nepenthes com folha amarelando

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
Kore
Newbie
Newbie
Mensagens: 24
Registrado em: 13 Dez 2022, 08:58
Localização: São Paulo
Agradeceu: 60 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

nepenthes com folha amarelando

Mensagem por Kore »

Adquiri em meados de novembro uma nepenthes alata (que por aqui descobri que agora é Graciliflora, certo?), estava sem os jarros, porém desenvolvendo novos(literalmente brotinhos)... Após umas três semanas percebi o tronquinho dela e as folhas mais próxima a raiz começando a amarelar, fuçando por aqui cheguei em umas 4 conclusões:
1 – Rega excessiva;
2 – Sofrendo com a aclimatação;
3 – Grande demais para o vaso;
4 – Necessário a troca de substrato.

Logo, diminui as regas, o que ocasionou que o jarrinho dela esvaziou e eu achando que as formigas eram futuras vitimas em potencial, estavam na verdade era roubando a comida dela kkk, então providenciei há 2 semanas troca de vaso e do substrato e movi ela para mais próximo da janela do banheiro, onde vai poder receber a umidade que sair de lá após os banhos.
Só que agora, passado esse tempo todo, eu vejo que aparentemente ela ainda esta sofrendo com a aclimatação? Eu moro em São Paulo e nessas últimas semanas está extremamente inconstante o clima por aqui, só precisa nevar, porque em um dia você sai de um extremo para outro facil, mais resumindo, chove bastante nos últimos dias e quase nada de sol... Quanto tempo seria necessário para ela aclimatar?
Fora isso, eu deveria ter retirado todo o esphagnum que estava nela anteriormente? Porque vi que as raizes estavam em volta dela, então tirei o máximo que pude e coloquei no novo substrato, que aliás é composto por sphagnum, perlita, casca de arroz carbonizado e vaso de 30cm.
E estou tendo outro problema, desde que eu a peguei, apenas 1 vasinho se formou, que era um que já estava em desenvolvimento desde o garden, estava levemente encaminhado, será que ela esta precisando de algum “adubo”? Vi por aqui alguém indicando adubo de orquidea(não tenho certeza, preciso pesquisar novamente, estou receoso de testar), tem alguém que recomenda o uso? Vejo que tem outro se formando e outros encaminhados de folhas novas(broto), mais talvez demore.
Devo talvez criar alguma estufa pra ela? Ela geralmente pega sol de manhã(quando faz), o das 8hs e deve pegar no máximo 1h, até porque a área que tenho disponível o momento que bate sol mesmo é nos horário mais fortes, onde talvez acabe prejudicando e queimando as folhas? Por hora, mantenho no mesmo local mencionado, mais ainda assim com bastante iluminação indireta.

Enfim, estou sofrendo por antecipação? Por ser recente a troca do substrado? As fotos 1 e 2 são de quando comprei e as 3, 4 e 5 logo apos o replantio.

É isso e obrigado pessoal :)ImagemImagemImagemImagemImagem

Enviado de meu moto g(20) usando o Tapatalk



Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6343
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1939 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Enfim, estou sofrendo por antecipação? Por ser recente a troca do substrado? As fotos 1 e 2 são de quando comprei e as 3, 4 e 5 logo apos o replantio.
em resumo, sim. agora com a troca substrato, haverá mais alguns dias ela aparentando alguns ascidio secar, folhas mais abaixo amarelar, etc, não se incomode. tipo readaptação.

você deve sim molhá-la bem, se possivel 2 vezes ao dia só as folhas e ascidios e dia sim dia não bem o substrato até vasa abaixo. (dependendo da região, poderá tbm ter que molhar o substrato diariamente). não se incomode ou se preocupe com água nas folhas. no substrato toque se sentir que é bem vindo molhe. vi que colocou bastante perlita então haverá drenagem boa.

sol é uma preocupação, indicamos somente o sol da manhã ou o da tarde. se local onde sol em mais tempo, usar cobertura sombrite.

