Retirada de armadilhas mortas

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
BlitzGod
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Nov 2020, 08:28
Localização: Canoas / RS
Agradeceu: 34 vezes
Agradecimentos: 57 vezes
Contato:

Retirada de armadilhas mortas

Mensagem por BlitzGod »

Boa tarde, me tirem uma dúvida em relação a armadilhas mortas. É normal está demora para secar totalmente e fazer a retirada? Estou com uma armadilha secando já faz umas 2 semanas, mas até agora não secou tudo. Não queria retirar ela com a haste ainda verde.

E quanto as armadilhas ficarem vermelhas é um processo que leva tempo? Deixo o vaso em um cantinho que pega bastante sol na parte da manhã, notei que algumas tão com um vermelho bem ofuscado, mas nenhuma realmente pegou cor.

Imagem


Junte-se ao nosso grupo do Whatsapp:
https://chat.whatsapp.com/C6tFqODnYhy5rxHk8HuJZq
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Sim, normalmente elas demoram um pouco para morrer completamente e para ficarem vermelhas.
Ao meu ver, retirar as folhas mortas é mais uma questão estética mas, em casos graves, é necessário para não permitir o alastramento de fungos numa planta enfraquecida.


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

A demora é um processo natural de reciclagem das armadilhas da planta. Mas se te incomoda pode cortar, usar uma tesourinha daquelas de unha, sempre esterelizando com álcool antes do uso. Eu prefiro esperar secar primeiro pra depois cortar, mas vai de cada um.

Sobre o avermelhado, tem o fator genético, também o tempo de exposição solar, e por fim ainda se discute a questão do tempo sem alimentação, que a planta desenvolveria mais antocianina(pigmento avermelhado)para atrair suas presas.
Algumas Dionaeas tendem a ter suas armadilhas mais avermelhadas que outras, ex o cultivar G3xG14. As típicas geralmente são apenas rosadas, mas já vi algumas típicas bem vermelhas, aí entra o fator genético, provavelmente plantas geradas de sementes desses cultivares, e que puxam alguma característica da planta mãe.

Para exemplificar melhor: duas plantas minhas nas mesmas condições de sol e substrato, geradas de sementes mas por polinização aberta, uma muito provavelmente veio de uma planta mãe com características de armadilhas mais vermelhas que a outra.

Imagem


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
BlitzGod
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Nov 2020, 08:28
Localização: Canoas / RS
Agradeceu: 34 vezes
Agradecimentos: 57 vezes
Contato:

Mensagem por BlitzGod »

enniolima escreveu: 29 Nov 2020, 15:21 A demora é um processo natural de reciclagem das armadilhas da planta. Mas se te incomoda pode cortar, usar uma tesourinha daquela de unha, sempre esterelizando com álcool antes do uso. Eu prefiro esperar secar primeiro pra depois cortar, mas vai de cada um.

Sobre o avermelhado, tem o fator genético, também o tempo de exposição solar, e por fim ainda se discute a questão do tempo sem alimentação, que a planta desenvolveria mais antocianina(pigmento avermelhado)para atrair suas presas.
Algumas Dionaeas tendem a ter suas armadilhas mais avermelhadas que outras, ex o cultivar G3xG14. As típicas geralmente são apenas rosadas, mas já vi algumas típicas bem vermelhas, aí entra o fator genético, provavelmente plantas geradas de sementes desses cultivares, e que puxam alguma característica da planta mãe.

Para exemplificar melhor: duas plantas minhas nas mesmas condições de sol e substrato, geradas de sementes mas por polinização aberta, uma muito provavelmente veio de uma planta mãe com características mais vermelhas que a outra.

Imagem
Interessante saber disto...Para mim apenas o fator sol determinava a cor das armadilhas. Espero que essas novas armadilhas que estão vindo puxem para está que morreu. Pois quando comprei a PC, aquela armadilha que hoje encontra-se morta tinha uma cor bem avermelhada.

Imagem


Junte-se ao nosso grupo do Whatsapp:
https://chat.whatsapp.com/C6tFqODnYhy5rxHk8HuJZq
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

BlitzGod escreveu: 29 Nov 2020, 16:02
enniolima escreveu: 29 Nov 2020, 15:21 A demora é um processo natural de reciclagem das armadilhas da planta. Mas se te incomoda pode cortar, usar uma tesourinha daquela de unha, sempre esterelizando com álcool antes do uso. Eu prefiro esperar secar primeiro pra depois cortar, mas vai de cada um.

Sobre o avermelhado, tem o fator genético, também o tempo de exposição solar, e por fim ainda se discute a questão do tempo sem alimentação, que a planta desenvolveria mais antocianina(pigmento avermelhado)para atrair suas presas.
Algumas Dionaeas tendem a ter suas armadilhas mais avermelhadas que outras, ex o cultivar G3xG14. As típicas geralmente são apenas rosadas, mas já vi algumas típicas bem vermelhas, aí entra o fator genético, provavelmente plantas geradas de sementes desses cultivares, e que puxam alguma característica da planta mãe.

Para exemplificar melhor: duas plantas minhas nas mesmas condições de sol e substrato, geradas de sementes mas por polinização aberta, uma muito provavelmente veio de uma planta mãe com características mais vermelhas que a outra.

Imagem
Interessante saber disto...Para mim apenas o fator sol determinava a cor das armadilhas. Espero que essas novas armadilhas que estão vindo puxem para está que morreu. Pois quando comprei a PC, aquela armadilha que hoje encontra-se morta tinha uma cor bem avermelhada.

Imagem
O sol também é um dos fatores, não apenas. Mas a sua com certeza vai ficar vermelha, ainda mais mostrando a foto de como ela estava. É só questão de passar a fase de aclimatação, encontre o lugar com mais horas de sol possível, pode ficar tranquilo quanto a isso.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem