Carnívoras Registradas em Rondônia

Conte a sua experiência e divulgue as fotos de plantas carnívoras encontradas em habittat natural.
Responder
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Masóia :lol:
Tem uma planta nativa que as folhas parecem um pouco com Dioneia, mas só parecem mesmo. Não tô lembrando o nome agora... Vi nos tópicos do PCBR tem quase 6 anos :mrgreen:
Olha, o Pacaás Novas é cheio de campos. Talvez lá você encontre. Dei uma olhada no G Maps, parece com as cangas de Carajás! Certamente vale a pena investigar. Parece ser terra indígena, mas preciso admitir que não faço ideia. Acha que são acessíveis?
Nas cangas de Carajás encontraram Drosera sessilifolia tem uns anos. Eu já me contentaria com as Utricularias, mas certamente vale a pena explorar.

Não esqueça de nos manter atualizados. Tô ansioso por novidades :)

Abçs
Gabriel
_____
Jmpjs
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Agradecimentos: 45 vezes

Mensagem por Jmpjs »

smart2 escreveu:sem duvida, tudo por aqui e novidade.. ainda quero encontrar uma Sessifolia pura, ou quem sabe uma planta nova... hoje me deparei com um relato um tanto quanto estranho aqui no meu trabalho, segundo um colega na fazenda onde ia passear um vaqueiro mostrou uma planta carnivora para ele q pela descrição bate com uma Dionaea, cor do centro pontas tipo agulhas tudim, porem 2 detalhes que eu saiba não temos Dionaeas nativas no BR e outro enorme detalhe q me repassou, segundo ele a armadilha q o vaqueiro desarmou com uma borboleta era do tamanho da mão dele... como disse ele falou q o cara desarmou com uma borboleta e relatou o mesmo sistema dela fechar assim que ela foi inserida... nenhuma outra PC tem essa velocidade de captura que atenda a esses parametros e ate onde sei as dionaeas nativas são tipicas e mesmo o maior cultivar passa no maximo de 5cm muito diferente do tamanho relatado por ele... estou intrigado com isso pq ele não conhece as dionaea então não estaria inventando algo, e não foi historia contata a ele, ele viu...

ja penso se acho uma dionae com armadilhas do tamanho de 1 mão... ja tem ate nome D. Itu kkkkk
Uma borboleta ???? Tô curioso hein.

Enviado de meu Redmi S2 usando o Tapatalk

smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 759 vezes

Mensagem por smart2 »

gasagarcia escreveu: 26 Mar 2020, 18:47 Masóia :lol:
Tem uma planta nativa que as folhas parecem um pouco com Dioneia, mas só parecem mesmo. Não tô lembrando o nome agora... Vi nos tópicos do PCBR tem quase 6 anos :mrgreen:
Olha, o Pacaás Novas é cheio de campos. Talvez lá você encontre. Dei uma olhada no G Maps, parece com as cangas de Carajás! Certamente vale a pena investigar. Parece ser terra indígena, mas preciso admitir que não faço ideia. Acha que são acessíveis?
Nas cangas de Carajás encontraram Drosera sessilifolia tem uns anos. Eu já me contentaria com as Utricularias, mas certamente vale a pena explorar.

Não esqueça de nos manter atualizados. Tô ansioso por novidades :)
pior q o parque não e acessivel, no maximo nas bordas la e uma UC (unidade de conservação) talvez com algum pesquisador eu poderia entrar ou se eu iniciar uma faculdade de biologia ou algo assim... e ainda tem os indios q dentre eles nativos aqui tem o tal Cinta larga q adora um bife Humano (sim são canibais) isso encoraja muito fica mexendo nas terras deles né... vai q eles me acham la e pensa q ja to gordinho o suficiente pra um banquete :shock: mais sempre q der vo dando umas voltas pelas beradas kkkk nada de entra na mata kkkk

Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

smart2 escreveu: 27 Mar 2020, 10:50 pior q o parque não e acessivel, no maximo nas bordas la e uma UC (unidade de conservação) talvez com algum pesquisador eu poderia entrar ou se eu iniciar uma faculdade de biologia ou algo assim... e ainda tem os indios q dentre eles nativos aqui tem o tal Cinta larga q adora um bife Humano (sim são canibais) isso encoraja muito fica mexendo nas terras deles né... vai q eles me acham la e pensa q ja to gordinho o suficiente pra um banquete :shock: mais sempre q der vo dando umas voltas pelas beradas kkkk nada de entra na mata kkkk
Masgente :shock:
Tem uns campos que parecem estar bem na borda. Dá uma olhada aqui nessas coordenadas do Gmaps. Parece menos arriscado pra explorar. Se aí for úmido o suficiente, também pode ser legal andar em cima de escarpas rochosas que ficam com água escorrendo. Esse lugar parece propício. Dá uma olhada no que vi em Bonito - PE. O melhor é que parece ser na beira da estrada e não tem que atravessar a floresta. Esses campos mais escuros nos arredores parecem promissores. Olha eu botando lenha e palpitando sem conhecer :mrgreen:

Super apoio a graduação em Biologia. Fiz e não me arrependi. Foi difícil? Foi. Bateu uma vontade de largar tudo e tacar o f***-se? Também, mas valeu totalmente a pena. Depois que você sai, dá até saudade da rotina de aulas e atividades. Tem gente que gosta de sofrer, né?

Abçs
Gabriel
_____
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 759 vezes

Mensagem por smart2 »

então amigo, por aqui tem muitos pontos meu trajeto foco tem 26km e muintos pontos focos, isso de cima so vemos os lagedos grandes, por baixo e cheio de agua corrente sobre pequenas lages como essa ultimas q postei. como pode ver na foto so andei 1 tikim e so entrei nas que estão nas margens... aquela primeira coordenada q você passou pelo q lembro e bem do lado da aldeia dos indios "uru eu wau wau" (não são canibais mais são bravos) ja essa outra e a linha q tenho foco ate pq e mais perto da cidade e facil de ir, e por ser pedras e menos degradada a meu ver, (inviavel para agricultura = menos veneno)
Imagem

essa aqui e onde você marcou, tem um monte de ponto nas margens e da pra ver q e colada na reserva, da ate pra imaginar a quantia de variedade que tem ai... local para passar o dia todo fotografando
Imagem

Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Responder