Vou deixar aqui algumas imagens do vaso/planta.

Como saber se o substrato ainda esta bom?

Então neste caso posso transferir ela com o substrato q ela esta, apenas acrescentar mais?Edson Poscai escreveu:este é um formato de vaso, quase que padrão usado em neps,
*foto de nosso amigo Criscygnus
providencie substrato para troca (somente ao redor, sem mexer com raízes) e completar fundos e lados no vaso maior.
*acompanhe tópicos publicados.
você irá retirar acima e aos lados, mas parar qdo ver sinal de raízes.Então neste caso posso transferir ela com o substrato q ela esta, apenas acrescentar mais?
Muito obrigado pelas dicas, vou colocar em prática.Edson Poscai escreveu: ↑16 Nov 2019, 19:46 evite casca de pinus.
veja se consegue um substrato 50% sphagnum+30% substrato de coco (tratada do tanino) e 20% perlita ou isopor. *substrato de coco, ou fibra de coco ou chips de coco.
*substrato de coco você deverá ferver 2 ou 3 vezes até a água ficar clarinha. escura sinal de tanino a tratar.
você irá retirar acima e aos lados, mas parar qdo ver sinal de raízes.Então neste caso posso transferir ela com o substrato q ela esta, apenas acrescentar mais?
Boa tarde amigo.Edson Poscai escreveu: ↑16 Nov 2019, 19:46 evite casca de pinus.
veja se consegue um substrato 50% sphagnum+30% substrato de coco (tratada do tanino) e 20% perlita ou isopor. *substrato de coco, ou fibra de coco ou chips de coco.
*substrato de coco você deverá ferver 2 ou 3 vezes até a água ficar clarinha. escura sinal de tanino a tratar.
Musgo sphagnum.
Sim, já saiu.Gabrielmiranda escreveu: ↑21 Nov 2019, 15:23
... fervi 5 vezes, a água está clara no meu ver, será q já saiu o tanino?
![]()
Não precisa 'esfarinhar'. A idéia é manter o substrato bastante arejado.Gabrielmiranda escreveu: ↑21 Nov 2019, 15:23
... coloca ele desta forma na planta ou é necessário esfarinhar ?
... posso colocar destes dois modos na planta ou tem preferência entre as partes q absorvem mais água e as q absorvem menos?
![]()
Muito obrigado pela ajuda.MarcielS escreveu:Musgo sphagnum.![]()
Sim, já saiu.Gabrielmiranda escreveu: ↑21 Nov 2019, 15:23
... fervi 5 vezes, a água está clara no meu ver, será q já saiu o tanino?
![]()
![]()
Não precisa 'esfarinhar'. A idéia é manter o substrato bastante arejado.Gabrielmiranda escreveu: ↑21 Nov 2019, 15:23
... coloca ele desta forma na planta ou é necessário esfarinhar ?
... posso colocar destes dois modos na planta ou tem preferência entre as partes q absorvem mais água e as q absorvem menos?
![]()
...