Dedicado a plantas carnívoras com troca de informações sobre cultivo, especies, cuidados, pragas, germinação, sementes, doações, fornecedores, como cuidar, como cultivar, como regar. Tudo com fotos e videos.
A apresentação pessoal aqui no Fórum será seu primeiro passo para participação, enquanto não o fizer nenhuma postagem sua será liberada. Pedimos a sua compreensão, dê uma lida no tópico abaixo, são Regras para todos os membros. Boas Vindas!!! - Leia as Regras do Fórum
Assuntos sobre plantas raras e/ou incomuns no Brasil. Heliamphora, Darlingtonia, Cephalotus, Genlisea, Catopsis, Aldrovanda, Stylidium, Ibicella Lutea, Triphyophyllum, Brocchinia, etc.
Olá pessoal, tenho este cephalotus a 3 anos, porem nunca fiz a troca do substrato dele. Noto que ele sempre se mantem neste "estilo" de vida que demonstra no momento. Gostaria de orientações de como dar uma melhorada na qualidade deste cepha.
No momento, ele segue tomando sol direto pela manha até aprox. 13:00hrs.
Esta com o substrato de 50% areia 50% mungo sphagum.
Mantenho um fundo de garrafa Pet em cima dele com vasão para o furo na lateral do vaso como mostrado, para entrada de ar.
Regas sempre pelo prato demonstrado, e ele possui furos para que não se acumule água.
Não realizo alimentação dele.
Em dias quentes, borrifo água por cima.
Nunca utilizei nenhum produto contra pragas ou fertilização.
Que pena amigo,nunca tive um cepha e não sei muito sobre ele,eu acho uma planta difícil e como já está com ele a um tempão não sei o pode ser,já tentou ver o tópico sobre cephalotus aqui no fórum?Pode ajudar,
Queria saber como se cultiva melhor para poder ter pelo menos um,mas deixe outras pessoas mais experientes opinarem,boa sorte com isso,
Editado pela última vez por Caua lima em 10 Fev 2020, 23:11, em um total de 1 vez.
Você aprende mais ensinando do que realmente aprendendo...
Caua lima escreveu: ↑10 Fev 2020, 23:00
Que pena amigo,nunca tive um cepha e não sei muito sobre ele,eu acho uma planta difícil e como já com ele a um tempão não sei o pode ser,já tentou ver o tópico sobre cephalotus aqui no fórum?Pode ajudar,
Queria saber como se cultiva melhor para poder ter pelo menos um,mas deixe outras pessoas mais experientes opinarem,boa sorte com isso,
Ele se manteve muito bem por todos estes anos, porem vendo videos e fotos de cepha, é nítido que da para melhorar! Gostaria de mais orientações sobre esse caso.
Obrigado por comentar!
Caua lima escreveu: ↑10 Fev 2020, 23:00
Que pena amigo,nunca tive um cepha e não sei muito sobre ele,eu acho uma planta difícil e como já com ele a um tempão não sei o pode ser,já tentou ver o tópico sobre cephalotus aqui no fórum?Pode ajudar,
Ele se manteve muito bem por todos estes anos, porem vendo videos e fotos de cepha, é nítido que da para melhorar! Gostaria de mais orientações sobre esse caso.
Obrigado por comentar!
De nada amigo,mas já vi que quanto mais Sol maiores os jarros e menos vermelhos são(verdes) e quanto mais Sol menores as armadilhas e mais vermelha,já vi até completamente na internet!
Aí você deixa ela na sua preferencia de Sol para mudar a aparecia,mas como disse deixe uma pessoa mais experiente opinar,boa sorte aí,
Você aprende mais ensinando do que realmente aprendendo...
A minha mantenho em um vaso n8, mas pretendo aumentar o tamanho pq elas tem raízes longas. Ela esta na turfa e areia 50/50 e dentro de uma estufa de garrafa pet com um furo na lateral e sem tampa em cima. Pega luz pela manha 9 as 11. E rego a cada 3 ou 4 dias, coloco um tanto de agua ate ficar 0.5 cm de agua em baixo e espero secar para por novamente. Ja tenho por 2 anos cultivando dessa forma. As fotos sao de quando chegaram e com estao hoje.
Obrigado por nos mostrar como você cultiva Rmhamata, é muito semelhante de como esta o meu...eu acabei dividindo o rizoma deste q mostrei em foto kkkk...logo mais coloco imagens de como ficou. Depois que renovei o substrato, ele deu uma boa guinada na vida. Já o do rizoma dividido, secou todas suas folhas e armadilhas, pensei que estava morto, mas deixei no vaso e mantendo a manutenção, cerca de 1 mês depois apareceu novas folhas. Conseguir multiplicar o Cepha.
Rmhamata escreveu: ↑17 Jun 2020, 14:33
A minha mantenho em um vaso n8, mas pretendo aumentar o tamanho pq elas tem raízes longas. Ela esta na turfa e areia 50/50 e dentro de uma estufa de garrafa pet com um furo na lateral e sem tampa em cima. Pega luz pela manha 9 as 11. E rego a cada 3 ou 4 dias, coloco um tanto de agua ate ficar 0.5 cm de agua em baixo e espero secar para por novamente. Ja tenho por 2 anos cultivando dessa forma. As fotos sao de quando chegaram e com estao hoje.
Enviado de meu SM-J730G usando o Tapatalk
A minha está parecida com a sua quando você comprou, espero que dê tudo certo pra crescer e ficar igual a sua.