
Reino: Plantae
Ordem: Lamiales
Família: Byblidaceae
Gênero: Byblis
Espécie: Byblis liniflora
Descrição:
É um pequeno gênero de plantas carnívoras , algumas vezes chamada de plantas do arco-íris pela aparência atraente folhas cobertas com mucilagem quando estao sob luz solar. Nativa de western Australia, é o único gênero na família Byblidaceae. A primeira espécie do gênero foi descrito pelo botânico Inglês Richard Anthony Salisbury em 1808.
As Byblis espécies muito parecidas com Drosera e Drosophyllum , mas se distinguem pela sua flores zigomórficas, com cinco curvas estames para o lado do pistilo .
Todas as espécies do gênero forma de crescimento ereto apoiado por um fraco sistema radicular fibroso.
As folhas de todas as espécies são redondos na secção transversal e muito alongado, afilando na extremidade. A superfície das folhas é densamente salpicado de pêlos glandulares que segregam uma mucilagem substância a partir da sua ponta, estes servem para atrair os pequenos insetos , que ao tocar nas secreções pegajosas são ludibriadas. A menos que sejam fortes o suficiente para escapar, o inseto preso ou morre de exaustão ou asfixiado como a mucilagem envolve os tamancos e os seus espiráculos. Ao contrário das Droseras, as Byblis não pode mover nem seus tentáculos, nem as folhas.
O gênero pode ser dividido em dois grupos, ou "complexos": complexo liniflora, e complexo gigantea.
As linifloras são plantas anuais, por isso crescem bem rápido, e podem chegar até 50 cm de comprimento. Suas folhas podem atingir 15 cm.
As giganteas podem atingir 70 cm de comprimento e suas folhas atingem 20 cm. Elas não são anuais, na época das secas praticamente morrem, mas depois renascem de seu rizoma.
As flores fecundadas formam uma cápsula de sementes dividido em duas partes. As cápsulas quando maduras racham-se e abrem, deixando cair a semente na terra
As sementes pretas e geralmente redondas e consideravelmente maiores que as de Droseras.
Por algum motivo, as byblis atraem muito mais insetos que as Droseras, mesmo em lugares que parecem não ter nenhum inseto, como apartamentos altos, você sempre verá um grudado nela.
In habtat
( Em manutenção)
Ficha basica de cultivo:
( Em manutenção)
Crescimento: Por ser uma planta anual, ou seja, que dura menos de dois anos, a byblis cresce e floresce muito rápido, suas flores geram várias sementes e suas sementes nascem muito facilmente.
Plantio e transplante: Ela tem raízes muito frágeis e por isso, o vaso onde ela nasce deve ser de preferência o mesmo em que ela viverá pelo resto da vida. Suas sementes devem ser plantadas de preferência em um vaso grande, pois a planta crescida não deverá ser transplantada.
Dormência: Essa planta não tem período de dormência, mas não deve passar por muito estresse no inverno, onde sua capacidade de adaptação é reduzida.
Captura das presas: Para capturar suas presas ela usa sua mucilagem(gotinhas) em que os insetos grudam e tem os nutrientes absorvidos.
Adaptação: A byblis liniflora é uma planta muito fácil de cuidar, se adapta facilmente aos ambientes, uma prova de sua resistência é que se por algum motivo (pode ser uma ventania, por exemplo) ela cai para o lado, alguns dias depois você já pode perceber que ela está virando pra cima para voltar a crescer.
Iluminação: Pode ser colocada em um lugar que pegue algumas horas de sol direto por dia. Eu particularmente deixo minhas byblis atrás de uma janela onde pegam o sol da tarde.
Água: Ela gosta de bastante água, então, deixe-a sempre com um prato com água mas não regue-a de cima, pois se não a água destrói sua mucilagem (gotinhas).
Corte e podas: Não corte suas folhas, elas dificilmente secam. Quando der flores, não corte-as de jeito nenhum, pois elas cairão e darão lugar a um pequeno fruto que quando secar e se abrir aparecerão as sementes, depois de coletá-las a haste floral pode ser cortada, mas não é necessário.
Cuidados especiais: Tome muito cuidado com ventanias, pois essa é uma planta um tanto frágil e facilmente "tomba" para os lados. Fique atento se estiver reformando ou pintando o lugar onde elas ficam, essa planta não tolera o cheiro de tinta, morrendo 'da noite pro dia'.
Floração: Ela tem uma flor lilás muito bonita, dá várias flores por ano e dessas flores saem varias sementes.
