Em fevereiro deste ano iniciou meu interesse e pesquisas por plantas carnívoras da forma como expliquei no tópico de apresentação. Adquiri em maio sementes de Byblis Liniflora, Drosera Capillaris, Sarracênia Leucophylla x Alata e Dionaea Muscipula Tipica.
Tudo estava bem, até que em uma chuva perdi metade das minhas sementes de Dionaea e Sarracênia e todas as de Byblis e Drosera. Apesar de estarem embaixo de um sombrite e com furos embaixo dos copinhos de café, como diria a música da Dona Aranha, "veio a chuva forte e a derrubou".

Aí foi o meu primeiro erro e desanimo. Eu sabia que o sombrite não ia proteger da chuva, mas pensava que seria alguns pingos e que a água escoaria pelos furos do fundo dos copinhos de café. Só consegui recuperar 5 sementes de cada (Dionaea e Sarracênia) por serem grandes e terem ficados presas no musgo.
Das 5 sementes de Sarracênia recuperadas, 4 germinaram. Das 5 de Dionaea, 3 germinaram mas morreram em menos de 1 semana, ficavam verde escuro e morriam. Depois descobri que exagerei na água, deixava na altura da metade dos copinhos de café. Germinaram também 2 Droseras, dei sorte que eram muitas sementes e mesmo sem ver, acabaram ficando na superfície do musgo. Mas logo foram atacadas por formigas.

Essa foi minha segunda sequência de erros e inexperiência que me fizeram desisitr. Fiquei só com os 4 seedlings de Sarracênia e abandonei o desejo por plantas carnívoras. Até que algumas semanas atrás vi um anúncio de uma pessoa confiável com um preço bem camarada e um custo baixo (carta simples). Me interessei e acabei comprando. Ele perguntou se eu tinha interesse em gemas de Droseras, relatei minha experiência desastrosa e desanimadora com seedlings de Droseras e formigas e ele me deu de brinde sementes de Burmannii.

Como podem ver, meu registro no fórum é de março, pouco após eu ter iniciado. Mas como a sequência de erros e desanimação foi nessa época, tinha deixado de lado e só estou começando a participar agora.
Seguindo essa filosofia, não vou cometer os mesmos erros anteriores e espero receber ajuda de vocês para não cometer novos erros."Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes." Albert Einstein
Mas enfim, VAMOS LÁ!
O que temos até agora:
SARRACÊNIAS LEUCOPHYLLA X ALATA

Vaso Autoirrigável de Garrafa Pet com os seedlings de Sarracênia

Os 4 seedlings de Sarracênia, coloquei em sol direto mas começaram a ficar vermelhos e voltei para onde estavam.[/spoil]
DROSERAS BURMANNII

Vaso Autoirrigável de Garrafa Pet com as sementes de Drosera

Algumas sementes de Drosera Burmannii, no detalhe
DIONAEAS MUSCILA TIPICA

Bandeja com 9 copinhos de café

Tem uma camada de 0,5cm de musgo esfagno puro triturado na superfície e embaixo uma mistura de esfagno e areia grossa

Os furos embaixo dos copinhos de café pra regar por capilaridade e uma aranhazinha passeando

3 sementes cada copinho, acredito que essa seja uma boa distância e um bom posicionamento

Em alguns copinhos de café o musgo ficou mais escuro, tirei todas as folhas e galhos que consegui mas ficou uma espécie de pó dessas folhas e galhos e deu essa coloração mais escura.
As Sarracênias e Droseras estão em vasos autoirrigáveis, então a umidade é constante, mas tenho dúvidas com que nível de água deixar.
As sementes de Dionaea todo dia eu coloco 50ml de água (um copinho de café) na bandeja para o substrato não secar. Estou me sentindo mais seguro fazendo assim do que deixar água na bandeja.
Deixo os vasos e copinhos com semente na garagem, em uma parte que bate sol indireto e a tarde tem sol direto nas Sarracênias durante 2 ou 3 horas.
Semeei as sementes (tá certo isso?

Peço quaisquer dicas, críticas e sugestões.