacas.
No meu caso, como moro fora, tenho um irrigador pra deixar o ambiente bem úmido, então estou preferindo testar para usar substratos que drenam mais, mas mantem umidade.
Mas acho que é uma boa alternativa , pois o sphagnum é caro, não se acha fácil em alguns locais do Brasil, além de ser produto de coleta, creio que nao seja renovavel. E o substrato de coco é sustentavel e renovável, e o coco na verdade é um problema para empresas, pois o coco é lixo industrial. Usando e testando ate acharmos um bom substrato ou pelo menos ajudando na mistura com sphagnum, ajudaria a diminuir custos e diminuiria a demanda e coleta de sphagnum.
abraçõs
Somente pra nepenthes e algumas pinguiculas. Droseras gostam e muitas até só vivem em condições de muita umidade ate mesmo com solo encharcados.
Marciels,
Eu estou fazendo a minha parte! rsrsrs
Sobre o teste , você usou a fibra pura para estaquias? Acho que tem pra plantas adultas seria bom. A fibra pura perde umidade facil. Mas quando ela esta em chips ou em substrato fibroso (fibra mais o pó de coco) ou misturado ao sphgnum, eu tive melhores resultados que puro. Eu sempre misturei fibra, isopor, casca de pinus e carvão, sempre obtive resultados melhores que como musgo puro ou com areia que compactava rapido e se desfazia, virando uma lama e acumulando muita água apodrecendo as estacas.
No meu caso, como moro fora, tenho um irrigador pra deixar o ambiente bem úmido, então estou preferindo testar para usar substratos que drenam mais, mas mantem umidade.
Mas acho que é uma boa alternativa , pois o sphagnum é caro, não se acha fácil em alguns locais do Brasil, além de ser produto de coleta, creio que nao seja renovavel. E o substrato de coco é sustentavel e renovável, e o coco na verdade é um problema para empresas, pois o coco é lixo industrial. Usando e testando ate acharmos um bom substrato ou pelo menos ajudando na mistura com sphagnum, ajudaria a diminuir custos e diminuiria a demanda e coleta de sphagnum.
abraçõs
- MarcielS
- Membro ativo (5)
Sim, apenas fibra em um grupo de estacas, para efeito de comprovação do teste. Nenhuma vingou. O outro grupo, com sphagnum, vingaram todas.fabricio de oliveira escreveu: ...você usou a fibra pura para estaquias? Acho que tem pra plantas adultas seria bom. A fibra pura perde umidade facil. Mas quando ela esta em chips ou em substrato fibroso (fibra mais o pó de coco) ou misturado ao sphgnum, eu tive melhores resultados que puro. Eu sempre misturei fibra, isopor, casca de pinus e carvão, sempre obtive resultados melhores que como musgo puro ou com areia que compactava rapido e se desfazia, virando uma lama e acumulando muita água apodrecendo as estacas.
... acho que é uma boa alternativa, pois o sphagnum é caro, não se acha fácil em alguns locais do Brasil, além de ser produto de coleta, creio que nao seja renovavel. E o substrato de coco é sustentavel e renovável, e o coco na verdade é um problema para empresas, pois o coco é lixo industrial. Usando e testando ate acharmos um bom substrato ou pelo menos ajudando na mistura com sphagnum, ajudaria a diminuir custos e diminuiria a demanda e coleta de sphagnum...
Concordo Fabrício, como já disse, devemos trabalhar para chegar a uma opção de substrato saudável para as pcs (todos os gêneros).

