Grande Marciel, desculpa demorar um seculo pra te responder amigo, mas geralmente curto deixar certas mensagens pra quando eu estiver com tempo pra responder com atenção devida: joia :MarcielS escreveu:Parabéns Daniel! É o cara certo para ser o nosso 1º moderador!
Pois é meu amigo, desde o início ouvi/lí muitas opiniões, sempre semelhantes, sobre não deixar agua no prato de nepenthes (cephalotus também). Opiniões SEMPRE conclusivas "não pode por prato com agua nas neps" , "as raízes apodressem" .
Concordo plenamente com o seu raciocínio sobre o substrato compactado e vou por em pratica este seu método com a minha N.madagascariensis. Vlw!!!!
Obrigado pela consideração ^^
Substrato compactado sempre é um perigo, e se estiver sujo é pior ainda, mas a tragedia da coisa é que geralmente o substrato vem compactado, encharcado e sujo . Dai vai de cada um ter coragem ou nao de remover o subtrato ruim das raizes com cuidado, e de quebra até lavar as raizes sujas, sei que sempre quebram-se algumas durante o processo, mas isso não representa um risco maior do que um substrato demasiadamente denso.
Então depois das raizes estarem limpas e livres dos residuos acumulados nelas durante meses, se vai acomoda-las em substrato limpinho e leve, umidecido com agua limpa e fresca , dai sim as raizes estarão expostas a condiçoes mais apropriadas para cresceram desenpedidas e com vigor, sempre penso nas raizes:mrgreen:
Mas é isso ai mesmo, com tantos substratos pessimos e terriveis misturas, chega a ser um milagre certas Nepenthes não delfinharem, e ainda tem as vezes que escuto algo assim " uso esse substrato a anos e nunca tive problemas", ignorando as condiçoes ruins do solo. Penso que isso ocorre devido a resistencia que essas plantas tem naturalmente a condiçoes ruins até in habitat, não quer dizer que esteja indo bem, pois se ela estivesse sendo cultivada corretamente estaria muito melhor e mais desenvolvida

Faz o teste na sua madagascariensis, mas se o clima estiver frio ai onde você mora, lembre-se de mante-lo apenas umido, e de usar o prato nas epocas quentes

Grande abraço