Germinação Droseras e Dionaeas

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
Lianem
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 21 Nov 2020, 00:05
Localização: São Paulo, SP
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Germinação Droseras e Dionaeas

Mensagem por Lianem »

Meu primeiro post e primeiro contato com sementes de PCs.

Plantei há uma semana as sementes de Droseras e Dionaeas, mas estou insegura se fiz certo. Foram todas da Flora Ono (Droseras: Capillaris, Capensis e Filiformis; Dionaeas: La Grosse a GuiGui e B52). Fervi o musgo sphagnum, não sei por quanto tempo. Não estou regando por cima e as deixei nessa estante, pois vi que não é bom colocar no sol direto.

Vi muitos vídeos falando de cianobactérias e fungos, não sei o que fazer para evitar-los. Uma informação que não encontrei foi o que fazer com a água da bacia, não sei se devo trocá-la, lavar a bacia, e a cada quanto tempo (não só com relação à bacia das sementes, mas também com relação às das PCs em geral, via de regra o povo só fala que precisa ter água, mas não o que fazer com ela). Também temo por estar deixando água demais.

Não sei se faz mal as espátulas de madeira que deixei como identificação por não ter as plaquinhas de plástico ainda.

Não sei também se estou errando em deixá-las na estante e também por ter deixado Dionaeas e Droseras juntas.

Agradeço desde já as ajudas! ImagemImagemImagemImagemImagemImagem

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk



Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Olá. Parabéns pela iniciativa!
Não tem problema em deixar as Dios e as Droseras juntas. Se for no mesmo vaso, vai ficar um pouco mais complicado para organizar as mudas depois.
Você precisa ver se este local tem bastante luz indireta para as sementes.
Sobre os pedaços de madeira, talvez possam causar problemas com fungos, mas depende da madeira e da umidade. É bom observar.
Se tiver problemas com fungos e cianobactérias, tente diminuir a umidade. Procure deixar o substrato apenas úmido. Há algumas formas de tratamento, mas não tenho experiência com elas.
Sobre a água, também não sei dizer ao certo se deve ser feita a troca e a limpeza regular, mas creio que seja bom manter limpo para evitar proliferação de pragas.

Vamos esperar a ajuda de alguém mais experiente para esclarecer melhor esses pontos. Sucesso no cultivo : joia :


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

- sugiro você trocar a água da bandeja a cada 3 dias, lavar bem com uma esponja e sabão. (prevenção dengue)
- a água abaixo deve ser o bastante somente para manter o substrato úmido. o que causa muito a cianobactéria é água demais. (nem sempre, mas um dos fatores)
- use placas para identificar feitas de plastico. aqui corto pote de sorvete embalagem, aquela branca. dê uma lixada leve, por cima e use grafite 4. canetas perdem a cor no sol, grafite dura bem mais tempo.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

Olá Lianem, a um tempo eu montei este projeto e tem dado muito certo por aqui: viewtopic.php?f=25&t=10378

Sugiro o mesmo que os colegas indicaram, retirar estas placas de madeira o mais rápido possível, utilizar se disponível água da chuva ou filtrada descansada ou descansada para eliminação de cloro. Deixe um galãozinho com um mosquiteiro em cima com água armazenada. O inimigo é o cloro.
Nunca regar as sementes por cima, pode causar seu afundamento e borrifar pode causar tbm as ordinárias ciano.

Desejo excelentes germinações!

: joia :


Avatar do usuário
Lianem
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 21 Nov 2020, 00:05
Localização: São Paulo, SP
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Lianem »

Leonardo Costa escreveu:Olá Lianem, a um tempo eu montei este projeto e tem dado muito certo por aqui: viewtopic.php?f=25&t=10378

Sugiro o mesmo que os colegas indicaram, retirar estas placas de madeira o mais rápido possível, utilizar se disponível água da chuva ou filtrada descansada ou descansada para eliminação de cloro. Deixe um galãozinho com um mosquiteiro em cima com água armazenada. O inimigo é o cloro.
Nunca regar as sementes por cima, pode causar seu afundamento e borrifar pode causar tbm as ordinárias ciano.

Desejo excelentes germinações!

: joia :
Muito interessante! Obrigada!

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem