Vocês conseguiriam identificar este substrato? Seria o tão falado serrapilheira? Adquiri essas plantas em uma floricultura local e queria saber o que tem aqui, se devo trocar e, se for o caso, por qual substrato.
Drosera binata:

N. graciliflora:

Olá Edson. Em verdade não tenho nenhum ingrediente ainda para essa substituição. Vou procurar mesmo a melhor combinação sugerida, sphagnum e perlita, que parece ser consenso aqui no tópico.Edson Poscai escreveu: ↑07 Jul 2021, 18:28 nepenthes tbm sphagnum com perlita. o substrato de nepenthes é possível diversas variações, menciona quais ingrediendites você tem para para composição e ficará mais fácil lhe ajudar.
mas 50:50 sphagnum e perlita tá ótimo.![]()
Arthur, acho que acabei mesmo me deparando durante minhas pesquisas com esse último produto que você mencionou! Valeu pelo alertaArthur Vinicius escreveu: ↑07 Jul 2021, 18:31 Lívio, isso é serapilheira mesmo. É muito utilizado em plantas carnívoras comercializadas, porque é um substrato barato. Porém apresenta alta taxa de decomposição, trazendo prejuízos com o passar do tempo.
Para a sua Drosera, recomendo preparar um substrato contendo musgo sphagnum e perlita ou areia, na proporção mais ou menos de 70% de musgo e 30 % de areia ou perlita.
Você pode utilizar a mesma mistura citada a cima para a Nepenthes, mas é bom saber que Nepenthes não tão são exigentes quanto ao substrato e aceitam outros materiais como os vindos do coco (fibra de coco, pó de coco, chips de coco), casca de arroz carbonizada, carvão vegetal e até mesmo terra vegetal.
Se você fez alguma outra pesquisa, você pode ouvir falar da Turfa, é um excelente material para ser utilizado nas plantas carnívoras, porém é difícil e mais caro de ser achado no Brasil (é mais comum na Europa), mas se você optar por utilizá-lo, olhe a embalagem primeiro, porque muitas marcas adicionam calcário para corrigir o pH da Turfa que é naturalmente ácido (em torno de 3-3,5) para um pH mais neutro (5,5-7,0) e isso pode matar as plantas carnívoras.
Cuidado, pois acredito que o carbonato de cálcio é um corretivo para a turfa. Essa deve ser pouco ácida.L. Rocha escreveu: ↑09 Jul 2021, 22:49Arthur, acho que acabei mesmo me deparando durante minhas pesquisas com esse último produto que você mencionou! Valeu pelo alertaArthur Vinicius escreveu: ↑07 Jul 2021, 18:31 Lívio, isso é serapilheira mesmo. É muito utilizado em plantas carnívoras comercializadas, porque é um substrato barato. Porém apresenta alta taxa de decomposição, trazendo prejuízos com o passar do tempo.
Para a sua Drosera, recomendo preparar um substrato contendo musgo sphagnum e perlita ou areia, na proporção mais ou menos de 70% de musgo e 30 % de areia ou perlita.
Você pode utilizar a mesma mistura citada a cima para a Nepenthes, mas é bom saber que Nepenthes não tão são exigentes quanto ao substrato e aceitam outros materiais como os vindos do coco (fibra de coco, pó de coco, chips de coco), casca de arroz carbonizada, carvão vegetal e até mesmo terra vegetal.
Se você fez alguma outra pesquisa, você pode ouvir falar da Turfa, é um excelente material para ser utilizado nas plantas carnívoras, porém é difícil e mais caro de ser achado no Brasil (é mais comum na Europa), mas se você optar por utilizá-lo, olhe a embalagem primeiro, porque muitas marcas adicionam calcário para corrigir o pH da Turfa que é naturalmente ácido (em torno de 3-3,5) para um pH mais neutro (5,5-7,0) e isso pode matar as plantas carnívoras.![]()
Segue a descrição:
Substrato Sphagnotec 50/50 Turfa + Perlita
Turfa de sphagno, perlita expandida e Carbonato de cálcio.
Pois é, o Arthur já havia alertado sobre a presença de calcário nessas misturas já prontas, que não seria benéfico para a planta. Não fosse o aviso, eu teria me animado para comprar esse produto que mencionei!CauPlantas escreveu: ↑10 Jul 2021, 08:34 Cuidado, pois acredito que o carbonato de cálcio é um corretivo para a turfa. Essa deve ser pouco ácida.
O Arthur poderá te orientar melhor em relação a isso![]()
Lívio ainda bem que você não comprou, como o CauPlantas já havia alertado o carbonato de cálcio é utilizado sim como corretor de pH, ai as plantas carnívoras não aguentam e definham aos poucos. Vai procurando na internet ou até mesmo em floriculturas da sua cidade que você pode achar outras marcas sem adição de calcário ou carbonato. A shoppe é muito boa para comprar, porque tem vários vendedores nacionais e o app oferece cupons para desconto no frete e na compra.L. Rocha escreveu: ↑10 Jul 2021, 12:21Pois é, o Arthur já havia alertado sobre a presença de calcário nessas misturas já prontas, que não seria benéfico para a planta. Não fosse o aviso, eu teria me animado para comprar esse produto que mencionei!CauPlantas escreveu: ↑10 Jul 2021, 08:34 Cuidado, pois acredito que o carbonato de cálcio é um corretivo para a turfa. Essa deve ser pouco ácida.
O Arthur poderá te orientar melhor em relação a isso![]()
![]()