- o cortar com um metro, é uma decisão pessoal. eu deixaria prosseguir.
*se for cortar, corte acima do substrato uns 5 cm para deixar base que irá ficar no vaso e desta vir novo ou novos broto (s). eu sempre corto considerando um tamanho para deixar no substrato fontes de novos brotos e deixo acima 2-3 bases para futuros brotos. *novos brotos nascem da base das antigas folhas.
qdo cortar estacas, "se" deixar elas em água para primeiramente o enraizamento, o mais indicado, deixar em copo com água e trocar a cada 15 dias, deixar 1-2 brotos sempre imerso. local de claridade pouco sol da manhã ou da tarde (fraco)
- ou pode plantar a estaca direto no substrato e no substrato a estaca enraizar e vir novo ou novos brotos (s) tbm
por tanto calcule o tamanho de acordo com as base da hora de cortar, considerando em deixar umas 2 imersos ou plantados e uns 2-3 acima. base de folhas, fontes de novos brotos.
- pela planta formar brotos basais ou haste de flores é natural da planta, não há como fazer. só qdo ela quer, ou qdo cortado o broto apical. qdo cortado o broto apical, virá outro no local.
se for querer cortar e fazer estaquias como disse acima, é pessoal, eu deixo no substrato uns 2 e acima com no mínimo 2-3 bases para futuros brotos (base das folhas), considero o tamanho sabendo que 1-2 brotos sempre na água ou direto no substrato e 2-3 acima. qdo na água aguardar o enraizar. qdo estaquia no substrato ou na água, deixar somente em claridade um bom tempo (qdo possível pouco tempo de sol fraco) somente acompanhar o desenvolvimento. qto ter certeza que tudo ok, vir ao sol fraco, aclimatar a planta.
**
se na base principal, média de 1 metro quando há brotos basais, considere este para cortar somente acima de uns 10-15cm ou mais. qto mais melhor. se menos que isso poderá perdê-lo. então se há brotos e ainda pq's. não mexer neles se não quiser perdê-los.
se for cortar um broto apical, considere uma tamanho para maior chances de menos problemas. se for cortar basais, considere tbm o tamanho para mais chance de ir pra frente e cortar deixando uns 2-3 bases de brotos para virem novos brotos.
não sei se pude ajudar.