Depois de 2 anos de altos e baixos e um pouco de negligência de minha parte em alguns momentos ela encontra- se na seguinte situação:
Matriz cresceu muito, parou de dar jarros e virou uma mega trepadeira se enroscando em tudo, possivelmente uma resposta ao estresse talvez? Foi crescendo e dando folhas cada vez menores até que uma já nasceu mortinha e parou de crescer. Mesma coisa ocorreu com um broto basal deu poucos jarros cresceu absurdamente e parou.
Depois que eu troquei ela de vaso e substrato nasceram outros 3 brotos basais, 2 deles dando jarrinhos e um deles é mais debilitado, não da jarros só cresce.
A matriz e o 1o broto basal não deram sinal de "morte" desde que pararam de crescer, folhas verdes e saudáveis aparentemente só chegaram ao máximo que eles conseguiram eu acho. Eu não retirei os brotos pois no momento oportuno para faze-lo, que foi a troca de substrato, a planta parecia estar bem fragil e, com medo de fazer besteira não tirei.
Conclusão:
Queria saber dos senhores, deveria tirar os brotos basais e fazer estaquia? Estava pensando em mudar ela de lugar e coloca-la pendurada porém não sei se vale a pena mudar já que está há 2 anos no mesmo local. Quero mudar pois julgo que ela da poucos jarros em relação ao tamanho dela mesmo com boa umidade.( aqui em brasília é bem seco então com certeza influencia né)
Outra coisa que eu venho observado é a inconsistência em relação a forma e tamanho dos jarros, deve ser normal né? Porém esses dias ela deu um que parece um jarro de viking (?????). Emfim é isto galera perdão pelo texto enorme; segue algumas fotos dela e do jarro peculiar