Assim, embora se encontrem expostas à luz solar direta, as raízes e os rizomas são mantidos refrescados.
A D. californica é conhecida popularmente como "planta cobra" porque seus ascídios lembram uma cobra erguida, se preparando para dar o bote.
Estrutura
Planta herbácea acaule, com folhas dispostas em roseta modificadas em armadilhas, tipo jarros ou alçapão; manifestação passiva de captura de presas. Apresenta flores grandes e solitárias, cerca de 10 estames, cinco estiletes e cinco carpelos. Suas sementes são pequenas e numerosas.
Os ascídios têm, às vezes, uma bela coloração avermelhada, o que ajuda a atrair as presas.
Armadilha e Digestão
Na obtenção de vítimas diferencia-se da Sarracenia por apresentar, na parte superior da folha oca uma "pista de aterrisagem" para insetos, na verdade de um apêndice foliar, que lembra a língua bífida de uma cobra.
Esse apêndice se encontra próximo à entrada da armadilha, esta por sua vez localizada na face inferior de um largo "capuz" repleto de fenestragens (janelas), que para insetos voadores se parecem com buracos ou saídas. Se algum inseto escorregar das lisas paredes internas da folha, e tentar voar por essas "saídas", ele se chocará e cairá no fundo do ascídio, aonde será decomposto por bactérias (aparentemente a D. californica não produz enzimas digestivas) e então absorvido pela planta.
Cultivo
Seu cultivo é difícil porque a planta necessita de luz solar direta mas ao mesmo tempo suas raízes devem ser mantidas resfriadas. Mais difícil ainda conseguir isso em locais de clima quente, como é o caso no Brasil.
Uma possível solução é manter as plantas aonde recebam bem pouca luz solar direta, talvez um pouco pela manhã ou um pouco pela tarde, desse modo não adquirem um colorido intenso, mas possivelmente têm uma melhor chance de sobrevivência.
Outra dica seria cultivá-las em Sphagnum puro, em vasos de barro, assim o substrato ficaria menos aquecido e evitar manter os vasos sobre a mesma água por muito tempo quando estiver quente.
Dormência
Assim como a Sarracenia, a D. californica também necessita de dormência no inverno.
Propagação
Propague por sementes (que devem ser extratificadas) ou por divizão do rizoma.
________________
Fonte:
--- https://www.ladin.usp.br/carnivoras/Por ... tonia.html" onclick="window.open(this.href);return false;
--- https://www.orquidariomv.com.br/apostil ... arnivoras/" onclick="window.open(this.href);return false;
--- https://www.cpphotofinder.com/Darlingtonia.html" onclick="window.open(this.href);return false;