Estou absurdamente atrasado com esse tópico de acompanhamento de cultivo, mas vamos começar.
Em maio eu pedi sementes do banco de sementes do fórum. Eu pedi sementes de D. Filiformis Red, D. Capillaris, D. Capensis Alba, D. Capensis Red, D. Madagascariensis.
Semeei essas sementes na última semana de maio em um pote com musgo e um vasinho que tinha uma dioneia de floricultura q eu tentei salvar e não consegui.
Nessas duas primeiras fotos, eu semeei todas as sementes misturadas... e infelizmente fiz alguma coisa MUITO errada, pois apenas UMA Filiformis germinou e está crescendo MUITO devagar.


No vaso que era da dioneia e eu aproveitei a serrapilheira nasceram várias Capillaris e algumas capensis alba, mas eu também semeei Madascariensis. Só 1 alba chegou a crescer mesmo, e nenhuma madascariensis germinou. Recentemente eu precisei viajar e não expliquei direito ao meu irmão como cuidar das plantas, e esse vaso secou TODO... algumas plantas estavam soltando hastes florais beeem pequenas, não sei se alguma vingou antes de morrer... mas vou esperar um tempo antes de plantar algo nele de novo...

Aqui está a única Capensis alba que chegou a crescer, já transplantada (e com 2 finlaysonianas que adquiri sementes depois e acabaram germinando aí)

No final de julho, eu semeei novamente algumas sementes de doação e outras que adquiri, mas dessa vez coloquei em copinhos de café, e mantive com iluminação artificial. Nessa situação germinaram várias droseras (+/- 3 a 4 semanas depois), mas sobraram crescendo algumas capensis alba, red, finlaysoniana. Nenhuma madascariensis, capillaris ou filiformis germinou...

Agora em setembro, eu resolvi fazer um teste com um pouco de turfa, e coloquei sementes de Capillaris e de madascariensis para germinar em copos de café sob luz artificial. Ainda não sei o resultado. (à direita é uma capensis red, ainda não tão red...)

Aqui a maior das Finlays

E aqui outra das Capensis red

Na próxima semana planejo transferir todas essas mudas que estão em copinhos de café para vasos quadrados de 7cm e recomeçar a semear novamente, mas dessa vez vou semear apenas as que ainda não germinaram, a Filiformis red e a Madascariensis.
Se alguém souber algum segredo para germinar essas, estou aceitando ideias...
Futuramente posto as novas semeações!