Filamentos brancos Dionaea

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
Mateus Vagner
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 17 Fev 2021, 15:41
Localização: Belo Horizonte
Agradeceu: 5 vezes

Filamentos brancos Dionaea

Mensagem por Mateus Vagner »

Imagem
Notei que apareceram esses filamentos brancos nas armadilhas das mina D. típica e da minha B52. Apesar de ser branco, não parece ser cochonilha. Estou em dúvida se é fungo ou simplesmente musgo esfagnum seco que agarrou enquanto as armadilhas cresciam. Como as plantas estavam com o desenvolvimento lento, achei que isso poderia estar parasitando elas. Levando isso em conta, resolvi colocar um pouco SBP, na minha típica, só para testar e ver se era algum artrópode. Apliquei pouco inseticida e, como já era quase noite, ela ficou fora do sol. No dia seguinte fui verificar, por volta das 10 da manhã, e todas as armadilhas se fecharam e a planta ficou totalmente preta. Triste. Pelo menos não aplique inseticida na B52.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

aparenta fiapos de sphagnum, é comum isso ocorrer, mais ainda qdo há chuvas onde a mesma ocasiona isso qdo um pouco mais forte.

por precaução passou um inseticida, ok. deu azar infelizmente... o SBP que usou é a base de água, foi bem de leve? dionaeas são sensíveis a SBP já tive problemas aqui tbm a tempos atrás, ficaram folhas manchadas.

não uso mais SBP em dios. recomendo enxofre dimy. a tardinha sem sol, : joia :

se ocorrer novamente o uso de sbp em dios, pulverize com água em seguida, não deixe o liquido do mesmo acima por precaução. toda aplicação de sbp aplicar distância de uns 40-50 cm bem de leve.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Mateus Vagner
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 17 Fev 2021, 15:41
Localização: Belo Horizonte
Agradeceu: 5 vezes

Mensagem por Mateus Vagner »

Obrigado pela resposta. Usei SBP a base de água bem de leve e de uma longa distância para não formar uma camada espessa. Como a imagem mostra, a planta ficou totalmente preta e está morrendo. Fui no rizoma e vi que tinha apenas uma armadilha brotando que não estava preta. Peguei essa armadilha e plantei em outro vaso para ver se por sorte ela consegue formar outra planta. Também retirei a camada superficial do musgo afetada pelo inseticida e replantei a planta escurecida. Acompanharei o broto e a planta para ver se algum se salva.
Imagem


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

o sol anda muito forte onde mora? veja se consegue achar a tela sombrite. se mexeu no planta, retirou do substrato, agora cuidado com o sol! será tipo uma uma planta nova em aclimatação. mas uma aclimatação mais acelerada.

isso é algo pessoal, não leve em consideração... eu não confio nesses vasos, aparenta não subir a umidade necessária.
experimente todo dia por um pouco de água ao redor da planta.

o principal agora é os brotos estarem vindos e bem. somente assim...

Boa sorte,


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Meire
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 93
Registrado em: 12 Jan 2021, 09:22
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 59 vezes
Agradecimentos: 37 vezes

Mensagem por Meire »

Poxa, que coisa =/ tomara que a ela sobreviva.
Se a raiz estiver em boas condições, há uma chance de ela rebrotar.

Vai postando aqui para a gene acompanhar!!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem