Ajuda com ID de Dioneia

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
SRDoki
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 06 Jul 2020, 17:02
Localização: Pelotas - RS
Agradeceu: 1 vez

Ajuda com ID de Dioneia

Mensagem por SRDoki »

Olá pessoal, gostaria da ajuda de vocês para identificar essa Dioneia. Comprei ela em torno da metade do ano passado e recentemente ela tem desenvolvido folhas cada vez maiores (moeda para escala), estou seguindo as dicas de cultivo do livro "The Savage Garden" (gostei muito, recomendo) e ela parece estar respondendo bem. Não sei dizer se tem mais de uma planta nesse vaso, as folhas menores parecem estar ligadas ao mesmo rizoma (pelo menos quando troquei o substrato original era uma planta só, pode ter se dividido). Estou usando sphagnum puro como substrato. Desde já agradeço a ajuda!

Imagem


Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 442 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

SRDoki escreveu: 26 Abr 2022, 16:43 Olá pessoal, gostaria da ajuda de vocês para identificar essa Dioneia. Comprei ela em torno da metade do ano passado e recentemente ela tem desenvolvido folhas cada vez maiores (moeda para escala), estou seguindo as dicas de cultivo do livro "The Savage Garden" (gostei muito, recomendo) e ela parece estar respondendo bem. Não sei dizer se tem mais de uma planta nesse vaso, as folhas menores parecem estar ligadas ao mesmo rizoma (pelo menos quando troquei o substrato original era uma planta só, pode ter se dividido). Estou usando sphagnum puro como substrato. Desde já agradeço a ajuda!

Imagem
Se quando você comprou não havia ID, muito provavelmente seja apenas considerada uma Dionaea típica, isso só poderia mudar se a pessoa que lhe vendeu pudesse lhe dizer se ela seria algum cultivar.


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Avatar do usuário
SRDoki
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 06 Jul 2020, 17:02
Localização: Pelotas - RS
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por SRDoki »

aquis escreveu: 26 Abr 2022, 19:44 Se quando você comprou não havia ID, muito provavelmente seja apenas considerada uma Dionaea típica, isso só poderia mudar se a pessoa que lhe vendeu pudesse lhe dizer se ela seria algum cultivar.
Entendo, achei que não fosse uma típica porque não sabia que elas podiam ficar tão grandes. Em relação a outras que já tive, essa é a maior até hoje. Obrigado pela ajuda! (Que bizarro, se uma típica pode chegar a esse tamanho, nem consigo imaginar uma B52 :shock: )


cpdrosera
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 38
Registrado em: 03 Jan 2022, 09:35
Localização: Belo Horizonte, MG
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 23 vezes
Contato:

Mensagem por cpdrosera »

Na verdade, nada impede que uma típica seja muito maior do que uma B52!
A B52 é um cultivar registrado, e toda planta que não é registrada como cultivar é considerada "típica".
Então o que aconteceu é que alguém estava criando dionéias, viu um exemplar grande e com algumas características que achou interessante, foi lá e registrou como cultivar B52. A partir daí apenas apenas cópias clonais (por divisão, leaf cutting, etc) daquele *indivíduo* específico que foi registrado como B52 podem ser chamadas de B52. Mas com certeza existem outros exemplares por aí que não são clones da B52 e que são muito grandes... às vezes a sua é um desses


Fotos das minhas plantas: https://www.instagram.com/carnivorasdeminas/
Avatar do usuário
SRDoki
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 06 Jul 2020, 17:02
Localização: Pelotas - RS
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por SRDoki »

cpdrosera escreveu: 27 Abr 2022, 10:05 Na verdade, nada impede que uma típica seja muito maior do que uma B52!
A B52 é um cultivar registrado, e toda planta que não é registrada como cultivar é considerada "típica".
Então o que aconteceu é que alguém estava criando dionéias, viu um exemplar grande e com algumas características que achou interessante, foi lá e registrou como cultivar B52. A partir daí apenas apenas cópias clonais (por divisão, leaf cutting, etc) daquele *indivíduo* específico que foi registrado como B52 podem ser chamadas de B52. Mas com certeza existem outros exemplares por aí que não são clones da B52 e que são muito grandes... às vezes a sua é um desses
Certo, obrigado pela informação, vou ficar de olho no tamanho das folhas, cada uma que nasce parece maior que a outra (não estou reclamando :lol: ). Vou aproveitar e ver se ela se dividiu, caso tenha se dividido vou colocar em dois vasos.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem