[Detonado] Pó de pinus como substituto de xaxim
-
- Membro ativo (5)
- Agradecimentos: 6 vezes
xaxim nunca sera substituido (infelizmente) 

Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
-
- Membro ativo (5)
- Agradecimentos: 6 vezes
RARO ??????? você esta falando do vaso so pode pois o substrato eu encontro em todo lugar misturado com terra comum ou mais facil ainda:puro.Alessandro escreveu:Na verdade nada substitui o xaxim mas como é raro, acho que até já foi proibido o comércio, temos que usar possíveis substitutos.
O melhor é fibra-de-coco, aquela que é a casca de coco picada, vi uma fibra que parece um novelo de lã, formada por um amontoado de fios.
A casca-de-pinus dá pra usar mas é mais trabalhoso.
Eu fervi por uns 20 minutos, troquei a água várias vezes(até ela ficar o mais clara possível) depois fervi por mais 20 minutos e troquei a água, no outro dia fiz tudo isso denovo. Tive que usar a casca-de-pinus porque aqui não encontrava a fibra-de-coco em lugar nenhum, depois dessa mão-de-obra toda com certeza ele não dá problema nenhum.
Eu tenho uma flore-de-maio plantada num vaso de coco e não tem a mesma qualidade vaso de xaxim, ele é mais mole e quando molho todo o vaso ele fica melado, parece que solta um caldo escorregadio e é muito frágil, o xaxim era bem mais resistente, sorte de quem ainda tem vasos de xaxim!!
me diz que cidade é essa que xaxim é raro ?????????????????????????
Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
Douglas Adams
Grande amante das pcs
Douglas Adams
-
- Membro ativo (5)
- Agradecimentos: 9 vezes
- Contato:
guigacaldeirão, o xaxim tem sua venda proibida por crescer muito devagar, o certo é nenhuma loja vendê-lo. Pelo menos aquí em SP ninguém vende.
O pó de pinus não substitui o xaxim, mas acredito que algum dia conseguiremos algo para substituí-lo, quem sabe a perlita...
O pó de pinus não substitui o xaxim, mas acredito que algum dia conseguiremos algo para substituí-lo, quem sabe a perlita...
In the fullness of time, a garden to nurture and protect
-
- Membro ativo (5)
- Agradecimentos: 3 vezes
Bruno Millan
Acho que perlita não... Mas é um bom concorrente a substituto tambem...
O xaxim tem seu toque magico por ser xaxim...
Acho que perlita não... Mas é um bom concorrente a substituto tambem...
O xaxim tem seu toque magico por ser xaxim...
J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
-
- Membro ativo (4)
- Agradecimentos: 20 vezes
- Contato:
A perlita tem seu toque mágico por ser perlita,
pode substituir o xaxim perfeitamente! No exterior como ñ existe xaxim o povo basicamente usa perlita,
ontem mesmo preparei o substrato das minhas dionaeas e usei 10% xaxim, 40% perlita e 50% sphagnum!
Mas poderia ser 50/50 perlita/sphagnum.
abrx.
pode substituir o xaxim perfeitamente! No exterior como ñ existe xaxim o povo basicamente usa perlita,
ontem mesmo preparei o substrato das minhas dionaeas e usei 10% xaxim, 40% perlita e 50% sphagnum!
Mas poderia ser 50/50 perlita/sphagnum.
abrx.
Eu acreditava que o mundo caminhasse rumo ao progresso e positividade,
Morpheus de Matrix me mostrou toda a verdade...
-
- Membro ativo (5)
crytech
Fale mais sobre a perlita... Não sei nada sobre ela... Só sei o que os colegas falam por ai... E o que acho na internet, mas nada praticado... =D
Sempre que leio sobre diz que é inerte e um bom isolante termico...
O que ela teria pra ser um ponto forte como substituta?
falows...
Fale mais sobre a perlita... Não sei nada sobre ela... Só sei o que os colegas falam por ai... E o que acho na internet, mas nada praticado... =D
Sempre que leio sobre diz que é inerte e um bom isolante termico...
O que ela teria pra ser um ponto forte como substituta?
falows...
J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
XAXIM - via de extinção!!guigacaldeirão escreveu: ...RARO ??????? você esta falando do vaso so pode pois o substrato eu encontro em todo lugar misturado com terra comum ou mais facil ainda:puro.
me diz que cidade é essa que xaxim é raro...

Em cidades litorâneas ainda existe o comércio de Dicksonia (xaxim) que é retirada da 'Mata Atlântica' . Aqui no litoral de SP também é fácil de encontrar (Santos - Guarujá).
XAXIM - via de extinção!!

-
- Membro ativo (4)
- Agradecimentos: 20 vezes
- Contato:
Jack, a perlita (assim como o xaxim ou pó de côco) proporciona uma excelente oxigenação no solo
e também tem o poder de reter a água pois ela é quase uma esponja, além de ter o Ph neutro também é um excelente isolante térmico.
É utilizada no mundo inteiro entre os cultivadores de plantas carnívoras, como eles não possuem xaxim.... Utilizam perlita.
O problema aqui no Brasil que o lugar mais próximo onde há uma mina de perlita é na Argentina, por isso é dificil encontrar este material no Brasil.
Tenho um contato em SP que sai por 20 ou 25 reais o KG, inclusive ele está devendo de fazer o registro no fórum e divulgar pra galera o contato, quantidade, formas de pagamento, etc...
e também tem o poder de reter a água pois ela é quase uma esponja, além de ter o Ph neutro também é um excelente isolante térmico.
É utilizada no mundo inteiro entre os cultivadores de plantas carnívoras, como eles não possuem xaxim.... Utilizam perlita.
O problema aqui no Brasil que o lugar mais próximo onde há uma mina de perlita é na Argentina, por isso é dificil encontrar este material no Brasil.
Tenho um contato em SP que sai por 20 ou 25 reais o KG, inclusive ele está devendo de fazer o registro no fórum e divulgar pra galera o contato, quantidade, formas de pagamento, etc...
Eu acreditava que o mundo caminhasse rumo ao progresso e positividade,
-
- Membro ativo (5)
crytech
uhmmm... Esclarecido... então parece que ela tem uns pontos a mais que o xaxim não tem...
Achei em um site por R$31,00 o KG... Tinha vermiculita tambem era R$12 o KG ou mais barato..
A vermiculita e a perlita fazem a mesma coisa?
valeu...
uhmmm... Esclarecido... então parece que ela tem uns pontos a mais que o xaxim não tem...
Achei em um site por R$31,00 o KG... Tinha vermiculita tambem era R$12 o KG ou mais barato..
A vermiculita e a perlita fazem a mesma coisa?
valeu...
-
- Membro ativo (5)
- Agradecimentos: 9 vezes
- Contato:
O problema da vermiculita é que alguns dizem que ela é alcalina, mas nada comprovado.
A perlita também consegue absorver mais água.
A perlita também consegue absorver mais água.
In the fullness of time, a garden to nurture and protect
-