Dedicado a plantas carnívoras com troca de informações sobre cultivo, especies, cuidados, pragas, germinação, sementes, doações, fornecedores, como cuidar, como cultivar, como regar. Tudo com fotos e videos.
A apresentação pessoal aqui no Fórum será seu primeiro passo para participação, enquanto não o fizer nenhuma postagem sua será liberada. Pedimos a sua compreensão, dê uma lida no tópico abaixo, são Regras para todos os membros. Boas Vindas!!! - Leia as Regras do Fórum
Fiz meu primeiro substrato para dioneias, como moro em uma cidade pequena acabei não achando muitos componentes, acabei o montando um com 50% de musgo sphagnum 30 de serrapilheira e 20% de vermiculita, cometi algum erro?
Desculpe é a primeira vez que uso o fórum
Serrapilheira é muito usado pelos fornecedores de plantas por aqui, já comprei inúmeras plantas com esse substrato e troquei.
Como substrato é uma bomba de nutrientes e no inicio ajuda muito a planta, mas ele degrada muito rápido e aí está o problema.
A mistura de sphgnum com serrapilheira degrada a o primeiro muito rápido.
Vermiculita eu usei misturado com turfa, mas essa combinação não gostei.
Hoje voltei ao meu velho substrato sphagnum e areia de filtro de piscina (granulagem média) sendo 50 a 60% de sphagnum.
Não use areia de construção porque é muito fina e compacta o solo.
Mas esse lance de substrato tem muita discussão, tem cultivadores que usam sphagnum puro, outros misturado com areia e outros apenas com serrapilheira ou também misturado com areia. E todos relatam que as plantas estão saudáveis.
Tente fazer leaf cutting, dando certo experimente uma planta no serrapilheira com areia.
Paulo
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.