Enviado de meu LG-M700 usando o Tapatalk
Vou separar tudo certinho corforme for sendo geradas (esrou usando a técnica do copo que achei bem legal) e assim que possivel já deparo algumas para o banco se sementes. Grato pelas dicas.smart2 escreveu: ↑04 Set 2019, 09:29 Bom dia Antonio
primeiramente parabéns pelo cultivo, esta indo muito bem.
quanto as sementes, as intermedias pode ficar tranquilo pois as capsulas mantem as sementes sem a dispersão, ou seja pode deixar secar bem q não irá perder as sementes (sempre cai umas tb né...)
ja as outras q me parece ser uma tokaiensis, assim como a maioria (burmannis, capensis, etc) tendem a dispersar as sementes antes q você as veja... ou seja mais pra frente saber de olho identificar quando esta na hora, de momento acompanhe pois a melhor forma q encontrei foi a de deitar a haste em um papel branco e dar uns tapinhas nelas e ja verá as sementes caindo... recentemente estou testando outra técnica q e do mesmo modo porem ao invés do papel to usando um copo descartável de 500ml... porem notei q a energia estática do copo ta fazendo as sementes colarem no copo.... ainda to pensado em forma de resolver isso...
pra te ajudar segue um link do topico q criei sobre a coleta destas sementes...
como-colher-sementes-de-drosera-t6675.html