Ajuda: Cuidados com Nep. Graciliflora

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
mathlucena
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 30 Mar 2021, 19:53
Localização: Taboão da Serra/SP
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Ajuda: Cuidados com Nep. Graciliflora

Mensagem por mathlucena »

Boa tarde, pessoal!

Tenho uma N. graciliflora há alguns meses e venho sofrendo pra dar as melhores condições para ela. Num primeiro momento, eu a mantinha suspensa em uma parede próxima a janela, pegando luminosidade indireta pela manhã. Mas percebi que o vento realmente não é uma das melhores amigas dessa espécie... com o tempo os jarros foram secando, até restar apenas um (pequeno).

Depois, tentei adaptá-la ao sol pleno, aos poucos, mas percebi que as folhas começaram a queimar muuuuuito rápido. Agora ela está dentro de casa, pegando pouquissímas horas do primeiro sol da manhã. Ela está crescendo bem, mas não desenvolve os jarros. Os ascídios que começam a brotar são precocemente abortados pela planta. :(

Notei que no mesmo vaso cresceram mais duas "mudas" uma com 9cm e outra miudinha de 4/5cm...

Imagino que a planta esteja sofrendo com o estresse da troca de constante de locais... mas o que me assustou foi que, ao observar o caule da planta "principal", notei que está aparentemente seco, com aspecto de tronco mesmo... isso é normal pelo tamanho dela?

Deixo abaixo algumas fotos para ilustrar melhor:

1. Foto com a planta principal e os dois brotos:
Imagem

2. Foto do caule da planta principal com aspecto de tronco:
Imagem

3. Exemplo de ascídio abortado:
Imagem

4. Foto de algumas das folhas queimadas pelo sol:
Imagem

Pessoal, sei que não existe "fórmula mágica" para recuperar plantas, meu objetivo aqui é descobrir os melhores caminhos a seguir para garantir a saúde dessa lindona.

Desde já, muito obrigado pelo fórum de discussão!

Let's grow!


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Bela planta que tens, parabéns. Os jarros secarem parece ser normal, está ainda se adaptando ao novo local.
Por hora deixa neste local mesmo com o sol da manhã.
A questão dos ascídios é por causa da umidade. Tente borrifar água nela umas 3 vezes por dia.

Sobre o caule lenhoso, é completamente normal. A planta faz isso quando precisa sustentar o peso dela mesmo. Chama-se lignificação.
Quando ela voltar a se recuperar com os ascídios, pode tentar aumentar a incidência solar. Recomendo apenas sol da manhã mesmo.

Por último, como está o substrato? É apenas musgo ou possui alguma outra coisa?

Boa sorte


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
mathlucena
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 30 Mar 2021, 19:53
Localização: Taboão da Serra/SP
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por mathlucena »

CauPlantas escreveu: 01 Abr 2021, 18:44 Bela planta que tens, parabéns. Os jarros secarem parece ser normal, está ainda se adaptando ao novo local.
Por hora deixa neste local mesmo com o sol da manhã.
A questão dos ascídios é por causa da umidade. Tente borrifar água nela umas 3 vezes por dia.

Sobre o caule lenhoso, é completamente normal. A planta faz isso quando precisa sustentar o peso dela mesmo. Chama-se lignificação.
Quando ela voltar a se recuperar com os ascídios, pode tentar aumentar a incidência solar. Recomendo apenas sol da manhã mesmo.

Por último, como está o substrato? É apenas musgo ou possui alguma outra coisa?

Boa sorte
Boa noite, Cau! Tudo certo?

Muito obrigado pelas dicas!

Interessante o processo de lignificação! Realmente não conhecia.

Sobre o substrato, é sphagno puro. Fiz o replante dela há alguns meses, o substrato anterior (também sphagno) aparentava não conseguir manter tanto a humidade mais.


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Beleza, pode deixar assim o substrato. O problema é que com o tempo pode vir a compactar.
Quando for trocar novamente, normalmente recomenda-se colocar chips de coco para deixar o substrato mais aerado e ajudar na fixação das raízes. Mas por hora não se preocupe.

Tinha me esquecido de falar, regas no substrato dia sim e dia não. No frio, pode aumentar o intervalo das regas. Observe quando o substrato começar a perder umidade

: joia :


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem