uma péssima notícia.
hoje ao olhar, reparei que era só uma que tenho que estava assim, uma Nepenthes Wrigleyana.
observei que tinha poucos ascidios e pequenos aparentando planta sem energia, isso é grave.
ultimas folhas, sem ascidios, muito estranho.
pensei pode ser algo nas raízes, tenho que conferir. retirei a planta e foi batata... raízes com nematóide. isso iria pouco a pouco matar a planta,
Nematóide é uma doença das raízes, deixa as raízes gordas, não permite o desenvolvimento.
como já estava fazendo.
fui obrigado a cortar tudo. fazer tudo novos brotos basais e apicais (tinha três brotos).
todo o substrato e vaso jogar fora. preste atenção, jogar tudo fora! senão repassa a nova planta que usar aquele vaso e aquele substrato.
onde você pensa que está seco, não está. isso é lignificação, comum nas nepenthes. corte e faça estacas dela tbm. já ciente que estas demoram mais aa aparecer broto.
resumo, compre copo de isopor uns 200ML, use 70 sphgnum e 30 perlita (*meu costume para com broto. não sphagnum puro ou água. mas só um 1/3 de perlita. isso para com estacas) obs. esse é meu jeito... e deixo em local de pouco sol e sendo sol fraco da manhã ou tardinha.

baita jornal! espero lhe ajudar. faça estas de tudo, se livre do substrato e do vaso. *vaso para você desinfectar é trabalho, melhor comprar outro.
Assim foi meu causo, tem tudo para ser o seu...
Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.