Já que o fundo escuro agrada, sempre que possível deixarei o fundo dessa forma.
Abraço,
Ricardo Kuehn.
No próximo fim de semana tentarei fazer os cuttings.Roberta Duval escreveu:parabens...ahhh mas você já pode fazer cuttings das folhinhas antigas...vai ver que agora pegam mais rápido!!
Esses ascideos ainda são bem pequenos, mas estão ficando com uma coloração interessante...MarcielS escreveu:Não vejo a hora dos meus seedlings de raff var alata começarem a produzir jarros assim.
Quando ela chegou tinha um ascideo bem diferente desse... Mas logo depois ela parecia q ia morrer, acabou surgindo um broto lateral e o que tenho hj é fruto desse broto. Agora finalmente ela começou a se desenvolver e a produzir jarros em todas as folhas novas, ela está com 2 folhas bem maiores que as anteriores e formando jarros, espero q já se pareçam mais com o esperado para essa planta.MarcielS escreveu:O ascideo da ventricosa ainda vai mudar bastante. A foto ficou muito boa!
Ela fica na estufa das high e é refrigerada. 3L de gelo trocados 3 vezes ao dia, posiciono as plantas dentro dela de acordo com a necessidade de frio, quando uma planta chega fica em uma distância intermediária do gelo e vou afastando ou aproximando se ela não estiver muito bem até achar a distância ideal, quando elas estabilizam e começam a se desenvolver bem.MarcielS escreveu:Interessante, essa N.ventricosa apesar de ser uma high parece que tolera bem temperaturas maiores e altitudes menores que o de origem.
Acredito que o fator umidade seja mais decisivo para essa especie. sua planta deve se desenvolver bem agora no outono/inverno.
Como eu tenho condições limitadas de cultivo (apartamento) algumas das minhas plantas, a maioria, sofrem com a baixa umidade ambiente. A minha ventricosa só teve ascideos quando estava no cultivo do Ono, rsrs.