teve troca de substrato, você mexeu com ela. ela pedirá uns dias de descanso para depois reativar. (*outras palavras)

se ficou alguma dúvida, deixa abaixo, o texto é gde, para eu lembrar de tudo é dificil, vou respondendo por partes.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Kore
Newbie
Newbie
Mensagens: 24
Registrado em: 13 Dez 2022, 08:58
Localização: São Paulo
Agradeceu: 60 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Kore »

Edson Poscai escreveu: 15 Jan 2023, 17:17
Enfim, estou sofrendo por antecipação? Por ser recente a troca do substrado? As fotos 1 e 2 são de quando comprei e as 3, 4 e 5 logo apos o replantio.
em resumo, sim. agora com a troca substrato, haverá mais alguns dias ela aparentando alguns ascidio secar, folhas mais abaixo amarelar, etc, não se incomode. tipo readaptação.

você deve sim molhá-la bem, se possivel 2 vezes ao dia só as folhas e ascidios e dia sim dia não bem o substrato até vasa abaixo. (dependendo da região, poderá tbm ter que molhar o substrato diariamente). não se incomode ou se preocupe com água nas folhas. no substrato toque se sentir que é bem vindo molhe. vi que colocou bastante perlita então haverá drenagem boa.

sol é uma preocupação, indicamos somente o sol da manhã ou o da tarde. se local onde sol em mais tempo, usar cobertura sombrite.

teve troca de substrato, você mexeu com ela. ela pedirá uns dias de descanso para depois reativar. (*outras palavras)

se ficou alguma dúvida, deixa abaixo, o texto é gde, para eu lembrar de tudo é dificil, vou respondendo por partes.
Ah entendi Edson, obrigado por esclarecer, ajudou bastante com as informações. Eu tinha mais duvidas em relação a adubo, se devo usar ou não, por hora, eu prefiro não usar, tenho receio de talvez ela não produzir os vasos(serio ascidio o nome?) Vou dar uma olhada melhor no forum e se acho informações sobre para mais na frente verificar a necessidade. ;)
Editado pela última vez por Kore em 16 Jan 2023, 10:41, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6343
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1939 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Ah entendi Edson, obrigado por esclarecer, ajudou bastante com as informações. Eu tinha mais duvidas em relação a adubo, se devo usar ou não, por hora, eu prefiro não usar, tenho receio de talvez ela não produzir os vasos(serio ascidio o nome?) Vou dar uma olhada melhor no forum e se acho informações sobre para mais na frente verificar a necessidade. ;)
sugestão, aguarde o resultado da troca de substrato. em nep, demora mais, fique preparado.

qual a sua nep? graciliflora? tem mais, outros vasos? senão o osmocote não adianta. só vendem de muito. qdo busquei...

para graciliflora não precisa. as que o adubo ajuda, você tem que tomar cuidado na dosagem,


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Kore
Newbie
Newbie
Mensagens: 24
Registrado em: 13 Dez 2022, 08:58
Localização: São Paulo
Agradeceu: 60 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Kore »

Ok, confesso que estou sofrendo um pouco vendo ela ficando amarelada e meio bate um certo desespero, mais vou mante-la paradinha no mesmo local, seguir com as regas e observar... Vejo os ascideos e estão desenvolvendo normal, então, deve estar só sofrendo mesmo com a readaptação, voltou a fazer bastante sol, pode ser que ela comece a reagir.
Edson Poscai escreveu: 16 Jan 2023, 17:18 qual a sua nep? graciliflora? tem mais, outros vasos? senão o osmocote não adianta. só vendem de muito. qdo busquei...
para graciliflora não precisa. as que o adubo ajuda, você tem que tomar cuidado na dosagem,
Sim, comprei com o nome alata, mais vendo por aqui vi que mudou para glaciliflora. Tenho apenas essa, é a minha segunda carnivora(a outra é uma dionaea), vejo que tem várias mudas no mesmo vaso, de repente seria interessante eu separa-las? Sobre o adubo, ok, vou por hora apenas observar mesmo. Obrigado.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6343
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1939 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

adubo usamos somente em nepenthes. por vezes, excepcionalmente alguma sarracênia.

graciliflora é a mais comum precisa adubação. nenhuma delas pede, mas algumas o adubo é bem vindo...

você já fez todo possivel para com sua graciliflora. agora é paciência. administrar bem a água e sol,


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem