Viniciuscarnivora escreveu: ↑11 Dez 2020, 08:31
Tenho 2 nepenthes uma híbrida máxima e outra viking×hookeriana×mixta×hisurta×konack.
Elas estão saudáveis ? O substrato é o correto(feito de basicamente turfa e coco)? Borrifo água nos ascidios e nas folhas todos os dias está certo? Coloco água dia sim dia não? Elas pegam um sol de 13h as 16h,mais até agora não vi nenhuma queimadura nem nada nelas.
Estou cuidando certo? E vejo que só colocava ela no musgo esfagno e o seu desenvolvimento estava muito lento por isso coloquei nesse novo substrato segue as fotos das 2 ,ontem adquiri a maxima e me falaram que ela já estava acostumado a pegar sol

Enviado de meu moto g(9) play usando o Tapatalk
Pelas imagens as plantas parecem estar saudáveis sim! Mas tenho algumas ressalvas que gostaria de compartilhar.
Quanto a rega, faça o teste do dedo antes de molhar dia sim, dia não, pois as vezes, dependendo da quantidade de água que você utiliza na rega, na próxima rega o substrato ainda pode estar bem úmido. E umidade em excesso traz doenças e pragas juntos, mesmo para plantas que gostam de água como as PC’s.
Sobre o substrato novo, eu investigaria a fibra de coco em relação a vida útil dela ( que acredito que seja menor do que a turfa) fazendo com que você tenha que trocar o substrato mais cedo do que o normal.
Sobre sua N. Maxima adquirida, eu não confiaria no vendedor sobre “estar acostumada a tomar sol”. No mundo da jardinagem isso tem muitas interpretações ao meu ver. E como você mora num lugar diferente do que ela vivia antes, eu aconselho a fazer a adaptação da planta a iluminação da sua residência, principalmente porque suas plantas tomam sol nos horários mais quentes (13-16 hrs).
Por último, você não consegue oferecer o sol da manhã para suas plantas? Eu acredito que o sol no horário da manhã seja mais saudável, no sentindo de evitar queimaduras do sol. Mas se suas plantas já estão acostumadas, tudo bem! É só equilibrar com a rega mesmo para que não falte água no meio do banho de sol!
No mais, desejo boa sorte em seu cultivo