Penso geralmente quando me deparo com esse assunto no porque te sustentar uma afirmação equivocada que nem se quer ostenta algo que justifique sua utilização.
*Para que serve a casca com pó de pinus?
*Qual o motivo para a utilização deste material como parte da mistura do substrato?
Um material que oferece tantos riscos diretos a raizes, que se decompoe em pouco tempo, que causa um trabalho grande para a limpeza.
A tecnica da empregabilidade das cascas de pinus na mistura de substrato para plantas carnivoras ja esta obsoleta e desnecessaria.
Retirar o tanino chega a ser um processo exaustivo, ainda mais por tratar-se de um elemento insolúvel na água, sempre sobram residuos que posteriormente serão vizinhos das raizes. Essa substância causa quimaduras nas raízes que são frageis, em baixas porcentagens não causa a morte porem compromete o desenvolvimento da planta.
Pra mim ja esta mais do que evidente que esse material é roubada, e ainda bem que nenhuma das minhas preciosas plantas estão expostas a ele. Uma pena eu ter perdido algumas de inicio por conta dessa "dica" furada de misturar casca de pinus no musgo.
Vale a pena mesmo insistir na ideia de que nao tem nada de mais se utilizado de forma correta?
Se for por questao de dar volume no substrato, que se use isopor, que não é toxico e demora decadas para se degradar, e quando finalmente acontece não representa rico nenhum