Vamos lá ao que interessa, eu parti para o uso de turfa substituindo o sphagnum, coisa que tento desde 2012, e como não tenho experiencia pesquisei e achei um artigo muito interessante que basicamente interpretarei. Os créditos pelo artigo e pelas fotos estão no final do artigo.
O autor que é um experiente cultivador diz que mesmo comprando turfa de alta qualidade ele faz um pré-preparo antes de usar que são os seguintes;
1º Num grande balde, eu usei um de 10 l, ele coloca a turfa que nesse momento está com 3,5 ph, não em torrões porque ela vem compactada e vai aproveitando e tirando impurezas tipo algumas raízes e pedaços de galhos.
2º Depois ele coloca água, indicada de chuva ou destilada, até uns dois palmos ou mais acima da turfa, se subir algum galho que passou ou alguma folha ele retira e deixa de molho por 2 até 5 dias tampado, isso fará com que se houver qualquer patógeno ou praga apareça. Para combater ele usa um fungicida fraco, não especificou qual, mexe a turfa para que o fungicida faça efeito.
3º Após o processo acima ele pega uma bacia e um pano qualquer, cuidado com usar a fronha da mãe ou da mulher, melhor comprar um pedaço de pano qualquer, foi o que eu fiz.
Coloca a turfa no pano e vai torcendo para eliminar o liquido que sai, não jogue fora o liquido falarei logo abaixo dele, faça esse processo até terminar toda a turfa que deixou tratando.
4º Pronto a turfa está pronta para ser usada, se quiser colocar um pouco de fungicida fraco é recomendado. O ph da turfa subirá para 4 a 4,5.
5º O liquido recolhido quando a turfa foi espremida serve para renovar substrato de plantas que já estão velhos, mas o vaso é grande.
Para isso o autor aconselha a deixar de molho sphagnum nesse liquido que é mais concentrado e colocar na parte de cima dos vasos. Não fiz isso por que não havia necessidade.
O restante do liquido que ficou no balde pode ser usado em outras plantas que necessitem de solo ácido.
Minhas considerações iniciais;
1º Tive uma enorme surpresa, usei aproximadamente 1,5l de turfa inicial que no final deve ter 4l, quando quebra os torrões ela incha demais.
2º Fiz a composição de substrato na proporção de 50% de turfa e 50% de perlita e tenho que aguardar para ver o comportamento das plantas.
3º Até o momento ainda não vi sinais de cianobactérias, aqui no meu cultivo com uma semana já aparecia os primeiros sinais.
4º A turfa é um produto barato, mas difícil de conseguir sem correção de ph ou fertilizantes, eu consegui sem fertilizantes porque dei sorte, pois o fornecedor tinha que encaixar meu pedido com algum outro grande, pois eles só preparam pedidos de grande porte.
Agora o duro de tudo é o transporte, no Brasil qualquer coisa fica inviável.
Um adendo que aprendi pesquisando sobre turfa e ph, um teste rápido para saber se o substrato ou solo é alcalino ou ácido.
1- Vinagre – pegue um pouco do solo ou substrato e derrame vinagre nele, se não sair bolhas é ácido ou neutro, se borbulhar é alcalino, quanto mais bolhas mais alcalino.
2- Bicarbonato de Sódio – faça o mesmo processo acima, se não sair bolhas é alcalino ou neutro, se borbulhar é ácido, quanto mais bolhas mais ácido.
Paulo
As fotos, primeiro do balde e depois espremida.


Crédito: Southbay Traps