Bom, eu li oque foi escrito por você, li tambem oque respondeu aos outros e mantenho oque escrevi,Fabio escreveu:Atenção senhores,
Eu não falei que o uso de GA3 em sementes de Dionaeas, Sarracenias e Darligtonias é indevido ou que não funcione.O que afirmei é que comprovei ser desnecessário, pois sementes frescas não precisam de quebra de dormencia e quando precisam (por não serem tão frescas) uma estratificação a frio resolve (sem gastar dineiro com isso).Fabio escreveu:Posso afirmar que para muitas espécies (ou gêneros) o uso é irrelevante.
( Para sarracenias por exemplo, basta uma estratificação a frio
Não sei se o "lamentável" foi de fato para mim, mas se foi, me ofendeu desnecessariamente amigo.

Eu acredito que você não percebeu que aqui dentre outras coisas prezamos aprimoramentos e evolução, e não o conformismo.
Em outras palavras, oque você escreveu foi basicamente: " o GA3 é ineficaz no processo germinativo de sarracenias".
Sendo assim te informo que ao utilizar as palavras "posso afirmar" como você fez, passou a ideia de certeza, sendo assim, afirmou uma inverdade, levando membros a se desestimulares previamente sobre o uso de tal substancia que é funcional.
Se não queres que tuas mensagens sejam mal interpretadas e ou distorcidas, comunique-se de forma clara e exclarecida, assim não vai ter problemas.
Fico chateado com esse tipo de assunto porque fui prejudicado inumeras vezes ao longo do caminho que percorri até aqui em relação a cultivo, e foram premissas e relatos simulares o seu que me prejudicaram

Quanto ao lamentavel, nao me referi a você diretamente, e sim ao fato em questão.
Para alguem como você, considerado destaque em outro forum, era esperado uma conduta adequada, uma vez que se presume que tenhas certa experiencia como cultivador, e não fundamentalismo que passou.
Infelizmente esse tipo de coisa ocorre, mas não é aceitavel continuarmos convivendo com dogmas.
Nem quero prolongar essa conversa, que inclusive o topico ja foi poluido e causou aborrecimentos

trabalhamos efetivamente aqui para dar continuidade progressiva ao hobby, e não o conformismo e estaguinação.
Fabio, espero que a conversa termine aqui, caso queira continuar sugiro que use mp