Alimentação de Dioneia

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
billipoul
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 35
Registrado em: 13 Jul 2020, 21:52
Localização: Sorocaba- São Paulo
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 17 vezes

Alimentação de Dioneia

Mensagem por billipoul »

Este método de alimentação eu faço tanto para Dioneias quanto para Droseras, e tenho resultados ótimos.
Neste post eu vou ensinar como fazer a alimentação delas.
OBS: Esse é um método que utilizo no meu cultivo com algumas plantas que tenho, e tenho resultados bons, e queria mostrar a vocês.

1- Faça um pó com a ração de peixe Betta( eu uso da marca tetra, se não tiver veja a que tem mais proteína).

Imagem


2- Após isso coloco a quantidade que irei utilizar e faço a hidratação, como mostra nas imagens a seguir.

Imagem
Imagem


3- Planta que utilizei no experimento.

Imagem


4- Eu faço uma bolinha com 1/3 do tamanho da armadilha, se usar mais ela consumirá porém a armadilha irá secar logo após.

Imagem


5- Foto em comparação com a armadilha.

Imagem


6- Após isso eu coloco a porção da ração dentro da armadilha e faço ela fechar.

Imagem


7- Essa parte é crucial. Após você colocar a ração você terá que massagear por 1 minuto e depois massagear novamente após 30 minutos, isso fará com que a planta entenda que há algo para ela consumir e irá selar a armadilha.

Imagem

Isso é tudo e espero que ajudem vocês no cultivo.
Links para quem se interessar:
www.carnivorousplants.org/grow/feed/bloodworms

www.growsundews.com/feeding_sundews.html


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 983
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Muito informativo, obrigado pela postagem!
Gostaria de saber se há algum motivo específico para hidratar o pó, venho fazendo com ele seco mesmo.


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Muito bom. Mas cuidado com algumas coisas, não tem necessidade de alimentar sempre, Dionaeas podem sobreviver muitos meses sem alimento e o excesso de alimentação também pode matar a planta. Outra coisa é a armadilha que seca após a absorção, seria importante cortar pois o resto de alimento pode gerar fungos que podem passar para o rizoma saudável da planta. : joia :


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
billipoul
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 35
Registrado em: 13 Jul 2020, 21:52
Localização: Sorocaba- São Paulo
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 17 vezes

Mensagem por billipoul »

enniolima escreveu: 05 Dez 2020, 16:53 Muito bom. Mas cuidado com algumas coisas, não tem necessidade de alimentar sempre, Dionaeas podem sobreviver muitos meses sem alimento e o excesso de alimentação também pode matar a planta. Outra coisa é a armadilha que seca após a absorção, seria importante cortar pois o resto de alimento pode gerar fungos que podem passar para o rizoma saudável da planta. : joia :
Eu faço a alimentação delas a cada 2 a 3 semanas, mas quase sempre na mesma armadilha.
A armadilha que seca após a absorção é por causa de excesso de alimento, normalmente ela se abre e faço o processo novamente.
Eu faço a poda das armadilhas pretas frequentemente pois não gosto da estética, mas vou ficar atento com a questão das armadilhas com resto de alimento.


billipoul
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 35
Registrado em: 13 Jul 2020, 21:52
Localização: Sorocaba- São Paulo
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 17 vezes

Mensagem por billipoul »

CauPlantas escreveu: 05 Dez 2020, 16:45 Muito informativo, obrigado pela postagem!
Gostaria de saber se há algum motivo específico para hidratar o pó, venho fazendo com ele seco mesmo.
Pelo que eu vi, quando se dá o pó seco para as Dios aparentemente ela não consome inteiro, então prefiro hidratar por este motivo. Para as Droseras eu dou seco mesmo.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem