Folhas avermelhadas em Nepenthes

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Mranzoti
Newbie
Newbie

Folhas avermelhadas em Nepenthes

Mensagem por Mranzoti »

Olá, boa noite. Este será o meu primeiro tópico no forúm e fico contente em poder participar desta comunidade de fãs de plantas carnívoras.

Sou iniciante, e adquiri duas Nepenthes: uma Maxima e uma Graciflora (ao menos, imagino que seja graciflora: a floricultura da qual adquiri a planta não específicava sua variedade, constando apenas como "Nepenthes"). As coloquei num local em que tomam sol indireto, próximas de uma porta, e rego e borrifo com água filtrada, dia sim, dia não. Ambas possuem substrato de musgo esfagno (a "graciflora", no caso, veio plantada em terra, e eu realizei a troca do substrato recentemente, mas mantive um pouco da terra nas raízes para que ela não "sentisse" muito - já me deu uma folha desde então, logo imagino que nesse sentido, tudo ocorreu bem). Entretando, as duas estão com manchas avermelhadas em suas folhas.

Na "graciflora", adquirida há mais tempo, resolvi aplicar um fungicida em suas folhas logo nos primeiros dias, apenas por precaução, e percebi que nenhuma das manchas avançou desde então. Além disso, existem algumas manchas esbranquiçadas nas folhas mais velhas: poderia se tratar de cloro? Eu a rego apenos com água filtrada e percebi que, nas folhas recentes, geradas depois que a trouxe para casa, essas manchas não estão presentes. Ou poderia se tratar de algo mais grave, como um fungo ou algo do tipo?

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Já a Maxima, adquirida recentemente, está com algumas de suas folhas bem avermelhadas, constando também alguns pontos amarelados, bastante diferente das demais. Também apliquei um fungicida, por precaução. Do que eu tenha notado, não percebi nenhuma das manchas evoluíndo desde que a adquiri.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Agradeço a atenção e aguardo respostas. Muito obrigada!

marcio_costa
Newbie
Newbie
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por marcio_costa »

Bom, existem pessoas aqui mais experientes e podem te ajudar melhor, mas ao meu ver, ambas a manchas são comuns.
As folhas avermelhadas são normais em algumas espécies de nepenthes e não existe motivo para se preocupar. As manchas amareladas me parece ser de folhas envelhecidas, o que é normal também, porém, se não for apenas nas folhas mais velhas, pode ser frio, já que são plantas de locais quentes.

Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 739 vezes
Agradecimentos: 1956 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

pequenas manchas nas folhas de cima é sinal de picada de insetos sugadores, isso é praticamente normal.
nas debaixo, é a maxima, como já dito é outra variedade e as folhas ficam tom avermelhado leve. estranho a parte qto ao amarelo... foi nesse que você aplicou o inseticida, se não reaplique.

estão em sol, poucas horas por dia?

Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Mranzoti
Newbie
Newbie

Mensagem por Mranzoti »

Edson Poscai escreveu: 09 Jun 2024, 17:24 pequenas manchas nas folhas de cima é sinal de picada de insetos sugadores, isso é praticamente normal.
nas debaixo, é a maxima, como já dito é outra variedade e as folhas ficam tom avermelhado leve. estranho a parte qto ao amarelo... foi nesse que você aplicou o inseticida, se não reaplique.

estão em sol, poucas horas por dia?
Ainda não apliquei inseticida nelas, só um fungicida. As amarelas, do que eu pude perceber, não evoluíram - se mantiveram do mesmo tamanho desde que a ganhei.

As deixo num local onde tomam somente sol indireto, contudo, não sei qual era a condição da Maxima na floricultura da qual foi comprada (a compra foi pela internet).
Editado pela última vez por Mranzoti em 10 Jun 2024, 13:51, em um total de 1 vez.

Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 739 vezes
Agradecimentos: 1956 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

sim, só aplicação do fungicida tá ótimo. : joia :

alguns outros casos, qdo aplicado inseticida é aplicação somente do sbp a base de água com distancia (minimo uns 30cm). mas este outros casos ou se você notar algo que seja bom tbm reforçar.

Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder