Ajuda com Dionaea - Folhas ficando escuras

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Jane
Newbie
Newbie
Agradeceu: 8 vezes

Ajuda com Dionaea - Folhas ficando escuras

Mensagem por Jane »

Gostaria de obter ajuda para perceber se isto poderá ser normal ou se há algo de errado com a minha dionaea. Troquei o substrato dela (comercial) para musgo esfagno + perlita, há 2 semanas.
Também comecei, aos poucos a aumentar a sua exposição solar pois onde estava inicialmente apanhava pouco sol. Ela está dentro de casa mas houve uma manhã que ficou na rua, no sol, poderá ter sido essa a causa das folhas assim? Será que queimou a folha? Também estava algum vento nesse dia, poderá ser disso?
Em Portugal agora estamos no Verão poderá estar a apanhar demasiado calor? Ela apesar de tudo, ela parece continuar a crescer novas armadilhas e a alimentar-se. Em relação á água, só dou água destilada ou da chuva pois aqui a água da torneira tem muito cloro e minerais.
Não estou a conseguir perceber o que posso estar a fazer errado.
Amo esta planta e não a quero deixar morrer!
Muito obrigado pela vossa ajuda.

Imagem

Imagem

Imagem

Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 739 vezes
Agradecimentos: 1956 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

pode ser que as folhas sentiram a exposição solar, a aclimatação ainda não estava e teve estes efeitos. *pode ser.

importante, dê atenção aos novos brotos. nos mantenha informados daqui para frente do que virá. : joia :

ela tem que vir agora de todo bem, boa sorte,

Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Jane
Newbie
Newbie

Mensagem por Jane »

Muito obrigado! Devo fazer alguma coisa nessas armadilhas e folhas escuras? Cortar ou não fazer nada?

Senhor Bellsprout
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Agradeceu: 65 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por Senhor Bellsprout »

Jane escreveu: 31 Ago 2024, 09:46 Muito obrigado! Devo fazer alguma coisa nessas armadilhas e folhas escuras? Cortar ou não fazer nada?
Você não precisar cortar agora, pode esperar ficar tudo preto e seco ou só deixar quieto, pois é mais por estética do que manutenção da vida da planta.

Seja a mudança que você quer ver no mundo.
Jane
Newbie
Newbie

Mensagem por Jane »

Olá, passando por aqui para dar mais novidades da minha dionaea, parece estar melhor e estão nascendo mais brotos novos, mas também estão nascendo algumas folhas estranhas que parece não têm armadilhas (3ª foto).

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)

Pelo contrário, uma boa noticia a você. é a formação de um novo rizoma, se não estou enganado.

as folhas do broto repare que estão dobradas, aguarde ela abrir por todo. é naquela ponta dobrada que está a armadilha.

nas de baixo, tudo indica ser um rizoma, ou seja uma nova muda.

agora um detalhe que já é bom você estar prevenida. aqui estamos prestes a entrar na primavera, onde estão saindo da dormência. vcs de Portugal, prestes a entrar no inverno, época de dormência. então pode ser que logo venha a dormência aí com você. já fique observando.

Jane
Newbie
Newbie

Mensagem por Jane »

Muito obrigado! Que bom ter uma nova muda!
E realmente Os dias aqui já estão a ficar mais frescos, para além de ter atenção á quantidade de água e continuar a deixá-la no sol o máximo possível, o que mais devo ter em atenção caso a planta entre em dormência?
Para não estressar a planta, certamente só devo separar essa nova muda lá para a próxima Primavera quando ela sair da dormência e estiver plena, certo?

Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)

diminuir água, demais continuar tudo igual.

só mexa após inverno. você só não deve mexer no inverno ou próximo ao inverno.

Responder