Localizada na cidadezinha de Cariri do Tocantins, no sul do estado, com seus, pouco mais, de 6 mil habitantes, é casa de algumas poucas espécies, ainda que essas sejam amplamente distribuídas em toda a região.
A primeira é a U. hydrocarpa, uma espécie anual aquática, encontrada especialmente nas localidades de águas mais quentes.
O principal local onde são encontradas. É uma brejo sazonal que dá em uma pequena represa. Geralmente fica uns 5 ou 6 meses do ano sem água.

Uma touceira bem densa:

Aqui no ladrão da represa que passa por baixo da estrada e de um mata burro.

As florzinhas roxas com amarelo. Estou de olho para coletar sementes, mas essas estruturas que sustentam as flores tendem a deitar na água e ficarem submersas dificultando bastante meu serviço.

As armadilhas.

Não consegui identificar nenhum sistema próprio de fixação, geralmente ficam presas em outras plantas ou sobre o lodo.

Agora vamos, aos locais da U. pussila.

Também encontrei nele U. hydrocarpa.

As pussilas, ou pelo menos que indicam ser dessa id, tem as flores do tamanho da cabeça de alfinetes e são um pé no saco para fotografar, mas seguem as tentativas:

As folhinhas:

Por fim, uns cápsulas que coletei para introduzí-las em cultivo.

Para fechar o post, outros dois locais onde também encontrei dela.

Bonus: uma não carnívora linda, no meio do pasto.

Espero muito que o upload das imagens tenha dado certo, e vocês tenham gostado de ver esse pedacinho do meu Tocantins.
Abraços, Yuri.