O Caos escreveu: ↑27 Nov 2022, 03:21
Olá, sei que cultivo indoor é um tópico já comentado no fórum, porém ele ainda é muito pouco desenvolvido e escasso, por isso, vim aqui pedir ajuda sobre algumas informações básicas relacionadas a luz:
*Iluminação: Quais tipos de iluminação devo usar? Tenho uma lâmpada full spectrum 28w, eu precisaria de uma lâmpada branca fria para ter o máximo de proveito? Qual deve ser a distância adequada da luz para planta? Qual deve ser o tempo de exposição que a planta deve tomar?
Qualquer informação extra (não sendo necessariamente sobre a luz) é super bem vinda e necessária!!!
Vou te falar sobre minha experiência com cultivo indoor.
As lâmpadas que uso são Led da Philips para uso residencial, cada uma possui 15 watts e 1520 lúmens, uso três de 6500 K (branca) e duas de 2700 K (amarela), cinco lâmpadas no total para um cultivo de 60 cm de comprimento e 40 de largura.
Concerteza lâmpadas full spectrum são melhores que lâmpadas led comuns, mas eu aconselharia a colocar leds brancos junto com as Full spectrum, pelo fato de você conseguir visualizar melhor suas plantas, já que lâmpadas para plantas são de tons lilás, e nesse espectro de cor os nossos olhos tem dificuldade de enxergar com detalhes.
A distância pode variar de acordo com o calor produzido pela lâmpada, existe um equilíbrio entre aproveitar o máximo de luz possível, sem queimar a planta, talvez você irá precisar fazer alguns testes para achar esse equilíbrio, mas como uma base, mantenho as minhas 15 cm acima das plantas, numa bandeja aberta, e próximo da janela, o que ajuda bastante na troca de ar para não ficar muito quente.
O tempo de exposição no meu cultivo são de 14 horas, deve levar em conta que nenhuma iluminação artificial pode alcançar o potencial do sol, então compenso com um tempo de exposição maior, e tem sido o suficiente pras minhas plantas, no geral ficam bem vermelhas.
Existem algumas questões que você deve fazer.
Qual o tamanho do cultivo que você pretende ter?
O quanto você pode investir nesse cultivo? Afinal cultivo indoor acaba gastando energia elétrica, além de que, lâmpadas full spectrum ou de alta eficiência não costumam ser baratas.
Quais espécies pretende cultivar? Leve em consideração que cada espécie possui um tamanho diferente, espécies que crescem muito ficarão mais propensas a se queimar nas lâmpadas, isso exigirá um pouco de planejamento para manter as menores mais ao centro do cultivo e as maiores mais nos cantos para não absorverem tanta radiação.
Enfim, apenas algumas considerações.