- ivan
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 19 vezes
- Agradecimentos: 53 vezes
Já germinei sementes de Byblis liniflora há um tempo atrás, usando pó de coco puro. Na época não atentei ao fato dos taninos e sais presentes, mas percebi que esse substrato atraiu uma grande quantidade de moscas pequenas, parecidas com as mosca da fruta. Provavelmente devido à decomposição.
O fato é que naquela tentativa as sementes de Byblis germinaram em uma taxa alta e continuaram seu desenvolvimento conforme o esperado, inclusive florindo e produzindo sementes. Vou procurar as fotos nos meus arquivos e posto-as aqui.
Tenho uma sugestão para ser testada. Se trata das plantas aquáticas conhecidas como Elódeas, crescem muito rápido e em alguns casos, quem cria peixes em tanques precisa retirar grandes quantidades dessa planta, que toma conta do aquário ou tanque.
Vejam nesses links:
(http://ctap.inhs.uiuc.edu/newinvaders/t ... ngton2.jpg)
(http://fichas.infojardin.com/foto-acuat ... nsis-2.jpg)
A ideia seria utilizá-la depois de seca.
Por ser uma planta de água doce, provavelmente não teria tanto problema com sais minerais em excesso.
Alguém já viu algo parecido?
Acham que daria certo?
Abraço
O fato é que naquela tentativa as sementes de Byblis germinaram em uma taxa alta e continuaram seu desenvolvimento conforme o esperado, inclusive florindo e produzindo sementes. Vou procurar as fotos nos meus arquivos e posto-as aqui.
Tenho uma sugestão para ser testada. Se trata das plantas aquáticas conhecidas como Elódeas, crescem muito rápido e em alguns casos, quem cria peixes em tanques precisa retirar grandes quantidades dessa planta, que toma conta do aquário ou tanque.
Vejam nesses links:
(http://ctap.inhs.uiuc.edu/newinvaders/t ... ngton2.jpg)
(http://fichas.infojardin.com/foto-acuat ... nsis-2.jpg)
A ideia seria utilizá-la depois de seca.
Por ser uma planta de água doce, provavelmente não teria tanto problema com sais minerais em excesso.
Alguém já viu algo parecido?
Acham que daria certo?
Abraço
- MarcielS
- Membro ativo (5)
A grosso modo, sementes em geral germinam em qualquer substrato, seja sphagno, pó de coco ou outro. Porém algumas espécies que possuem raízes muito delicadas não vão desenvolver o sistema radicular se o nível de tanino for alto, morrendo pouco tempo depois. Higienizar o pó de coco é difícil, mas alguns fabricantes garantem que seus produtos são higienizados e livres de tanino.
Estranho você mencionar uma possivel decomposição do pó de coco, pois é um produto que é considerado de longa durabilidade. Os mesmos fabricantes prometem até cinco anos de uso antes de decompor.
Pelo seu relato, parece que a Byblis é uma espécie que suporta bem essa mídia alternativa. Aqui, por experiência, descobri que a utriculária arenaria e a P.x sethos não tem problemas com o mix, póde coco e areia.
A minha dúvida quanto ao uso de Elódeas como substrato é, o tempo que levará para entrar em decomposição. É ótimo saber da sua disposição em testar essa idéia. Pode dar certo.
Lembrando que o sphagno quando em decomposição não apodrece, não vira nutriente, não tem odor ruim e continua acidificando o meio.
Abç.
Estranho você mencionar uma possivel decomposição do pó de coco, pois é um produto que é considerado de longa durabilidade. Os mesmos fabricantes prometem até cinco anos de uso antes de decompor.
Pelo seu relato, parece que a Byblis é uma espécie que suporta bem essa mídia alternativa. Aqui, por experiência, descobri que a utriculária arenaria e a P.x sethos não tem problemas com o mix, póde coco e areia.
A minha dúvida quanto ao uso de Elódeas como substrato é, o tempo que levará para entrar em decomposição. É ótimo saber da sua disposição em testar essa idéia. Pode dar certo.

Lembrando que o sphagno quando em decomposição não apodrece, não vira nutriente, não tem odor ruim e continua acidificando o meio.
Abç.
-
- Membro ativo (2)
muito bom o artigo, acho que irei fazer meu substrato apenas com areia ( do rio piracicaba ) e esfagno, tá bom?
Devagar e sempre.
- Felipe_Steinthaler
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 63 vezes
- Agradecimentos: 76 vezes
- Contato:
Bom saber disso Marciel, pra min que o Pó de coco de 1 a 2 anos ja estava decomposto e pronto para ser trocado o substrato, acho que neste momento serviria bém aquele método de recliclagem de substrato do Daniel e depois ferve-lo antes de reultiliza-lo. Se durar ate 5 anos, ai o negocio fica bonitoMarcielS escreveu:Estranho você mencionar uma possivel decomposição do pó de coco, pois é um produto que é considerado de longa durabilidade. Os mesmos fabricantes prometem até cinco anos de uso antes de decompor.

Ótimo para a maioria das drosera, pinguicula, utricularia, sarracenia e outras mas para nepenthes é melhor não exagerar na quantidade de areia na misturatuhmds escreveu:muito bom o artigo, acho que irei fazer meu substrato apenas com areia ( do rio piracicaba ) e esfagno, tá bom?

[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]
Let's Grow
Let's Grow
- ivan
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 19 vezes
- Agradecimentos: 53 vezes
Oi Marciel, então não deve ter sido decomposição. Mas as moscas foram atraídas por algum cheiro liberado enquanto o pó de coco esteve encharcado.
Isso foi evidente porque elas se concentraram no substrato e eventualmente ficaram presas na planta.
Eu imaginei que a própria decomposição seria responsável por diminuir o pH e também liberar algum cheiro que, geralmente, é o que atrai as moscas.
Drosófilas, por exemplo, são atraídas por frutas em fermentação pra se alimentar e reproduzir. Mas não sei se foi isso, neste caso.
Uma dúvida:
Sãos essas substâncias (sais e taninos) responsáveis pela durabilidade prolongada, ou os produtos lavados/higienizados também duram todo esse tempo?
Isso foi evidente porque elas se concentraram no substrato e eventualmente ficaram presas na planta.
Eu imaginei que a própria decomposição seria responsável por diminuir o pH e também liberar algum cheiro que, geralmente, é o que atrai as moscas.
Drosófilas, por exemplo, são atraídas por frutas em fermentação pra se alimentar e reproduzir. Mas não sei se foi isso, neste caso.
Uma dúvida:
Sãos essas substâncias (sais e taninos) responsáveis pela durabilidade prolongada, ou os produtos lavados/higienizados também duram todo esse tempo?
-