É o seguinte,ano passado(no final do ano pra ser mais exato) eu fui ao nordeste ,na cidade de Surubim-PE e enontrei uma planta estranha que dava flores muito bonitas(e eu ñ sei como classificar o cheiro para alguns poderia ser bom,para outros ruim então...)ela tinha um cheiro estranho e produzia um fruto estranho que ainda verde eu peguei e abri



https://www.karnivoras.com/articles/25/ ... la-reducta" onclick="window.open(this.href);return false;
Depois de um tempo de pesquisa descobri que na verdade a especie que eu vi era a ibicella lutea e que é considerada proto carnivora(eu acho esse termo errado pois não se pode prever o futuro da cadeia evolutiva)ou simplismente de assasina,eu ate fiquei triste em saber disso mas as vezes eu encontro afirmaçõs estranhas como no primeiro link que encontrei:"Esta planta é passiva na forma como captura os insectos. Actua como um vulgar papel "caça moscas" semelhante à byblis ou drosophylle. Os insectos ficando colados à planta ao simples contacto. A planta está recoberta de pelos transparentes, finos e muito perto uns dos outros. Alguns segregam um muco, outros têm a função digestiva".
Vocês viram que o proprio site disse que a ibicella produz enzimas digestivas?
Esse daqui diz exatamente o que a maioria dos cultivadores diz:
https://www.ladin.usp.br/carnivoras/Por ... cella.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Aqui vai um treço do texto:"Tanto o gênero Ibicella quanto Proboscidea contêm espécies cujas plantas são totalmente cobertas por milhões de pêlos glandulares colantes. Montes de insetos diminutos são aprisionados nas folhas da I. lutea.
Mesmo assim, é quase certo que nenhum dos membros desta família digere suas presas por meio de enzimas digestivas, ou seja, seus pêlos glandulares são utilizados para proteção ou outros propósitos não-carnívoros.
Essas plantas herbáceas são de aparência normal. Indivíduos de maior tamanho bem lembram pequenas abóboras."
Ou seja não tem a desculpa de que so a especie ibicella reducta é carnivora uma dos sites errou pois um diz que nenhuma especie nem do gênero proboscidea quanto ibicella tem especies que tenham mesmo a capacidade de digerir insetos e outros artropodes pequenos e outro diz com todo certeza que uma das especies do gênero ibicella tem a habilidade de absorver os nutrientes de insetos !!!
Outro site que encontrei hoje parece ser o mais completo(e que infelizmente esta em alemão usem o google tradutor

https://www.fleischfressendepflanzen.de ... ffp?id=369" onclick="window.open(this.href);return false;
Dessa vez ele cita bastante sobre a habilidade digestiva da ibicella lutea vejam com tradução do google que ficou meio mer...mas da pra entender:"As glândulas são perseguidos principalmente a tarefa de atrair a presa e segurá-la. A luz solar (especialmente quando os raios do sol caem obliquamente sobre o papel) Fangschleim brilhante de ouro que, infelizmente, emite um cheiro de carniça claramente visível, tem muitos insetos, principalmente pequenas moscas, como as moscas de fruta, um recurso adequado.
Como mencionado acima, a garra do diabo Klebfalle passivo, o que significa que as folhas e os tentáculos não se mover ou não é um rolo para estragar mais facilmente dominar os presos e mais capaz de digerir. Desde que não Fangschleim muito é secretado, a planta também pode apenas pequenos insetos, como moscas e moscas brancas oprimido. Embora as propriedades de carnívoros lutea Ibicella há muito tempo já foi descoberto (em 1875 por WJ Beal, consulte Braem ou experiências revelaram-se), 34 p. (1906 em botânico italiano, E. Mameli, ver Peter D'Amato: O Jardim Selvagem, p. 289), que até agora não produziu a planta enzimas digestivas detectado por, a planta é classificada como präkarnivor isso.
Quando os insetos atraídos por Fangschleim entrar em contato, que ficou preso a ele e sufocá-Fangschleim, situar-se entre os bicos perseguida para o papel, de modo que o fluxo (por bactérias?) Do inseto extraídas de nutrientes para a superfície da folha, onde, em seguida, o glândulas sésseis assumir seu anfitrião".
Dessa vez eles citaram uma pesquisa cientifica em que disseram que apesar de não produzir enzimas digestivas,parece que talvez (pelo o que esta no texto leiam pricipalmente o último paragrafo)bacterias fazem a digestão e os restos do que não foi digerido a planta absorve
Agora a analise de texto:
o primeiro cita duas caracteristicas:
prender e digerir
No segundo ele cita apenas uma caracteristica:
prender
No terceiro ele cita todas as caracteristicas para uma planta ser carnivora:
atrair,prender e digerir indiretamente*(por meio de bacterias ou outro fator que torna essa digestão indireta)
Conclusão:as 2 unicas caracteristicas que todos os textos concordam e a parte de prender,pois não é preciso nenhuma pesquisa pra perceber que a mucilagem da ibicella prende insetos,e o modo de cultivo que nenhum dos três discordam.
Mas o meu verdadeiro objetivo é mostrar o quanto os sites da internet nem sempre são confiaveis e que o melhor é pedir ajuda à um cultivador experiente ou procurar em sites renomados e bem conhecidos(salvo a wikipedia

E vocês o que acham ?ela é carnivora ou assassina ? Pesquisem bem antes de responder e se conseguirem eu vou agradecer muito,pois foi por causa da ibicella que eu ganhei essa paixão por plantas carnivoras e eu quero mesmo saber sobre ela,abraços.