1 - Comer coisas desagradáveis ao seu paladar.
Sabemos que algumas pessoas são super exigente com o que comem e que as crianças geralmente odeiam comer legumes.
Embora não possamos "morrer" da mesma maneira que elas, sem um conjunto completo de vitaminas e nutrientes, nós seres humanos podemos sofrer de desnutrição, sem uma dieta adequada
Sem um fornecimento adequado de insetos, muitas plantas carnívoras tais como as dionaeas, pinguiculas e droseras morreriam lentamente.
2 - Superar os desafios para o seu sucesso.
Quando confrontados com um desafio algumas pessoas simplesmente desistem de seus sonhos. Outros enfrentam o desafio e encontram uma maneira de ter sucesso apesar das dificuldades.
As plantas carnívoras crescem principalmente em pântanos e outros ambientes extremos sem nutrientes, apesar disso, elas se adaptaram e encontraram uma maneira de prosperar onde a maioria das outras plantas pereceriam. Prendendo e absorvendo os nutrientes dos insetos, elas são capazes não só de sobreviver bem, mas de reproduzir rapidamente também.
3 - Adaptação ao ambiente.
Nos adaptamos a ambientes extremos e agressivos (física e emocionalmente).
As plantas carnívoras têm uma longa história de adaptação a ambientes hostis, com pouca quantidade de nutrientes no solo e ambientes pantanosos altamente ácidos. Ao diminuir a importância das raízes e de encontrar uma ocasião única de utilizar as folhas, as plantas carnívoras prosperaram!
4 - Mudança com as estações.
Há pessoas que não gostam de grandes mudanças que surgem na vida, como as estações climáticas. Muitas pessoas procuram ambientes tropicais para evitar o frio do outono/inverno.
As plantas carnívoras mudam sua estrutura e natureza com o ritmo das estações. Droseras que crescem em habitat com invernos e verões muito diferentes desenvolvem um conjunto completamente diferente de folhas nas duas estações. O hibernáculo de inverno, que protege alguns rebentos que acabará por voltar às folhas de cultivo no verão.
