nepenthes

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
phiizinhaa
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 31
Registrado em: 20 Dez 2014, 09:50
Localização: Portugal
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

nepenthes

Mensagem por phiizinhaa »

Alo alo!

Já algum tempo que não postava nada..

long story short: acontece que mudei de casa, não tinha condições para ter as minhas carnívoras (estavam ao alcance de animais) e acabei por dá-las.

Neste momento, e já numa nova casa, disponho de varanda que tem sol directo desde o nascer do sol até cerca das 2/3h da tarde. o clima aqui em
Portugal é mais ameno do que no Brasil.

Acham que uma nepenthes se aguenta lá com tanto sol? À noite tende a arrefecer um pouco e por vezes levanta vento. Os Invernos são húmidos q.b. (moro a 10km da praia).
Comidinha para ela há com fartura!

Vi por aí (não aqui no forum) que o substracto também não deveria ser muito ácido: estava a pensar em colocar o básico perlite+turfa loira 1:1- mas agora fiquei na dúvida.

Alguém que me esclareça? :)

Obrigada pela ajuda!
Beijinhos do outro lado do atlântico


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Vi por aí (não aqui no forum) que o substracto também não deveria ser muito ácido: estava a pensar em colocar o básico perlite+turfa loira 1:1- mas agora fiquei na dúvida.
pode ser. veja se consegue para tbm por junto, o chips de côco ou a fibra. mas penso você aí em Portugal, não terá facilidade. se conseguir ótimo, senão faz sem, só a turfa (de garantia) e a perlita. mas borrifar a planta média 2 vezes ao dia, o substrato menos vezes por semana, a turfa tende a armazenar mais água. busque no substrato da nep a umidade, não muita. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
phiizinhaa
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 31
Registrado em: 20 Dez 2014, 09:50
Localização: Portugal
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por phiizinhaa »

Alo novamente!
Adquiri hoje a minha nepenthes. Desconheço a espécie 🙈

Troquei o substracto que trazia (aquele bem preto e denso) por turfa + perlite 1:1. Ainda ficou c um pouco de substracto inicial junto com a raiz pois não quis danificar muito as raízes ao puxar.
Para já está sem sol directo mas recebe claridade- optei por isso para ela se ambientar ao seu novo local.
Como o tal substracto preto fica tipo lama e muito carregado de água não molhei mais a turfa- no entanto tenho uma dúvida: rego no pratinho ou por cima?
Os vasos dela vinham completamente vazios e optei por colocar um pouco de água destilada dentro- tudo ok?

Deixo foto da pequena.
Dêem suas opiniões

Obrigada 🙏🏼🙏🏼
https://ibb.co/Yp3yKpx


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Olá,

Bela Nepenthes! N. x ventrata.
... : joia :

https://ibb.co/Yp3yKpx


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

muito linda, parabéns ;) ;)
Como o tal substracto preto fica tipo lama e muito carregado de água não molhei mais a turfa- no entanto tenho uma dúvida: rego no pratinho ou por cima?
Os vasos dela vinham completamente vazios e optei por colocar um pouco de água destilada dentro- tudo ok?
- evite pratinho, para nepenthes não usamos aqui no Brasil. isso faz com que o substrato absorva a água (capilaridade) e sempre esteja bem umido, até encharcado dependendo do volume de água. to que no substrato, qdo você perceber que precisa, você borrifa por cima até pingar abaixo. média 2-3 vezes por semana, mas nas folhas qdo podemos 2-3 vezes por dia.

*deixe pratinho seco.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
phiizinhaa
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 31
Registrado em: 20 Dez 2014, 09:50
Localização: Portugal
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por phiizinhaa »

Valerá a pena borrifar já o substracto? Aquele preto que ela tinha junto das raízes estava mesmo muito encharcado, tenho receio de a afogar 🙈

Fiz mal em encher os vasos com água destilada? Ficou alguma turfa lá dentro também (que desastrada!) tem mal?

Obrigada pela vossa ajuda!


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Valerá a pena borrifar já o substracto? Aquele preto que ela tinha junto das raízes estava mesmo muito encharcado, tenho receio de a afogar 🙈
Não, você só irá borrifar no substrato qdo o substrato estiver secando, quase sem umidade. pedindo umidade.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem