Nepentes, Formigas e Fungos (?)

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
GuilhermeBuzz
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 22 Jan 2021, 20:19
Localização: São Paulo
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Nepentes, Formigas e Fungos (?)

Mensagem por GuilhermeBuzz »

Salve, pessoal!

Comprei a minha nepenthes há um dia atrás, mas não sei identificar a espécie. Acontece que hoje percebi a existência de pontinhos marrons e pretos na folhagem acompanhados de algumas formigas que caminham nas folhas sem entrar nos jarros. Elas às vezes param nesses pontinhos, mas não as vi retirarem eles. Vocês sabem o que é? Como proceder?

Sou novo aqui e não sei como adicionar imagens, se alguém puder me dizer como fazer isso, eu posso enviar.

Super obrigado,
Guilherme


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »



Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
GuilhermeBuzz
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 22 Jan 2021, 20:19
Localização: São Paulo
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por GuilhermeBuzz »

Seguem as imagens, pessoal!ImagemImagemImagemImagem

Os pontinhos marrons, não consegui fotografar, mas os pretos estão aí.

Obrigado!
Guilherme


Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

Oi Guilherme, ao analisar as fotos acredito que a sua planta seja uma Nepenthes Maxima ou algum hibrido dessa espécie, eu te sugiro procurar o vendedor e confirmar a ID da planta se for do seu interesse, ou postar mais fotos da planta dando foco nos jarros para que mais integrantes possam te ajudar (identificação de Nepenthes não é meu forte, dei só um palpite mesmo).
Sobre as formigas, é comum que elas sejam atraídas até os jarros, visto que a planta produz uma secreção açucarada para atrair os insetos, tenta tirar foto dessas formigas para vermos que tipo de formiga está visitando sua planta (mais comuns são a doceira e cortadeira).
Sobre os pontos pretos nas folhas, pelas imagens me parecem ser furos causados por insetos sugadores de seiva (exemplo percevejos), você sabe me dizer se esses pontos são afundados ou formam relevo na folha? Fotos de mais perto também ajudariam rsrsrs. Mas já te recomendo dar uma investigada no substrato da planta, se você suspeitar que o substrato está velho ou contaminado com insetos já realiza a troca do mesmo.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
GuilhermeBuzz
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 22 Jan 2021, 20:19
Localização: São Paulo
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por GuilhermeBuzz »

Olá, Arthur,

Obrigado pela resposta! Eu estou achando que a ID é uma correspondente a essa:

1) https://www.carnivorashopping.com.br/pr ... tted/50496

2) Quanto aos pontos pretos, eles estão na parte de baixo das folhas e parecem ser furos e formam relevos na parte de cima. Mas passando uma pinça sobre eles, fico em dúvida se são furos mesmo, rs, complexo...

3) Os pontinhos marrons continuam, mas em menor quantidade, porque fui tirando eles nos últimos dias.

4) As formigas desapareceram.

5) Troquei o substrato anteontem por musgo esfagno, perlita e chips de côco. Antes estava com um pouco de terra no substrato (não tirei completamente, porque a raiz da nep estava levemente emaranhada nela).

6) Um dos jarros dela está secando, sendo que nenhum deles está produzindo aquele líquido digestivo. Queria aproveitar e perguntar se é verdade que colocar um pouco de água no interior dos jarros pode aumentar a vida deles.

ImagemImagemImagemImagem
Abraço,
Guilherme


Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

GuilhermeBuzz escreveu: 25 Jan 2021, 11:48 Olá, Arthur,

Obrigado pela resposta! Eu estou achando que a ID é uma correspondente a essa:

1) https://www.carnivorashopping.com.br/pr ... tted/50496

2) Quanto aos pontos pretos, eles estão na parte de baixo das folhas e parecem ser furos e formam relevos na parte de cima. Mas passando uma pinça sobre eles, fico em dúvida se são furos mesmo, rs, complexo...

3) Os pontinhos marrons continuam, mas em menor quantidade, porque fui tirando eles nos últimos dias.

4) As formigas desapareceram.

5) Troquei o substrato anteontem por musgo esfagno, perlita e chips de côco. Antes estava com um pouco de terra no substrato (não tirei completamente, porque a raiz da nep estava levemente emaranhada nela).

6) Um dos jarros dela está secando, sendo que nenhum deles está produzindo aquele líquido digestivo. Queria aproveitar e perguntar se é verdade que colocar um pouco de água no interior dos jarros pode aumentar a vida deles.

ImagemImagemImagemImagem
Abraço,
Guilherme
Guilherme, que bom que conseguiu identificar a sua planta, coloca uma plaquinha nela com o nome que você não esquece mais.
Olhando as imagens novas que você colocou, acredito que os pontos marrons sejam cochonilhas de carapaça, diferente das cochonilhas mais conhecidas (brancas), as cochonilhas de carapaça são marrons e como o nome diz possuem uma carapaça que a torna resistente à alguns inseticidas, sugiro que você pegue uma escova de dente velha, umedeça ela e passa com cuidado na planta retirando todos os pontos marrons que encontrar.
Por consequência, possivelmente os pontos pretos que você encontrou nas folhas sejam marcas por onde as cochonilhas estavam sugando a seiva da sua planta.
Isso também pode explicar a presença das formigas, conforme as cochonilhas se alimentam da seiva da planta, elas excretam um liquido açucarado que atrai as formigas, inclusive, existem estudos que demonstram que esses dois animais podem possuir relação de mutualismo, onde as formigas transportam e cuidam das cochonilhas e as cochonilhas fornecem esse liquido açucarado como alimento para as formigas (a natureza é doida e complexa :D :D ).
Como você já trocou o substrato, agora já fica tranquilo sabendo que a planta está num substrato novinho, provável que essa "terra" que você identificou em volta das raízes seja turfa que é outro substrato utilizado no cultivo de plantas carnívoras.
Quanto a vida útil dos jarros, colocar água (opte pela água filtrada ou descansada e livre de cloro) neles realmente aumenta o tempo de vida deles e fornece água para a planta, mantendo-a mais hidratada. Muitos dizem que quando o jarro seca o líquido ele perde o poder digestivo, mas na minha opinião ao repor o liquido com água nos criamos um ambiente para proliferação de microrganismos que podem sim digerir eventualmente um inseto que venha a cair ali, não com a mesma eficiência do líquido digestivo próprio da planta, entretanto ocorre uma certa digestão.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem