

Siga o conselho do Ennioenniolima escreveu: ↑12 Set 2022, 19:59 Olá. Parece uma drosera intermedia, e já adianto que nesse substrato ela não vai pra frente, ideal trocar o mais rápido possível, usar musgo sphagnum puro ou misturado com perlita. Pela coloração muito verde, estava tomando pouco sol, após a troca do substrato ir aumentando gradualmente a exposição solar, não colocar de uma vez, faça a aclimatação primeiro.
Eu costumo comprar musgo no mercado livre, geralmente quando chega você tem que fazer uma limpeza no substrato antes, retirar folhas e galhos, alguns cultivadores fervem também, eu prefiro não ferver pois o substrato se degrada mais rápido após a fervura. Mas vê se acha por aí em floricultura mesmo, lojas de orquídeas por exemplo, pois comprando online pode demorar a chegar e a planta não aguentar até lá.cdoc escreveu: ↑12 Set 2022, 21:02 Agradeço pelas dicas, pois eu ainda estou bem perdida. Como faço a aclimatação? Já que ela foi trazida de MG para o RS, isso influencia, né? Ainda bem que o frio intenso já está passando. Sobre o substrato, alguma sugestão de onde comprar online? E, já que é necessário trocá-lo, vocês recomendam trocar o vaso também? Alguma dica quanto às regas?
Você parece ter feito um bom trabalho, com relação aos pontos brancos talvez sejam pulgões, se não forem muitos, vá removendo com um palito de dentes umidecidos em água para conseguir segurar eles, e a planta ficará bem.cdoc escreveu: ↑18 Set 2022, 03:38 Olá, gente. Hoje troquei o antigo substrato por musgo sphagnum puro. Primeiramente, removi os galhos e folhas do musgo, fervi em água filtrada por 4min e escoei. Enquanto esperava esfriar, removi cuidadosamente o substrato velho, lavei as raízes das plantas e podei as folhas secas com uma tesoura previamente esterilizada. Havia muitas folhas secas, mas as raízes pareciam íntegras e compridas. Depois de lavar o vasinho, coloquei o musgo sem apertar muito e, por fim, acomodei as plantas.
Ademais, tenho deixado um prato com água filtrada e estou realizando a aclimatação.
Uma preocupação que surgiu está relacionada com alguns pontinhos brancos minúsculos que encontrei nas folhas. Tentei remover todos que encontrei, não eram muitos. Acredito ter visto esses pontinhos no antigo substrato também, mas não tenho certeza se tratam-se da mesma coisa. Isso pode ser um problema?
Ah, o que vocês acham de alimentar as plantas com ração de peixe beta? Nessa situação em específico, não sei se ajudaria elas a recuperarem as forças ou teria o efeito contrário, já que estão frágeis.
Por hora, é isso, espero que as plantas se adaptem. Em breve, postarei mais atualizações.
![]()