Fazendo estaquia de Nepenthes Graciliflora na água (in aqua) e no musgo

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
Senhor Bellsprout
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 297
Registrado em: 09 Nov 2015, 14:20
Localização: Itabela Bahia Brasil
Agradeceu: 50 vezes
Agradecimentos: 78 vezes

Fazendo estaquia de Nepenthes Graciliflora na água (in aqua) e no musgo

Mensagem por Senhor Bellsprout »

Olá! Venho compartilhar algumas das minha experiências ao tentar fazer estaquia de Nepenthes Graciliflora na água e no musgo.

O ínicio de tudo (27/01/2024):
Em 27/01/2024 decide podar uma touceira de três ou quatro plantas que estavam juntas e meio abandonadas. Cortei as estaquias seguindo o número mínimo de três folhas por estaca (quando via que a estaca ficaria muito pequenininha eu deixava mais de três algumas têm umas 6).
Erros cometidos nessa fase: Usei uma tesoura de cortar papel e um estilete, por a tesoura ser fraca demais pra cortar os galhos, alguns ficaram com o local do corte meio destroçados, não um corte limpo e retinho para diminuir a área exposta, além disso, não prestei muita atenção na higienização das lâminas com alcool. Além disso fiz o corte na diagonal, porém vi aqui no site algo que me parecia ser melhor, cortar reto e tirar um pouco da casca e deixar a parte interna exposta, vacilei...


Manutenções que realizo:
De dois em dois dias olho se tem água e se o musgo está umido. Semanalmente eu troco a água dos potes, exceto do aquário. As estacas receberem sol da manhã e depois das 11h, mais ou menos, só luz indireta, com exceção das plantadas no musgo que recebem um pouco de luz do meio dia, mas cobertadas por folhas de outras plantas.



Recipientes onde as estacas estão:
  • Vasos com musgo sphagnum com isopor e areia: maioria esmagadora eram estacas que possuiam brotos já grandinhos, brotos basais ou ponteiras das estacas.
  • Aquário com pedriscos e água: maioria esmagadora era estacas comuns de três ou mais folha, quase metade era formado por ganho já secos, parte mais "amadeirada" da planta. Observação importante: Só coloquei os pedriscos na inteção de deixar as estacas em pé, como se fosse um substrato inerte, pois muitas delas eram pequenas de mais, mesmo tendo mais de três folhas, além disso, esse aquário foi posto dentro de um saco plástico transparente para deixar mais úmido e quente.
  • Dois pote plástico transparnte: maioria são estacas verdes de três folhas ou mais. Pouquíssimas estacas de brotos ou amadeiradas.
  • Pote plástico preto: maioria são estacas verdes de três folhas ou mais. Pouquíssimas estacas de brotos ou amadeiradas.
ImagemImagemImagemImagem

14 dias depois (12/02/2023):
Tudo certo com as estacas, exceto as que estavam no aquário dentro de um saco plástico, notei mofo nas estacas, começou surgindo nas estacas amadeiradas e que por ventura passaram para as áreas que resecaram das estacas verdes, creio que o ambiente altamente umido e quente, os cortes rusticos nas estacas verdes e o fato de possuir MUITAS estacas já amadeiradas (inclusive desconfio que algumas já estavam mortas na hora do corte), contribuiram para o mofo surgir e se espalhar:
Imagem Imagem

Apesar disso, não removi as estacas mofadas.


19 dias depois (17/02/2023):
No 17 era o dia das trocas de água, então tive algumas surpresas boas e ruins:
Surpresas boas:
  • Notei várias estacas com brotos, em especial as que estavam nos potes pretos e transparentes (desconsidere as que estão no musgo pois, como havia dito, eram maioria brotos ou ponteiras).
  • As estacas no musgo continuam vivas, tive poucas perdas até então, só duas estacas, uma das que não eram brotos formou um (Imagem 1).
  • Encontrei algumas raízes em uma das estacas que estava no vaso preto (Imagem 2).
Imagem 1 - Estacas no musgo:
ImagemImagemImagemImagem
Imagem 2 - Estaca com raiz (vaso preto):
Imagem

Surpresas ruins:
  • O vaso preto, antes era um bog, logo, tinha um furo para vasão de água, por isso o nível de água era baixo se comparado com os outros vasos, infelizmente não me toquei que alguns galinhos ficaram fora da água e murchando, por isso acabei trocando por um pote de sorvete que tinha aqui (Imagem 3).
  • A pior de todas, TODAS as estacas amadeiradas estavam com fungo, mas mesmo assim não quis remover, pois notei que em umas duas tinham soltado uma SUPOSTA raiz, então passei uma água nas estacas pra vê se tirava um pouco do mofo e coloquei de volta, sei que isso não vai matar o mofo só queria dá uma limpada. Mesmo que eu perca as outras estacas verdes quero ver onde isso vai dar (Imagem 4).
  • A água do aquário estava muito sujeita, então decidi remover a água (coisa que não havia feito com ele) e removi os pedriscos (Imagem 5).
  • Não vi NENHUMA estaca do aquário com brotos, ao contrário das outras.
Imagem 3 - Estacas secas e vaso com furo:
ImagemImagem
Imagem 4 - Estacas mofadas do aquário:
ImagemImagem
Imagem 5 - água suja do aquário:
Imagem


Considerações de 17/02/2024
  • Até agora estou gostando de testar o método em água, é MUITO BARATO, não sei quantas estacas eu fiz, mas com certeza passou das 150, ou até mesmo mais que 200. Porém o no musgo tem me dado menos trabalho, só preciso molhar e deixar quieto, as estacas na água além de trocar a água "passo a mão" dentro do pote pra tirar um pouco da sujeira e esquichar água nas bases das estacas pra tirar alguma sujeirinha, faço isso pois me disseram se formar cianobactéria, elas irão roer as raízes.
  • Me pergunto se usar vasos escuros aceleram o processo de aparecimento das raízes... Quero testar isso um dia.
  • Me arrependi de ter colocado as estacas no aquário dentro do saco plástico, penso que por ter feito isso com tantas estacas amadeiradas tenha condenado elas, as amadeiradas que estavam nos outros potes deram pouquíssimo mofo, até vi em algumas das verdes, mas não chega ao pés das que estava no aquário com saco. Fora que NENHUMA deu brotos...
  • Uma coisa que eu ACHO estar fazendo errado: NÃO estou borrifando água nas estacas, noto que os aspecto das folhas das que estão no aquário estão mais bonitas, creio que a umidade dentro do saco tem ajudado, vou mudar isso a partir do dia 18.
Por hora é isso, ireia atualizar esse poste futuramente, até mais : joia :


Seja a mudança que você quer ver no mundo.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

noto algo,

- estacas lignificadas são realmente mais difíceis,
- o deixar em água e o plantar direto, aparenta ser algo que bate com cada um.

boa sorte aí. foi ótimo a sua apresentação em participação com o grupo. : joia : : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Senhor Bellsprout
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 297
Registrado em: 09 Nov 2015, 14:20
Localização: Itabela Bahia Brasil
Agradeceu: 50 vezes
Agradecimentos: 78 vezes

Mensagem por Senhor Bellsprout »

Valeu Edson! Fico feliz em contribuir de alguma forma. Realmente as lignificadas ainda não deram nenhum broto, ao contrário das que estão verdes.


Seja a mudança que você quer ver no mundo.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem