Haste floral da D. adelae

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 988
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 394 vezes
Agradecimentos: 244 vezes

Haste floral da D. adelae

Mensagem por CauPlantas »

Olá pessoal.
Minha adelae está dando sua primeira haste floral e notei que há alguns pontos amarelos e verdes nela:

Imagem

Será algum tipo de praga?


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

São pulgões eu acho. Já que não são muitos, tenta retirar com uma pinça, caso apareça mais vai ter que aplicar o SBP a base de água. Quando for aplicar, coloca alguma coisa pro borrifo pegar só na haste, um plástico, ou algo do tipo pra evitar pegar nas folhas, deixe agir por alguns minutos depois borrife água, pode diluir também como expliquei em outra publicação.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6355
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1942 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

ótimas dicas acima,

as vezes um cotonete, ajuda tbm e menor chance de judiar da haste. quando pouco em local fácil. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

Se não me engano, as adelaes são estereis caso não tenha alguma de outra linhagem para fazer o cruzamento. Se for o caso, não seria ideal cortar a haste?


Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Leonardo Costa escreveu: 26 Nov 2020, 20:47 Se não me engano, as adelaes são estereis caso não tenha alguma de outra linhagem para fazer o cruzamento. Se for o caso, não seria ideal cortar a haste?

Uns cultivadores falam que elas se autopolinizam, outros não, uns falam que a chance de ter sementes férteis é maior em polinização cruzada e tal, até creio que sejam mesmo inférteis, ou uma porcentagem muito baixa de germinação. Mas não custa tentar, ano passado a minha deu flor, deu uma onda de calor e queimou a haste. Esse ano está nascendo outra e vou deixar pra ver, diferente das outras droseras as Adelaes não sentem tanto a haste.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6355
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1942 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Leonardo Costa escreveu: 26 Nov 2020, 20:47 Se não me engano, as adelaes são estereis caso não tenha alguma de outra linhagem para fazer o cruzamento. Se for o caso, não seria ideal cortar a haste?
parece ter a chance de 5% - média. nunca tentei para confirmar, será legal você confirmar isso. de outros vasos qdo não coletamos espalha-se sementes para todo canto e nasce daquela planta em todo local, aqui nunca tive adelae nascida fora... ou seja, não acredito na germinação das sementes em comum.

*Jamais desrespeitando opiniões diferentes, o qual até sugiro a real comprovação.

a flor é bonita... deixar e apreciar a flor, mas sabendo o desgaste a planta.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 988
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 394 vezes
Agradecimentos: 244 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Também tinha visto por aí sobre as sementes da adelae, mas resolvi deixar ela prosseguir para ver no que dá.


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

Sim, o que sempre li pela internet e grupos de cultivadores foi que elas são estereis, mas isto foi a muito tempo atrás. A que tive anteriormente, teve sua haste, colhi suas sementes ou o que achei que era sementes. Mas nada nasceu, digo da esterilidade, pela experiencia própria, mas se há uma chance de vingar algo, acho muito valido tentar! As flores realmente são diferenciadas e belas.

https://www.carnivorousplants.org/grow/guides/sisters
http://www.growsundews.com/sundews/adelae.html

Verificando estes dois sites que utilizo muito, indicam que as sementes são férteis se polinizadas manualmente e/ou por polinização cruzada. mas as flores não se autopolinizam. Em um deles, indica que realizando a polinização manual, se obtêm cerca de 2 sementes viáveis.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem