já ajuda bastante,

Agradeço pela ajuda e dicas, vou comprar outra.Arthur Vinicius escreveu: ↑24 Nov 2020, 19:17Dux, sinto muito pela perda da sua planta, fungos e bactérias são terríveis, quando notamos suas aparições, muitas vezes já é tarde demais.
Vou deixar aqui algumas dicas que eu sigo para evitar principalmente fungos, eu te recomendaria no próximo cultivo misturar areia grossa de construção, vermiculita ou perlita ao musgo sphagnum, porque gera um substrato mais aerado para as plantas.
Eu também trocaria o vaso preto por um vaso colorido, primeiro por questão de aquecimento do substrato e raízes das plantas e segundo porque se torna mais fácil (na minha opinião) visualizar alguma podridão nas bordas interna do vaso.
Você tem que tentar equilibrar a rega com a quantidade de sol que a planta pega durante o dia, se ela fica no sol pleno o dia todo, tudo bem regar em abundancia, mas caso ela não fique, não há necessidade.
Os sinais de podridão causada por fungos e bactérias aparecem como você mesmo descreveu: substrato com mau cheiro, escurecimento das partes das plantas (folhas, caule, raiz), aparecimento de manchas no substrato ou planta e se você seguir tudo acima sempre equilibrando as necessidades da planta (luz, água, substrato) você vai conseguir ter plantas lindas e saudaveis.
Por último eu te recomendo tanto a canela em pó, quanto o extrato de própolis (tanto o extrato em água ou em álcool). Eles são ótimos fungicidas naturais.
Boa sorte com seu cultivo e não desista!