Jack, suas dionaeas estão bem novinhas ainda.
Depois de uns 2 meses que você coletar as sementes, vai perceber que as armadilhas ficarão maiores, mais saudáveis e mais avermelhadas. Se por acaso ela entrar em dormência logo após produzir sementes, vai demorar um pouco mais. Acredito que outro fator que também pode ser importante para a coloração é a dormência natural, a dormência induzida pode debilitar muito a planta. Aqui quando entram em dormência elas continuam relativamente saudaveis, depois que saem da dormência pouco tempo depois começam a crescer as armadilhas armadilhas bem mais saudáveis. A dormência induzida pode debilitar muito a planta e levará muito mais tempo para se recuperar e produzir boas armadilhas (e talvez nunca venham a produzir armadilhas realmente saudáveis como esperamos).
Sphagnum puro não eu não recomendo, quando disse "lama arenosa levemente gosmenta". A parte do levemente gosmenta são os 50% de sphagnum, lama arenosa é da perlita que deixa o substrato com essa característica quando encharcado. A perlita tem o poder de manter o substrato sempre úmido e quando o substrato seca (ou com nivel baixo de água) ela proporciona uma excelente oxigenação, além de servir sempre como isolante térmico. O sphagnum puro meio que deixa as raízes enclausuradas e sem oxigenação alguma, sem contar que quando seca, seca tudo. E quando fica sempre encharcado fica com cheiro e aspecto ruim. As dionaeas são capazes de sobreviver e até produzir sementes em substrato inapropriado, mas não quer dizer que vai ser uma planta muito saudável.
Nesse tópico coloquei o progresso das minhas duas queridas dionaeas que já devem estar perto do 3º ano de vida (quando comprei já deveriam ter quase 1 ano). Em breve postarei nesse tópico a situação atual delas, a maior que sempre deu armadilhas maiores está florindo agora pela segunda vez e está prestes a entrar em dormência, mesmo assim ainda bastante vermelha.
viewtopic.php?f=53&t=909&p=12803#p12803" onclick="window.open(this.href);return false;
Abs