rthurfr escreveu: ↑12 Mar 2021, 09:50
Arthur Vinicius escreveu: ↑12 Mar 2021, 09:15
Arthur, além do que o Odulebac falou sobre a aclimatização, recomendo trocar o substrato das suas plantas.
Geralmente as plantas carnívoras compradas em comércio (floriculturas, gardens, etc) que não são especializadas vendem no substrato de serrapilheira que é esse onde se encontram suas plantas. É um substrato barato e que segura umidade, por isso é utilizado, porém ele se decompõe muito rapidamente o que não faz bem para sua plantas ao longo do tempo.
Recomendo trocar por musgo sphagnum puro ou misturado com areia de construção, ambos higienizados. Aqui no meu cultivo utilizo a mistura contendo 70% musgo e 30% areia.
é urgente a troca ou posso esperar um pouco? e é normal duas delas estarem sem nenhuma armadilha e bem feinhas?
Olá rthurfr, como vai amigo? Como os amigos sugeriram acima, recomendo a troca imediata do substrato e seguir o processo de aclimatação como recomendaram. O substrato deve ser trocado, pois não sabemos quanto tempo ele já tem, ou até mesmo se possui algum patogeno envolvido nele, como fungos, bactérias, parasitas e etc. Aproveite o trauma que ela já está e faça a troca, geralmente eu faço logo quando compro ou quando recebo dos correios, aproveitando o embalo da debilitação. Nunca cheguei a perder planta alguma com isso. Importante: lave sua dioneia, retire todo substrato presente nas raízes, com o devido cuidado, claro! O motivo das leafs estarem pretas ou sem armadilhas podem ser diversos, excesso de luz e calor, algum patogeno agindo, reciclagem da muda, morrendo... então vale a pena neste momento o que foi sugerido, aclimatação e troca do subs. Logo ela se recuperará!