Oi pessoal, tudo bem? Recentemente eu me mudei para um apartamento e aqui pega muito pouco sol, tempo muito inferior de luz do que o necessário para as Dionaeas, que sou apaixonado. Gostaria de tentar o cultivo através de iluminação artificial, mas não tenho experiência nenhuma com isso. Vi alguns tópicos aqui no fórum, mas ainda não cheguei a uma resposta concreta. Que tipo de lâmpada devo utilizar? LED comum? Qual a potência ideal? Visto que, inicialmente, pretendo fazer o teste com uma planta apenas. Vi um post de um usuário que usou as seguintes configurações:
* Lâmpada econômica (pode ser compacta ou tubular, depende do número de plantas);
* Luz branca, também chamada de "luz do dia". Isso significa ter um temperatura de cor de 6500K. Esse espectro fornece cores boas para crescimento e avermelhamento das armadilhas. Diz-se que, para promover o florescimento, a temperatura de cor teria que ser 2300K, ,as ainda não me aventurei nesse campo;
* Estou usando agora uma lâmpada de 15W, o que equivale a uma incandescente de 75W;
* O fluxo luminoso é de 887 lumens;
*e a eficiência luminosa é de 62,9lm/W
* 16 horas de luz
* de 10 a 15cm de distância
No entanto, a lâmpada LED supre as necessidades da planta? Quer dizer, pelo pouco conhecimento que tenho em biologia, elas necessitam de radiação ultravioleta e infravermelho para crescer e o LED comum não emite esses espectros. Também li um pouco a respeito da Led Grow, mas também vi algumas pessoas dizendo que são ineficazes, enfim, não cheguei a uma resposta concreta. Se alguém com experiência nesse ramo pudesse me ajudar, ia ser ótimo, sou bem leigo nessa área. Obrigado desde já!
Dúvidas cultivo indoor
-
- Newbie
- Agradeceu: 8 vezes
- Agradecimentos: 1 vez
- CauPlantas
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 405 vezes
- Agradecimentos: 251 vezes
Também sou leigo no cultivo indoor e na biologia, mas até onde sei as plantas aproveitam melhor para fotossíntese a luz da faixa do azul e do vermelho. Não sei se o IR ou o UV são necessários nesse processo, mas podem ser importantes para outros.
Também estou experimentando com uma lâmpada LED 6500K de 15W, desde umas 2-3 semanas. Não obtive muitos resultados.
Por aqui percebo que ela emite um certo calor e isto pode ser prejudicial para as minhas mudas, já que a lâmpada está a uns 15 cm de distância.
Também estou experimentando com uma lâmpada LED 6500K de 15W, desde umas 2-3 semanas. Não obtive muitos resultados.
Por aqui percebo que ela emite um certo calor e isto pode ser prejudicial para as minhas mudas, já que a lâmpada está a uns 15 cm de distância.
"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."
(Carlos Drummond de Andrade)
(Carlos Drummond de Andrade)
-
- Newbie
Também já ouvi falar da importância da faixa do azul e do vermelho para a fotossíntese, vou tentar me informar um pouco mais a respeito e fazer uns testes com lâmpadas LED nesse espectro.CauPlantas escreveu: ↑15 Jul 2021, 17:09 Também sou leigo no cultivo indoor e na biologia, mas até onde sei as plantas aproveitam melhor para fotossíntese a luz da faixa do azul e do vermelho. Não sei se o IR ou o UV são necessários nesse processo, mas podem ser importantes para outros.
Dê uma olhada nesse vídeo, ele fez um cultivo de alfaces na hidroponia usando lâmpadas led. Talvez uma solução para eliminar o calor fosse usar uns daqueles coolers de computador que são bem baratos de conseguir e fáceis de adaptar.
-
- Newbie
Valeu, vai ajudar muito. Vou dar uma boa lida nesse artigo!aquis escreveu: ↑15 Jul 2021, 22:11 Leia esse site, me ajudou bastante.
https://carnivorousplants.org/grow/soil ... ntlighting

-